Quanto tempo demora para colar o maléolo?

Perguntado por: epadilha . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

No entanto, em média, uma fratura leva em torno de 12 semanas, ou dois meses e meio a três meses para consolidar. 3.

As fraturas do maléolo lateral podem ser tratadas de forma não cirúrgica (conservadora) ou cirúrgica.

Uma fratura do osso da canela pode levar várias semanas para cicatrizar, mas fraturas mais graves ou expostas podem levar vários meses.

Para dizer que o osso não está colando ou que está com a consolidação atrasada precisamos de radiografias seriadas e um exame clínica que indique isso também.

O paciente pode apresentar dor na região, edema (inchaço), dificuldade para movimentar o local e deformidade ou desvio do osso e da articulação. Como a pseudartrose aparece depois do tratamento para a fratura em si, o mais comum é que o médico ortopedista que realiza o acompanhamento do paciente identifique a condição.

Às vezes, mesmo sem movimento, músculos podem provocar o desalinhamento, entortando a soldagem. Estes movimentos podem retardar a consolidação do osso ou levar o paciente a ter uma pseudo artrose, quando o processo excede seis meses. Quando isso acontece, recorre-se a uma outra variedade de procedimentos médicos.

Em fraturas mais graves, o processo de mobilização leva, no mínimo, de 12 a 16 semanas. Entretanto, a recuperação por completo leva de 06 meses a 01 ano após o operatório. Em fraturas mais simples, o período de mobilização da articulação leva, no mínimo, de 01 a 02 semanas, e a recuperação de 04 a 06 meses.

Um estudo publicado na revista médica Asia-Pacific Journal of Sports Medicine, Arthroscopy, Rehabilitation and Technology revelou que o uso de botas imobilizadoras foi capaz de reduzir o tempo de recuperação – 2,6 semanas, em média, com o uso do acessório, contra 4,5 semanas, sem o uso dele.

Bem, de modo geral, a recuperação varia entre seis meses e um ano.

O maléolo mediano da tíbia e o maléolo lateral da fíbula formam um copo envolvendo o tarso para evitar o movimento lateral na articulação do tornozelo.

Normalmente, em casos de dores leves ou moderadas, o tratamento pode ser realizado em casa pelo próprio paciente a partir de repouso e gelo na área. Em outros casos, o tratamento pode envolver o uso de medicamentos anti-inflamatórios para aliviar a dor e tratar a possível inflamação causadora do incômodo.

Em outras palavras, é uma falha no processo de regeneração do osso fraturado. Após uma fratura, o osso leva, em geral, entre quatro e seis meses para cicatrizar e se consolidar, independentemente do tipo de tratamento aplicado – com ou sem cirurgia.

Como aponta um artigo da Fairview (em inglês), quem tem uma perna ou pé quebrado precisa dormir com o membro em uma posição mais elevada do que a do coração. Dessa forma, a circulação é facilitada, o que evita o acúmulo de sangue no membro lesionado, o que por sua vez acelera a recuperação.

Apresenta as seguintes fases: hematoma, fase inflamatória, calo mole (fibrosa), calo duro (ossificação) e remodelação óssea (2).

As fraturas normalmente causam inchaço, mas esse inchaço pode levar horas para se desenvolver e, em alguns tipos de fraturas, ser bem discreto. Quando os músculos ao redor da área lesionada tentam manter um osso fraturado no lugar, podem ocorrer espasmos musculares, causando mais dor.

Apesar de um conceito errôneo, não existem provas de que um osso, depois de quebrado e curado, ficará mais forte do que antes. Quando um osso é fraturado, ele inicia seu processo de cura formando uma calosidade no local da fratura, onde é depositado cálcio para ajudar na reconstrução, explica o Dr. Terry D.

Continuar lendo O que são maléolo?