Quanto tempo demora para desinchar depois de uma cirurgia?

Perguntado por: opacheco . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 18 votos

O inchaço pós-cirurgia não tem um tempo preciso de duração, alternando de acordo com o procedimento cirúrgico feito e as características do paciente. Geralmente, leva-se cerca de 3 semanas para o inchaço diminuir consideravelmente.

Para combater o inchaço e a retenção de líquido, o ideal é garantir o bom funcionamento do organismo com uma alimentação saudável e balanceada. Além disso, beba no mínimo dois litros de água por dia, pois isso vai impulsionar a eliminação de toxinas do seu corpo e o bom funcionamento dos rins.

Água é o remédio mais básico de todos, mas o mais certeiro: beba muita água. Embora pareça contraproducente, a eliminação de líquidos é conseguida bebendo muitos líquidos. Beber cerca de 2 litros de água por dia ajudará a purificar o corpo. Se bebermos pouca água, o corpo passa a acumular líquidos em forma de reserva.

As primeiras 48 horas após a cirurgia são as mais importantes, pois é neste período que os trombos costumam se formar. Mas, isso pode acontecer até 14 dias depois. “Cerca de metade dos pacientes não sentem nada até que o coágulo se desprenda e atinja outra parte do corpo.

De maneira geral, a perda de gordura abdominal pode variar de acordo com a rotina de alimentação e exercícios físicos adotados. Mas em média, considerando uma dieta equilibrada e a prática regular de atividades físicas, é possível perder a barriga em cerca de 2 a 3 meses.

Ou seja, é comum sim, o paciente sentir dores na região da cirurgia algumas horas após finalizado o procedimento. Essas dores, contudo, geralmente desaparecem logo depois do primeiro dia do pós-operatório.

Atividades físicas ajudam a desinchar. A malhação estimula a circulação e o fluxo de líquidos e nutrientes pelo corpo, o que evita a formação de edemas. A planta bastante comum é usada por sua poderosa ação diurética e depurativa.

Entre os mais simples e mais eficazes estão, praticar atividade física de forma regular, diminuir a quantidade de sal consumido no dia a dia, elevar as pernas no final do dia, evitar ficar muito tempo em pé ou sentado e, é claro, beber pelo menos 2 litros de água por dia.

Na recuperação, seu corpo gera um processo de cicatrização que podem gerar alguns sintomas. Esse processo de cicatrização é relatado muitas vezes como sensação de peso, dor, fisgadas, em alguns casos até a limitação para alguns movimentos específicos.

Não pegue peso ou faça esforço físico
No período pós-operatório é importante evitar pegar peso ou fazer força, visto que as cicatrizes recentes são frágeis e precisam de tempo para estabilizar. A área que deve ficar imóvel depende do tipo de procedimento realizado.

Recomendamos o afastamento para repouso físico por um período de 7 a 15 dias. Alguns pacientes já sentem-se confortáveis para retornar ao trabalho cerca de 3-5 dias após a operação e não há restrição para que as atividades sejam retomadas.

Os corticosteroides(CS) e anti-inflamatórios não esteroides(AINES) têm sido usados na busca do controle de processos inflamatórios em pacientes submetidos a cirurgias.

Não, a paciente jamais deve tomar diurético após a lipoaspiração.

Além da goiaba: chá da folha de goiabeira tem ação cicatrizante e reduz tempo de tratamento.

A aplicação de gelo ajuda a controlar a inflamação. Aplique o gelo durante 15 minutos e faça pausas de 10 minutos, durante 3 dias.

A azitromicina é o antibiótico mais potente entre os macrolídeos em relação às Enterobactérias como a E. coli, bactéria bastante presente nas infecções de feridas cirúrgicas.

inchaço na perna; respiração curta e rápida e palpitações levando ao desmaio em alguns casos; tosse com sangue; dor no peito ou nas costas que não sejam comuns à paciente.

De acordo com as diretrizes do American College of Chest Physicians (ACCP), a terapia antitrombótica de longa duração é recomendada para as cirurgias ortopédicas de grande porte, com anticoagulantes por 35 dias após a data da cirurgia.

Canela e gengibre podem ajudar a limpar o organismo, então aposte em uma xícara de chá para desinchar a barriga antes de ir se deitar.