Quanto tempo demora para desbloquear o seguro-desemprego?

Perguntado por: lgarcia7 . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.8 / 5 18 votos

O tempo médio de análise de recurso seguro-desemprego dependerá do tipo de notificação, mas em regra a análise dura em torno de 30 dias.

É possível solicitar a retomada do seguro-desemprego nos seguintes locais: Delegacia Regional do Trabalho, no Sistema Nacional de Emprego e nas agências credenciadas da Caixa Econômica Federal. De onde vêm as informações do Jusbrasil?

Resposta: A lei permite que um trabalhador com carteira assinada também seja um microempreendedor individual (MEI). Mas se o trabalhador é MEI, o sistema presume que ele tem renda, explica o Ministério do Trabalho e Previdência. Com isso, o pagamento do seguro-desemprego é bloqueado.

A expressão 'emitida liberação de parcela programada' significa que a liberação do valor da parcela programada foi autorizada e no momento certo pode ser sacada.

Ao término do contrato de experiência tem direito a seguro desemprego? Além de não receber multa FGTS, o colaborador que é dispensado após ter cumprido o contrato de experiência não tem direito às guias para sacar o seguro desemprego.

Ter o saldo bloqueado significa que não é possível movimentar o dinheiro que existe em conta. Caso decida resolver o problema presencialmente, é muito importante levar algum documento de identificação, a carteira de trabalho e comprovante de residência.

Central Alô Trabalho 158 — Ministério do Trabalho e Emprego.

Início de percepção de Benefício de Prestação Continuada da Previdência Social. Conforme a Lei n.º 7.998/90, isso significa que se o trabalhador desempregado começar a receber algum benefício assistencial do INSS, ele deixará de receber o seguro-desemprego até que o benefício assistencial seja cessado.

A solicitação pode ser feita pela internet, através do site gov.br e pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. Por via judicial, o beneficiário pode entrar com o mandado de segurança para forçar a concessão do benefício de maneira mais rápida.

DECISÃO: Ausência de recolhimento do FGTS não impede o recebimento do benefício do seguro-desemprego.

É possível acompanhar o andamento da solicitação do benefício e fazer a consulta seguro-desemprego pelo CPF através do site da Caixa Econômica Federal, pelo app Carteira de Trabalho Digital, pelo aplicativo Sine Fácil ou ainda no pelo site do Ministério do Trabalho.

No Aplicativo CAIXA Trabalhador você se informa sobre o Abono Salarial, o Seguro-Desemprego e o INSS, confere o calendário de pagamentos, consulta a situação das parcelas e emite o seu comprovante do NIS.

A Lei nº 14.075/2020, de 22 outubro de 2020, preconiza que União, estados e municípios podem realizar pagamentos de diversos benefícios sociais, como o Abono Salarial, Seguro-Desemprego e Bolsa Família por meio da Conta Poupança Social Digital, disponível no aplicativo CAIXA Tem.

O trabalhador que está recebendo o benefício pode a qualquer momento começar em um novo trabalho com carteira assinada. Neste caso, o pagamento do seguro-desemprego será bloqueado automaticamente. O seguro-desemprego é uma espécie de salário que o trabalhador recebe ao ser demitido sem justa causa.

Mas, então, depois de quanto tempo você pode receber o seguro-desemprego novamente? Entre a primeira e a segunda solicitação, o tempo mínimo é de nove meses. Tenha em mente que você precisa ter mantido vínculo de emprego ao longo de todo esse período.

O trabalhador recebe entre três e cinco parcelas de seguro-desemprego, dependendo de quanto tempo trabalhou antes da demissão. Dessa forma, o trabalhador recebe três parcelas se tiver no mínimo 6 meses trabalhados; quatro parcelas se tiver no mínimo 12 meses; e cinco parcelas se trabalhou 24 meses ou mais.

24 horas

Quanto tempo demora para desbloquear o Caixa Tem? Assim que o usuário ir até uma agência bancária da Caixa, o mesmo será informado do tempo a ser esperado para haver o desbloqueio da conta. Entretanto, o tempo médio divulgado pela Caixa é de 24 horas após a apresentação do documentos presencialmente.

A Caixa pode levar até 48 horas para aprová-lo. Abra novamente o Caixa Tem e entre com seu login e senha. Vá até a opção “Liberar acesso” na lista e toque nela.

Passo a passo para desbloquear o seguro-desemprego

  1. Acesse o app Carteira de Trabalho Digital;
  2. clique na aba “Benefícios”;
  3. escolha a opção Seguro-Desemprego/Consultar;
  4. clique no número do requerimento;
  5. clique na opção “Recurso” e preencha com os dados e documentos solicitados.