Quanto tempo demora para definir o tríceps?

Perguntado por: lresende . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 6 votos

Para quem acha que não vai conseguir obter resultados visíveis, aí vai um “empurrãozinho”: “qualquer pessoa consegue ter os braços definidos com treino adequado, descanso e uma boa alimentação. De oito a 12 semanas já consegue ver resultados”, disse o professor de musculação Bruno Bianchi.

Os adeptos de treinos fullbody (corpo inteiro) dirão que treinar cada músculo três vezes por semana é o ideal, já os adeptos de técnicas mais conservadoras, dirão que três vezes é demais e que duas vezes é o ideal.

Opte por séries de 10, 12 ou até 15 repetições de movimentos com pesos mais leves ou moderados em vez 6 a 8 com muita carga. E preste atenção na amplitude dos movimentos para tensionar os músculos o máximo possível e aumentar a eficiência dos exercícios.

8 exercícios para o tríceps
Porém, para pessoas que já têm o costume de treinar, o personal destaca que é indicado três ou quatro séries com 12 a 15 repetições de cada exercício escolhido.

De acordo com Gustavo, é mais indicado fazer a seguinte combinação de grupos musculares: em um mesmo dia treinar peito e tríceps; no outro, costas e bíceps.

O tríceps é o maior músculo do braço e pertence a um grupo chamado de extensores: sempre que o cotovelo é dobrado ou o braço é estendido, o “tchauzinho” está envolvido.

O tríceps fica na parte de trás do braço e tem o dobro do tamanho do bíceps, com mais fibras musculares por cm².

Os tríceps representam a maior parte da massa muscular dos braços. Portanto, se seu objetivo é aumentar os braços, nunca pode ignorar o treino para esse grupo muscular.

Treinar os braços todos os dias não é legal. Os músculos precisam de descanso para crescer de verdade, e estimular um músculo ou grupo muscular é não deixá-lo descansar.

De um modo geral, a proporção de 5×2 é a mais recomendada – 5 dias de treino e 2 de descanso por semana – mas isso varia caso a caso e só um profissional de educação pode definir o ideal para você.

Aí, acabam cometendo o erro de fazer todos os dias exercícios para a mesma região. Sem orientação, malhar a mesma parte do corpo em dias seguidos pode prejudicar os resultados do treino e ainda aumentar o risco de lesão. Isso porque quando você "levanta peso" as fibras musculares se rompem.

Para aumentar a força, recomenda-se 4 séries de 4 repetições. Já para o ganho de massa muscular, o mais comum são 4 séries de 10 repetições. Ou seja, os números pares até 12 são, sim, os mais recomendados para ganho de força e hipertrofia.

Treinar bíceps todos os dias ou quase isso pode reduzir seus ganhos musculares. O ideal é que você faça dois ou, no máximo, três treinos desse grupo na semana. Mas vale ressaltar que a recuperação varia de acordo com sua dieta e fatores individuais, e são esses fatores que devem pautar a frequência do seu treino.

Todos os treinos começam com bíceps, mas se você precisa dar foco em triceps, apenas inverta essa ordem e comece com os tríceps.

A rosca francesa é um ótimo exercício para trabalhar todas as cabeças do tríceps. Porém, a posição dos braços (acima da cabeça) durante o movimento ajuda a recrutar mais a cabeça longa do músculo. Você pode fazer o exercício tanto de pé como sentado, usando polias, halteres ou barra.

Sendo assim, em um mesmo dia, o atleta deve treinar os bíceps, ombros e costas. Em um segundo dia, o abdômen, tríceps e lombar e, no terceiro dia, a parte inferior - realizada sempre no mesmo dia, treinando todos os músculos da perna.

Treinar o ombro é tão importante quanto treinar qualquer outro grupo muscular do corpo, isso porque os músculos e articulações que constituem os ombros são importantes para garantir estabilidade e força aos membros superiores e permitir movimentos como levantar os braços e mexê-los para frente, trás e lado.

O ideal é montar um treino com uma programação como peitoral na segunda-feira, costas na terça, ombros na quarta, pernas na quinta e bíceps e tríceps na sexta – o treino ABC também uma boa forma de evitar este problema.

5 Músculos que Você Pode Treinar Todos os Dias

  • Panturrilhas. Panturrilhas é um dos músculos mais teimosos e pode ser o ponto fraco do físico de muitas pessoas. ...
  • Antebraço. O antebraço é um dos músculos mais menosprezados e poucas pessoas realmente o incluem na sua rotina de treinos. ...
  • Pescoço. ...
  • Abs. ...
  • Treino com Bands.

Faça exame de bioimpedância
A técnica mede a massa magra, a gordura total, a água corporal e outras informações referentes ao estado nutricional do atleta, sendo um importante fator para acompanhar o crescimento muscular.