Quanto tempo demora para cicatrizar o tragus?

Perguntado por: azagalo . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 19 votos

6 meses

Tragus. Por se tratar de uma região cartilaginosa, o piercing no tragus possui dor mediana. Além disso, sua cicatrização completa pode demorar de 3 a 6 meses, chegando a um ano em alguns casos.

Mas, no geral, a perfuração dói, visto que a área é muito sensível, além de a cartilagem ser de uma espessura media, que resulta em uma cicatrização mais demorada. A espessura da joia também pode interferir na dor, quanto maior, mais dolorido o processo de aplicação e cicatrização.

Mantenha o furo seco e arejado
É importante que tenha uma atenção especial para deixar o local sempre seco e sem nada tampando e/ou abafando a região, dessa forma, você evita a proliferação de bactérias no local.

Tragus é uma perfuração feita na parte interna da orelha, onde fica uma cartilagem mais firme. Charmoso, esse é um tipo de furo para quem busca colocar piercings mais discretos, sendo ideal para joias mais delicadas, como as de ouro ou com pequenas pedras.

Quando a ferida já está fechando e cicatrizando, diminuem as células inflamatórias, com isso pode restar a sensação de coceira. Pode parecer estranho, mas a coceira é o sintoma mínimo da dor. Quando a dor já foi embora a coceira pode começar. Uma dica de ouro é: NÃO COÇE!

Sim, irá doer um pouco. Mas, isso dor é algo pessoal. Por isso, em algumas pessoas mais e em outras menos.

1 a 2 meses: Lóbulo (orelha). 2 a 4 meses: Lábio, Bochecha e Sobrancelha. 6 a 8 meses: Septo (nariz), Cartilagem da orelha. 6 a 12 meses: Nuca, Mamilo, Umbigo, Aba no nariz, Cartilagem da orelha, Piercing no Tragus (orelha).

Infecção local, a curto prazo é mais comum; Reações alérgicas, que podem surgir até anos após a colocação do piercing, quando o organismo entende que possui um corpo estranho e tenta expulsá-lo; Contaminação de vírus como da hepatite, HIV ou micoses atípicas.

O que não pode comer quando coloca piercing ou faz tatuagem?

  • Alimentos gordurosos. Um dos principais fatores que dificultam a cicatrização do corpo e, consequentemente, a melhora na região em que foi feito o procedimento estético, é o acúmulo de gorduras. ...
  • Bebidas alcoólicas. ...
  • Embutidos. ...
  • Café e refrigerantes.

Tragus

Tragus: Esse tipo de furo é colocado na parte interna da orelha. Essa região tem cartilagem mais firme, por isso é mais dolorida.

Piercings malfeitos podem causar infecções, sangramento e danos nos nervos. É preciso saber dos riscos se quiser continuar. Se estiver inseguro, espere e vá até um profissional para fazer o piercing.

Para otimizar o processo de cicatrização é fundamental que o paciente siga as orientações do profissional especializado que realizou o furo, como, por exemplo, higienizar o local, mantê-lo arejado e seco, além de desinfetar a região e aplicar um creme cicatrizante, caso seja prescrito.

Lave bem o local com soro e sabonete antibacteriano, utilizando um cotonete ou gaze para evitar inflamações da área perfurada. Retire qualquer resíduo do local, cuidando para não bater. Utilize um cotonete seco para retirar a umidade.

Dicas para prevenir queloide pós-piercing

  1. Evite tocar o piercing. ...
  2. Limpe a região do furo. ...
  3. Não fique girando o piercing. ...
  4. Não fure com pistolas, somente com agulhas. ...
  5. Faça compressa com soro fisiológico ou gelo. ...
  6. Dica extra: Utilize cicatrizantes contra queloides.

Esse processo inflamatório é uma reação normal do nosso corpo ao novo adorno. Essa reação vem acompanhada de dor moderada, inchaço e vermelhidão (e em alguns casos, leves sangramentos). Sendo assim, é preciso acalmar a região com compressas geladas de soro fisiológico.

“Após realizar uma perfuração, o primeiro processo que irá ocorrer é o inflamatório, ele dura de 48 até 72 horas. Nesse momento é comum sentir dor, calor, vermelhidão no local, inchaço.

É claro que cada tecido cicatriza de uma maneira. Em todos os tipos e locais dos piercings, é normal ocorrer coceira, secreções, vermelhidão, inchaço ou mesmo um pequeno hematoma, sendo que esses sintomas podem resistir por algumas semanas.