Quanto tempo demora para contribuição aparecer no CNIS?

Perguntado por: amartins . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Em regra, após 5 dias do pagamento é para o banco de dados CNIS ser atualizado e, por via de consequência, a informação aparecer no extrato.

Como incluir contribuições no CNIS através do Meu INSS

  1. Faça login com seus dados no portal Meu INSS;
  2. Entre na opção "agendamento e solicitações";
  3. Clique em "novo requerimento";
  4. Toque em "dados";
  5. Anexe os documentos necessários;
  6. Espere o site terminar o carregamento e clique para confirmar o seu envio.

Agora, se você deseja averbar tempo que não consta no CNIS, como rural, tempo no exterior, militar, CTPS, Guias de pagamento, precisa ir em protocolo de aposentadoria (mesmo que ainda não tenha direito ou que não deseje ela). Em seguida, deve solicitar a averbação dos pedidos.

Para saber se o extrato previdenciário (CNIS – Cadastro Nacional de Informações Sociais) está correto é preciso consultar o site do INSS e requerer o extrato, também é possível realizar a consulta na Caixa Econômica Federal ou no Banco do Brasil.

Você pode atualizar o seu CNIS no próprio site Meu INSS. A primeira coisa a se fazer é pegar seus documentos e conferir todos os dados que estão neles. Veja também se os períodos das contribuições e vínculos trabalhistas e analise estão corretos.

Ligue para 135. Obrigatória: Número do CPF; Documento oficial do órgão para comprovar que você é servidor e está trabalhando (pode ser declaração do órgão ou contracheque, por exemplo).

Em dúvida sobre como atualizar o CNIS? A melhor forma de fazer isso é através do portal meu INSS. Pois, desse modo, você consegue consultar, atualizar e acompanhar o seu extrato previdenciário do CNIS.

Para acompanhar se os valores referentes ao seu INSS estão sendo devidamente depositados, uma das alternativas é ir a uma agência do INSS portando identidade, CPF e o número de PIS. Lá você poderá solicitar o extrato de pagamento, mas antes de ir à agência, você precisa agendar o atendimento no site ou pelo número 135.

( ) Guias de recolhimentos de contribuição de contribuinte individual. ( ) Comprovante de inscrição de contribuinte individual. ( ) Documentos pessoais (identidade, CPF, titulo de eleitor, certidão de nascimento ou casamento, CTPS).

Qualquer pessoa que possua cadastro no CNIS.

  1. Pedir o serviço. Entre no Meu INSS; Clique em “Do que você precisa?” e escreva “extrato de contribuição”; Clique em “Baixar PDF”. ...
  2. Receber resposta. Pedido pelo aplicativo ou site do Meu INSS: o documento sai na hora. Aplicativo móvel : Baixe o Meu INSS.

Isso porque, além do período de maciça, outros fatores também podem fazer com que o tempo para o INSS averbar empréstimo consignado aumente. São os casos, por exemplo, de divergência nos dados pessoais e bancários do tomador, falhas no sistema do INSS ou aumento da fila de espera do órgão.

Um registro demora até 30 dias para ficar pronto e as pendências devem ser resolvidas dentro desse prazo. Inclusive as averbações que levam em média 15 dias.

A averbação e a regularização de tempo de serviço ocorre quando o segurado do INSS solicita inclusão de vínculos e contribuições que não estão inclusos no Cadastro Nacional das Informações Sociais (CNIS).

Se não houver referência de trabalho ou documento de comprovação de tempo, pode ser apresentada uma declaração do empregador ou seu representante autorizado, um certificado da empresa ainda disponível, um certificado ou um documento oficial de trabalho em que constem os dados necessários.

Como comprovar vínculo empregatício? Para comprovar que há um vínculo empregatício, é preciso que o profissional abra um processo trabalhista para solicitar o reconhecimento do mesmo ao sentir que há abuso na relação com a empresa. Para isso, terá que comprovar que foi realmente lesado pelo empregador.

Pessoa física
Assim sendo, profissionais que desempenham trabalho autônomo ou que são MEI (Microempreendedor Individual) não podem se enquadrar nesse requisito. Ou seja, a atuação de indivíduos que fazem parte de uma dessas duas categorias não pode caracterizar vínculo empregatício.

Consultando o CNIS na agência INSS
Você, trabalhador, ou o seu advogado de direitos trabalhistas, podem ir a qualquer agência do INSS e requerer o CNIS. Será preciso apresentar os seus documentos, RG e CPF, junto ao seu NIT (Número de Identificação do Trabalhador).