Quanto tempo demora para curar uma infecção intestinal?

Perguntado por: asalazar . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 19 votos

Dentre os sintomas da infecção intestinal, a diarreia é o mais comum, geralmente com três ou mais evacuações em 24 horas. A diarreia é considerada aguda se durar menos de sete dias, prolongada, se ficar entre 7 e 13 dias. Casos persistentes são aqueles em que a diarreia dura de 14 a 29 dias.

Segundo a Dra. Zuleica Barrio Bortoli, gastroenterologista do Hospital Brasília, o melhor remédio para infecção intestinal é a hidratação. Para isso, o profissional de saúde pode indicar o consumo de água, água de coco, chás e isotônicos. Caso a hidratação por via oral não seja viável, o indicado é soro intravenoso.

O sintoma mais frequente na infecção intestinal é a diarreia. Um quadro diarréico agudo caracteriza-se pela presença de 3 ou mais episódios de fezes com consistência diminuída ou aquosa num período de 24h. O início da infecção intestinal geralmente é abrupto e o curso é potencialmente autolimitado.

Da seguinte maneira: gastroenterite viral: caracterizada por diarreia aquosa. A causada pelo adenovírus, por exemplo, pode durar entre uma a duas semanas7; gastroenterite bacteriana: apresenta mais chances de causar prostração, febre e diarreia com sangue.

O que não se pode comer quando o intestino está inflamado? Entre os principais alimentos a serem evitados estão: comidas gordurosas, álcool, cafeína e açúcar.

Possíveis Complicações
Um estudo feito pelo Instituto de Ciências Biológicas da USP, constatou que pacientes com infecção intestinal têm mais propensão a desenvolver diabetes, obesidade, problemas cardíacos, intolerâncias alimentares e até mesmo doenças inflamatórias intestinais mais graves.

Maçã (sem casca)
“Limpam” o organismo e aliviam a inflamação causadora da diarreia.

Os sintomas típicos das DIIs incluem dores no abdome, cólicas intestinais (que variam de intensidade de acordo com o quadro do paciente), sangramento retal e cansaço. Entre 25% e 40% dos casos também apresentam dores nas articulações, inflamação nos olhos, problemas renais, pancreáticos,hepáticos, e fraqueza.

– Sucos: limão, maçã cozida, caju, goiaba coado; – Carnes magras (sem gordura; frango e peixe, sem pele) assadas, grelhadas ou cozidas; – Tomate sem pele e sem sementes; – Gelatina, sagu, purê de frutas (maçã, pera, banana-maçã, goiaba).

Oito alimentos que ajudam a desintoxicar seu intestino

  1. Alimentos ricos em água. Alguns alimentos podem ajuda nesse processo de desintoxicação, tais como a melancia, melão, alface e pepino. ...
  2. Alimentos ricos em fibras. ...
  3. Brócolis. ...
  4. Chá de hibisco e Chá verde. ...
  5. Frutas cítricas. ...
  6. Frutas e Legumes Frescos. ...
  7. Gengibre. ...
  8. Hortelã

Em geral, os antibióticos devem ser tomados por 7 a 14 dias — mas isso é definido de acordo com orientação médica. Vale ressaltar que, mesmo sentindo melhora no quadro, não se deve interromper o tratamento.

Quanto tempo demora para recuperar a flora intestinal? Com um tratamento eficiente, a flora intestinal pode ser recuperada dentro de alguns dias. Entretanto, vários fatores podem atrasar esse tempo, como o estado de saúde da pessoa e da própria microbiota, a alimentação e a resposta do organismo.

Outra dica para melhorar o nosso intestino é limitar o consumo de carne vermelha para no máximo 4 vezes na semana e, com isso, aumentar o consumo de peixe que, além de completar a oferta proteica semanal, ajudará a desinflamar o intestino.

A infecção intestinal pode surgir de 30 minutos a 3 dias após o consumo de um alimento contaminado, seja ele por bactérias, fungos ou também vírus. Assim como a infecção estomacal, é um problema que requer cuidados básicos para evitar o agravamento da questão.

Os principais sinais e sintomas da infecção por Salmonella (salmonelose não tifoide) são:

  1. Diarreia;
  2. Vômitos;
  3. Febre moderada;
  4. Dor abdominal;
  5. Mal estar geral;
  6. Cansaço;
  7. Perda de apetite;
  8. Calafrios.

No Brasil, ainda, é preconizada a associação sulfametoxazol-trimetoprim como opção terapêutica para a diarreia causada por Shigella4. A Organização Mundial da Saúde (OMS)2 recomenda a ciprofloxacina em qualquer faixa etária. Como opções, sugere outras fluoroquinolonas, e nos casos de multirresistência, a ceftriaxona.

Habitualmente uma infeção viral dura em média de três dias a uma semana. Se dentro desse período o quadro não melhorar ou piorar, um médico deve ser consultado.

A situação é comum em casos com diarreia e vômitos persistes, sendo necessária realizar a internação do paciente, com o uso de medicamentos nas veias para controlar náuseas, vômitos e repor o líquido e os nutrientes perdidos, além de antibióticos caso a intoxicação seja causada por bactérias.

Os alimentos mais indicados são carboidratos de fácil digestão (arroz branco, pão branco, macarrão branco e frutas sem casca), e proteínas com baixo teor de gordura (peixes brancos, frango sem a pele, tofu, ovo e cogumelos).

Quando isso acontece, os sintomas são:

  • dor estomacal ou intestinal;
  • sensação de queimação na barriga;
  • diminuição do apetite;
  • emagrecimento progressivo;
  • enjoo e vômito;
  • sensação de estufamento;
  • presença de arrotos frequentes;
  • fezes com a presença de sangue.