Quanto tempo demora para curar neuropatia?

Perguntado por: ltorres . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 14 votos

O tratamento depende da causa encontrada para a sua neuropatia. É fundamental entender que os nervos podem sim se regenerar, mas isso acontece de forma muito lenta e nem sempre 100% eficiente. O processo pode levar meses a anos e depende da gravidade da lesão.

Segundo o Dr. Marcus, as principais causas de piora de uma neuropatia periférica são o consumo de álcool e a carência de vitaminas do complexo B.

Tratamentos para neuropatia periférica
As terapias têm o objetivo de amenizar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente, pois esse quadro não tem cura. Então, geralmente, são indicados medicamentos para as dores e formigamentos, mas também é importante tratar a causa da neuropatia.

Normalmente, o tempo de recuperação é de cerca de 3/4 semanas com a terapia certa. Se o caso do paciente se encaixa em procedimentos cirúrgicos, a recuperação completa precisará de cerca de dois meses.

Medicamentos receitados pelo médico, tais como analgésicos, antidepressivos e anticonvulsivantes, podem ajudar a aliviar a dor neuropática; Fisioterapia Especializada pode ajudar a aliviar a dor neuropática; Cirurgia, em alguns casos específicos, pode ser necessária para aliviar a dor neuropática.

A neuropatia periférica é uma condição que afeta os nervos periféricos, responsáveis por encaminhar informações do cérebro e da medula espinhal para o restante do corpo. Isso pode causar perda da sensibilidade, debilidade e atrofia muscular, principalmente em mãos e pernas.

“Recomendamos a natação, a hidroginástica, a bicicleta ergométrica com intensidade adequada e os exercícios com membros superiores”, completa. Além disso, a boa e velha caminhada também é uma opção para essas pessoas.

Com essa síndrome, há problemas na transmissão de informação entre nervos e o sistema nervoso central, principalmente no repasse de informação de dor. Assim, muitas vezes o quadro pode ser crônico e resistente a analgésicos e medicamentos para dor em geral.

A neuropatia periférica afeta o funcionamento dos nervos periféricos, quetransmitem impulsos nervosos do cérebro e da medula espinhal até diferentes locais do corpo, como mãos e pés. A doença pode causar a perda da sensibilidade, dormência, formigamento e fraqueza muscular.

Os nervos que podem ser afetados pela neuropatia são: os sensoriais, os motores e os do sistema nervoso autônomo.

O paciente deve adquirir o hábito de dormir com a cabeça elevada e utilizar meias elásticas para ajudar no tratamento da baixa pressão arterial e de eventuais desmaios decorrentes da neuropatia. Um fator importante é a organização da casa, visto que o há aumento em risco de quedas e lesões.

Segundo divulgado, a chave para o processo de regeneração de nervos é a proteína HDAC5. No sistema nervoso periférico, quando uma célula é danificada, sua regeneração é natural.

O nervo periférico demora em media quanto tempo para se regenerar? Depende do tipo de lesão e do tipo de nervo que foi acometido. Lesões desmielinizantes podem se recuperar em alguns meses, lesões axonais podem demorar de meses a anos. Há ainda os casos de lesão permanente.

Os remédios indicados para combater a dor ciática podem ser o Paracetamol, Ibuprofeno, ou os mais fortes, derivados da morfina como o Tramadol, mas um relaxante muscular e o Diazepan também podem ser indicados pelo ortopedista.

NERVO CIÁTICO INFLAMADO REMÉDIOS NATURAIS

  1. Alongamentos e massagens.
  2. Chás anti-inflamatórios: chá de dente-de-leão, chá de cúrcuma, chá de gengibre, chá de hortelã e chá de erva-doce.
  3. Realizar compressas geladas e quentes.
  4. Não ficar muito tempo em uma única posição.
  5. Usar pomadas anti-inflamatórias.

A dor neuropática é um tipo de dor crônica provocada a partir de uma lesão parcial ou abrangente do sistema nervoso. Situações de estresse ou baixa imunidade tendem a intensificar os sintomas, já que o cérebro recebe estímulos inflamatórios que contribuem para a piora do quadro.

Das drogas de segunda geração, a gabapentina tem a melhor eficácia documentada em pacientes com dor neuropática.

Tipos de dor neuropática
Mononeuropatia - quando somente um trajeto nervoso está comprometido pela doença, a dor é bem localizada, podendo afetar um lado do corpo ou da região (por exemplo, um lado da perna, do tórax, da face).