Quanto tempo demora para curar uma fissura no osso?

Perguntado por: emoraes . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.1 / 5 7 votos

Os ossos geralmente levam de seis a 12 semanas para se regenerarem em um grau significativo. Já, os ossos das crianças se regeneram mais rapidamente que os dos adultos. Isso dependerá da localização e gravidade da fratura de cada paciente, do tipo de procedimento cirúrgico realizado e de outras considerações.

Consiste numa fratura parcial do osso, quando ele não quebra totalmente, havendo somente uma rachadura. É importante destacar que, do ponto de vista médico, essa lesão não existe. As lesões ósseas são denominadas de acordo com o grau crescente de gravidade, como contusões, microfraturas e etc.

Após uma fratura, o osso leva, em geral, entre quatro e seis meses para cicatrizar e se consolidar, independentemente do tipo de tratamento aplicado – com ou sem cirurgia.

“A fissura pode cicatrizar sozinha, mas se a dor e o sangramento persistirem, deve-se procurar o coloproctologista.

Caso a fissura tenha aparecido e não evoluído, ou seja, cessou, é possível executar um reparo na alvenaria. Para isso, a tarefa é remover os revestimentos até acessar a camada da alvenaria, preparar sua superfície com chapisco e inserir a argamassa de regularização com tela inserida, devidamente ancorada.

Fissuras e trincas não representam alertas graves. Isso porque, não são sinais de comprometimento na estrutura do imóvel. Entretanto, se evoluírem com o tempo, aí sim, se tornam preocupantes. Já as rachaduras na parede são, em geral, perigosas quando se manifestam de forma diagonal.

Aparentemente não tão problemáticas, as fissuras são, porém, um ponto vulnerável. Dessa maneira, uma pequena fenda, por exemplo, pode ocasionar infiltrações, bolhas na pintura e problemas no revestimento. A análise técnica de um engenheiro civil avalia a gravidade do problema.

Hoje em dia existem opções de tratamento para fissura anal, além da cirúrgica. O uso de Botox, por exemplo, tem dado bons resultados. Em casos mais graves a cirurgia continua a ser indicada. O procedimento envolve um pequeno corte das fibras do esfíncter e provoca o relaxamento da musculatura anal.

Ter uma boa alimentação
A alimentação é responsável por trazer muitas mudanças em nosso corpo. Por isso, durante o processo de recuperação é importante o consumo de alimentos ricos em cálcio e vitamina C. Afinal, estes elementos são capazes de melhorar a cicatrização da fratura e a regeneração do osso fraturado.

Principais tipos de fissuras na parede

  • Fissura na vertical.
  • Fissura na horizontal.
  • Fissura na diagonal.
  • Fissura de elementos estruturais.

Para dizer que o osso não está colando ou que está com a consolidação atrasada precisamos de radiografias seriadas e um exame clínica que indique isso também.

As fraturas normalmente causam inchaço, mas esse inchaço pode levar horas para se desenvolver e, em alguns tipos de fraturas, ser bem discreto. Quando os músculos ao redor da área lesionada tentam manter um osso fraturado no lugar, podem ocorrer espasmos musculares, causando mais dor.

O processo de consolidação óssea é um fenômeno biológico simples que ocorre em fases, formação de hematoma, inflamação, angiogênese, formação de cartilagem (com subsequente calcificação, remoção da cartilagem e então formação de osso) e remodelação óssea.

Fatores que causam o retardo de consolidação óssea
Alguns medicamentos, como corticosteroides e outros imunossupressores. Fraturas graves, complicadas ou com algum tipo de infecção. Idade avançada. Má nutrição ou metabolismo prejudicado.

Compressas de água fria podem aliviar a ardência e reduzir a dor, e também como banhos de assento com água morna. Após analisar o caso, o médico indicará pomadas de uso tópico ou tratamento cirúrgico de acordo com a necessidade.

Existem três anti-inflamatórios mais indicados nesses casos: Nimesulida, Ibuprofeno e Diclofenaco. Esses remédios diminuem a dor e o inchaço. Para surtir o efeito, devem ser utilizados por, pelo menos, 5 dias. Se o medicamento melhorar meus sintomas, posso cancelar a consulta médica?