Quanto tempo demora para curar giárdia em cachorro?

Perguntado por: omello . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 13 votos

O tratamento, que dura algumas semanas, é feito por meio de remédio para giárdia em cães, mais especificamente antibioticoterapia. Normalmente, com as orientações do médico-veterinário, a solução começa a fazer efeito após 7 dias.

Na maior parte dos casos, a doença regride espontaneamente em algumas semanas. Quando é necessário tratamento, ele é baseado em medicamentos antiprotozoários, como tinidazol, metronidazol e nitazoxanida por cerca de dez dias.

Antibiótico para giárdia canina e higienização do ambiente são as principais formas de tratamento. A giárdia canina, principalmente quando descoberta cedo, pode ser curada em algumas semanas. Normalmente, antibiótico para giárdia canina prescrito pelo veterinário começa a fazer um efeito mais visível após 5 ou 7 dias.

O tratamento da giárdia canina é feito com antiparasitário específico e, em casos de diarreia com sangue, pode ser necessário o uso de antibióticos. Também deve ser feita a higienização correta do ambiente onde o cachorro vive e dos acessórios que usa.

A giárdia em cachorro é uma doença transmitida pelo protozoário Giardia lamblia (também chamado de Giardia duodenalis ou G. intestinalis). O primeiro estágio pós-infecção por cistos da Giardia acontece no intestino delgado, onde os cistos chegam e permanecem incubados por aproximadamente 10 dias.

Os cistos são as formas do parasita liberadas pelas fezes dos pacientes infectados, podendo sobreviver por muito tempo no ambiente se houver umidade. A transmissão da Giárdia é fecal-oral, ou seja, ocorre pela ingestão dos cistos de Giardia que saem nas fezes de humanos ou outros mamíferos.

As verduras e/ou frutas devem ser de fácil digestão, como a maçã, a cenoura, a abóbora, a batata, etc, evitando verduras de folha ou cítricos. Se forem cozinhadas, podem ser digeridas mais facilmente do que cruas (podem ser cozidas).

albendazol

Os fármacos mais indicados são albendazol, fembendazol, febantel/pitantel/praziquantel, furazolidona, tinidazol, secnidazol, metronidazol e ronidazol. Apesar de classicamente utilizado, o metronidazol é recomendado para os casos de coinfecção por Clostridium spp., pois a sua eficácia para o controle de Giardia spp.

Extremamente resistente, o protozoário pode sobreviver por meses nos ambientes, ficando nas fezes encontradas na rua, na água ou até no pelo dos pets. Com isso, é ingerido pelos animais e dá início a um novo ciclo da giárdia.

Drontal vermífugo

O Drontal vermífugo é indicado para o tratamento e o controle da giardíase e verminoses intestinais.

Outra questão curiosa sobre quanto tempo o remédio de verme faz efeito no cachorro é o período de ativação da medicação. Geralmente, os remédios atuam de forma rápida. Entre duas e oito horas após ingerir o comprimido, o cachorro já poderá sentir os primeiros efeitos. Todo o processo pode durar, em média, 24 horas.

Em alguns dias, já pode ser observada uma melhora dos sintomas”, afirma a infectologista Diana Ventura. Diarreia, vômitos, enjoos, febre e dores abdominais são alguns dos sintomas que o tratamento combate.

O tratamento de primeira escolha pode ser feito com nitroimidazólicos como Metronidazol, Secnidazol e Tinidazol, com eficácia superior a 90%. O Metronidazol é disponível em suspensão oral de 40mg/mL, deve ser utilizado 15mg/kg/dia, dividido em 2 ou 3 vezes, por 5 dias, com dose máxima de 250mg/dose.

Fezes de cachorro com giárdia podem ter um cheiro mais forte que o comum. Também pode haver alteração de comportamento do pet, com letargia, dor abdominal, gases, falta de apetite ou náusea. Essas fezes também podem estar moles a aquosas, com uma tonalidade esverdeada e, ocasionalmente, com sangue vivo.

É importante impedir o cachorro de visitar locais que possam estar contaminados e outros pets com suspeita de giardíase canina. Nunca deixe também o cão chegar perto das fezes de outros animais, pois podem estar contaminadas. Além disso, é importante manter sempre a limpeza do ambiente onde vive.

Água fervente ou uma solução de amônia quaternária (deixando agir por 30 a 40 minutos) poderão ser utilizadas na desinfecção do local. Como a Giardia é pouco resistente em locais secos, o ambiente deverá estar completamente seco antes da reintrodução dos animais.

A giardíase é uma infecção do intestino delgado causada pelo parasita Giardia, um protozoário unicelular. Os principais sintomas são cólicas abdominais e diarreia. As pessoas podem ter cólicas abdominais, gases, eructação, diarreia, enjoo e sentir-se cansadas.

Giardia lamblia – também denominado como G. duodenalis ou G. intestinalis — é um protozoário flagelado que habita o trato gastrointestinal, principalmente duodeno e intestino, sendo capaz de causar doença em humanos.

A transmissão da giárdia em gatos e cães pode ocorrer pela ingestão dos cistos do protozoário que foram liberados nas fezes de indivíduos infectados ou pela ingestão de água e alimentos que estejam contaminados (FARIA e CONTI, 2021).