Quanto tempo demora para cicatrizar uma laceração?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

O tratamento cirúrgico da laceração perineal de grau III ou IV requer internamento, que em média é de 2 dias. Habitualmente é prescrito tratamento antibiótico e com laxantes para realizar depois da alta. Por vezes é necessária também medicação analgésica (para a dor).

E toda cicatriz pode gerar diminuição da mobilidade dos tecidos envolvidos, essa diminuição de mobilidade pode trazer compensações como dor e dificuldade de movimento. Além do aumento da tensão muscular dessa região, o que pode ser a razão da sua dor no momento da relação sexual ou perda de urina.

Como cuidar da laceração perineal após o parto? Nas primeiras 24h, compressas geladas aliviam muito a dor e o inchaço. Só cuidado para não queimar a pele se fizer com gelo. Muitas vezes há anestesia para costurar a laceração e a mulher pode não perceber que está machucando.

As lacerações podem ser de diferentes tipos. – Primeiro grau – envolve apenas pele e mucosas; – Segundo grau – envolve os músculos ao redor da vagina; – Terceiro grau – acomete também parte da musculatura do ânus; – Quatro grau – envolve todo o ânus e estruturas próximas.

O Ministério da Saúde recomenda que a mulher aguarde cerca de 40 dias para ter a primeira relação sexual após o parto, tempo necessário para o organismo se recuperar. Independentemente do tipo de parto, é comum a vagina ficar menos lubrificada após o nascimento do bebê.

Parto normal - Exercícios pesados, como corridas, são proibidos nos primeiros 45 dias, porque o esforço pode atrapalhar o processo de recuperação. Caminhadas leves, de 20 a 30 minutos, podem ser feitas após o primeiro mês. Esse tempo é variável e depende do condicionamento físico da mulher antes de engravidar.

Anestesia local para tratamento de laceração. Em geral, são usados anestésicos locais injetáveis. Anestésicos tópicos são benéficos em certos casos, especialmente para feridas na face e couro cabeludo e quando os adesivos cutâneos tópicos são usados para fechar essas feridas.

4º grau: Esse nível mais grave de laceração ocorre quando, além de todas as regiões afetadas nos demais graus, atinge a mucosa anal. Trata-se do grau mais crítico e, portanto, é fundamental tomar todos os cuidados necessários.

A higiene deve ser feita durante o banho com o uso de sabonete neutro. Essa higienização é necessária também após cada ida ao banheiro, para evitar que a urina e as fezes tenham contato com os pontos e os inflamem.

Então, para saber se a laceração inflamou, atente-se aos seguintes aspectos:

  1. vermelhidão ao redor dos pontos;
  2. inchaço;
  3. sensação de que o local está mais quente;
  4. dor;
  5. por vezes, febre alta;
  6. odor ruim no local.

Geralmente, a mulher não sente dor na hora da episiotomia porque está anestesiada, mas é normal sentir dor e desconforto ao redor da episiotomia nas primeiras 2 a 3 semanas depois do parto.

As características da loquiação variam ao longo do tempo: cor de sangue nos primeiros 2 a 4 dias; mais rosadas à medida que a perda vai diminuindo; esbranquiçadas ou amareladas após 10 dias.

Após o parto, as relações sexuais deverão aguardar, em média, 40 dias, tempo para o organismo da mulher se recuperar. Independentemente do tipo de parto, é comum a vagina ficar ressecada e poderá haver certo desconforto na relação sexual.

A quebra de resguardo pode aumentar o risco de infecção vaginal e uterina na mulher e também tem riscos para o homem, que pode sofrer infecção prostática. Outro ponto importante é que mulheres que tiveram parto normal podem sofrer com dor e serem machucadas na penetração.

O ideal é aguardar, no mínimo, 18 meses para engravidar novamente. As crianças geradas em intervalos menores que um ano e meio correm mais riscos de ter baixo peso no nascimento, paralisia cerebral, subnutrição e prematuridade. Já em relação às mães, alguns riscos de conceber nesse período são: – Sangramento vaginal.

A comida e o café não podem ser requentados porque podem causar dor de barriga, cólica e infecção. Alimentos "reimosos", como alguns tipos de peixe e carnes, também ficam proibidos durante o resguardo7.

Porém, ao chegar em casa é importante que você mantenha um repouso leve por cerca de 15 dias. Isso quer dizer que você não deve subir ou descer escadas, abaixar, carregar peso e ficar muito tempo de pé.

Olá! Pode sim! Mas evite grandes esforços, levantar peso.

Neste período é importante que a mulher evite alimentos processados, gordurosos e com muitos açúcares. Ou seja, nada de alimentos congelados e fast food. Pois, o consumo frequente desses alimentos pode criar um efeito inflamatório no corpo, que luta para combater os efeitos negativos dos processados no organismo.

Nas feridas incisivas, aproximar e fixar suas bordas com um curativo compressivo, utilizando atadura ou bandagem triangular. Nas feridas lacerantes, controlar o sangramento utilizando os méto- dos de pressão direta e/ou elevação do membro, proteger com uma gaze estéril firmemente pressionada.