Quanto tempo demora para desinchar a veia da hemorroida?

Perguntado por: evargas . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 5 votos

A dor local e o inchaço devem começar a diminuir após alguns dias, mas pode demorar até quatro a seis semanas para que o nódulo desapareça completamente.

Depende. Como dissemos, a hemorroida possui vários graus. As de grau 1 e 2 demoram de uma a duas semanas, normalmente. Já as de graus 3 e 4 dependerão do sucesso no tratamento e da cirurgia, caso tenha ocorrido.

As hemorroidas são veias dilatadas na região anal, ou seja, varizes específicas desta parte do corpo. A dilatação desses vasos pode causar inchaço local, que é um dos sintomas mais perceptíveis e comuns do quadro.

Faça banhos de assento com água morna de duas a três vezes ao dia. Respeite a necessidade de evacuar e vá ao banheiro assim que a vontade surgir. Adote uma dieta saudável, com bastante água e alimentos ricos em fibras. Faça compressas geladas para aliviar a dor e eliminar o inchaço.

Existem três anti-inflamatórios mais indicados nesses casos: Nimesulida, Ibuprofeno e Diclofenaco. Esses remédios diminuem a dor e o inchaço. Para surtir o efeito, devem ser utilizados por, pelo menos, 5 dias.

Faça compressas de gelo. Elas ajudam a aliviar os sintomas e a eliminar o inchaço.

Em geral a dor resolve em poucos dias. No entanto, o nódulo leva de 30 a 40 dias até se dissolver por completo. E, em alguns casos, pode persistir um excesso de pele residual chamado de plicoma.

Ela normalmente ocorre quando as veias do ânus são forçadas por algum motivo. Com isso, elas arrebentam e formam coágulos roxos, endurecidos e extremamente dolorosos, que aparecem por fora do ânus como nódulos.

A mudança repentina e persistente dos hábitos intestinais sempre deve ser encarada como motivo de alerta. A condição pode ser um simples episódio de hemorroidas ou indicar um câncer colorretal.

É importante buscar ajuda médica se o sangramento anal for intenso, persistir por mais de uma semana e se a saliência externa que se formou no ânus endurecer.

Hemorroidas são veias dilatadas no ânus que contêm muito sangue no seu interior e, quando arrebentam, podem causar hemorragia, um sangramento sério.

As hemorroidas são veias dilatadas, inchadas, inflamadas e tortuosas. Elas têm o aspecto de pequenas bexigas, que podem ser flácidas. Esses vasos sanguíneos doentes podem ser comparados às varizes, pois também impedem a circulação sanguínea.

Hemofiss, Proctosan, Erva de Bicho e Proctyl são alguns dos medicamentos utilizados para tratamento de hemorroidas.

Seu tratamento pode ser feito a partir do uso de remédios analgésicos e anti-inflamatórios como, por exemplo, o Ibuprofeno ou Paracetamol, pomadas como Ultraproct ou Proctyl, e em casos mais graves, é necessário que seja realizada uma cirurgia.

Uma dieta rica em fibras e consumo adequado de água pode ser muito eficaz, mas alguns casos, recomenda-se o uso de pomadas analgésicas e outros tratamentos, como: Banho de assento.

Pimenta e bebidas alcoólicas podem piorar hemorroidas
“Podemos citar pimentão, pimenta, chá preto, café preto (evitar o consumo de várias xícaras durante o dia), bebidas alcoólicas, molho de tomate, vinagre, limão, temperos prontos, chocolate, pipoca e amendoim”, diz a médica.

Durante o movimento intestinal, essas veias dilatam-se e retraem-se, geralmente voltando ao tamanho normal. No entanto, o esforço repetido para evacuar, seja por intestino preso (obstipação) ou fezes endurecidas, pode dificultar o processo de drenagem do sangue e provocar a formação de hemorroidas.

O grau 1 é quando não há prolapso (exteriorização) da hemorroida; O grau 2 é quando há exteriorização, mas o retorno da hemorroida acaba sendo espontâneo; O grau 3 é quando é necessário um auxílio manual para o retorno normal da veia; E o grau 4 é quando a hemorroida não retorna nem com o auxílio manual.