Quanto tempo demora para crescer o pelo da cadela Shih Tzu?

Perguntado por: econceicao . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 12 votos

Em média, o pelo do Shih Tzu cresce cerca de 1 cm por mês. No entanto, o tempo para que ele fique totalmente longo vai depender de diversos fatores, como a idade do pet, a genética, a dieta e os cuidados. Em geral, levará cerca de 1 ano para que ele atinja o comprimento relacionado.

Complexos vitamínicos e ácidos graxos essenciais são os mais comuns e recomendados. Procure sempre um veterinário para indicar o melhor suplemento para o seu caso. Já o Glicopan é um suplemento para melhorar a nutrição geral do seu animal. Ele possui aminoácidos e vitaminas do complexo B.

Raças miniaturas/ pequenas: raças como Yorkshire, Pug, Shih Tzu demoram entre nove meses e um ano para se tornarem adultos. Raças médias: já raças como Buldogue Inglês, Chow Chow e Boxer levam em média um ano para serem considerados adultos.

A mudança mais comum é uma aparente tristeza, quando o shih-tzu para de brincar e passa a ficar deitado em algum cantinho, aparentando não ter vontade de fazer nada. O shih-tzu não entende sobre o conceito de beleza, ele não se sente feio, apenas sente que está diferente sem os pelos.

O ideal é encontrar o meio-termo. A tosa do Shih-tzu no verão feita de forma correta é aquela que deixa os pelos em tamanho médio ou longo. Não se preocupe, o cão tem origem no Tibete, lugar que varia entre o clima quente e frio. O que deu a essa raça a capacidade de se adaptar bem aos dois climas.

“O mínimo de tempo entre as tosas é de um mês”, conta Paula. “Como o pelo tem a função de controle de temperatura e também de proteção da pele, não se deve tosar o animal toda semana”, explica. As raças mais comuns que necessitam de tosa são: Shih Tzu.

Shih tzu americano – possui olhos menores e pernas mais altas que os demais shih tzus, podem ter até 28cm de altura. Shih tzu europeu – possui olhos grandes, cabeça mais larga e arredondada, podem ter até 25cm de altura. Shih tzu tigrado – como o próprio nome já diz, possui uma pelagem mesclada e com tons variados.

O mais indicado é lavar o rosto inteiro do cão com água e xampu para bebê, que não arde nos olhos, dando atenção especial às dobras. Faça essa limpeza usando as mãos, gaze ou algodão. É importante que você retire toda a sujeira, mas cuidado para não esfregar muito e com força – o que pode deixar a pele irritada.

Biotina

Para tornar os pelos mais fortes e brilhantes, é possível dar ao cão a Biotina (vitamina H), indicada para cachorros de pelos longos. Ela está presente em óleos de peixe e também é vendida em cápsulas ou em pó, sempre com a recomendação do veterinário.

A atividade do folículo piloso e a taxa de crescimento do pelo atingem sua máxima no verão e mínima no inverno. Estudos demonstraram que todos os folículos pilosos primários e pelo menos 50% dos secundários se encontram na fase telógena no inverno.

6 dicas de como deixar o pelo do cachorro liso e brilhante

  1. Forneça uma alimentação balanceada. ...
  2. Proporcione uma rotina rica em estímulos adequados. ...
  3. Leve o pet ao veterinário com regularidade. ...
  4. Atenção aos cuidados durante o banho. ...
  5. Aposte em hidratações especiais de vez em quando. ...
  6. Escove os pelos do cachorro diariamente.

Nesse sentido, não são incomuns casos de cadelas da raça Shih-tzu que chegaram a ter 10 filhotes — um número bem impressionante para um cachorro tão pequeno! Mais frequentemente, porém, as raças miniatura e de pequeno porte costumam ter em média de 3 a 6 filhotes.

Para saber se é um Shih-tzu, repare se…
O focinho é mais curto e achatadinho; Os olhos são redondos e bem saltados; O pelo é mais fino e levemente ondulado; O cachorro tende a latir pouco e adora um colo.

Se seu amigo tiver patas bem grandes em comparação ao resto do corpo, ele provavelmente ficará alto quando crescer. O mesmo vale para o contrário: cachorros com patas pequenas tendem a ficar menores do que a média da raça, quando adultos.

Muitos fatores podem deixar um cachorro tremendo. Frio, excitação e estresse, por exemplo, são algumas das causas mais comuns. Porém, a tremedeira também pode significar algo mais sério, como um problema no sistema nervoso ou envenenamento por alimentos tóxicos.

Avalie a necessidade de tosa
No verão, a tosa é importante, para deixar o pelo baixinho e ajudar o pet a sentir menos calor. Porém, no inverno, tudo muda. O cachorro sente frio, e o pelo serve como proteção natural. Por isso, a tosa completa deve ser evitada.

Além da tristeza, alguns pets podem apresentar irritação após a tosa, sobretudo, em regiões mais sensíveis, como barriga, coxa e área genital. Nestes casos, sugere Renato, o ideal é procurar um médico-veterinário, sendo que a mesma orientação serve para o caso de cachorro se coçando depois da tosa.