Quanto tempo demora para cicatrizar o 1 furo na orelha?

Perguntado por: lperes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 15 votos

Quanto tempo demora pra cicatrizar a orelha furada? O processo de cicatrização irá demorar de 4 a 8 semanas e nesse tempo é recomendado que você não troque a joia utilizada no momento do furo, por isso é fundamental que você opte por uma peça de boa qualidade.

Depois de furar a sua orelha é preciso ter cuidado com a cicatrização. Limpe o furo com soro fisiológico e sabonete, mexa no brinco constantemente para não grudar a pele e opte por brinco de ouro no começo.

Opte por dormir de barriga para cima ou de uma forma que a orelha não fique pressionada. Mais umas das dicas para evitar problemas com o novo furo é na hora de dormir. É muito importante que você tente evitar ao máximo pressionar o local por pelo menos 60 dias.

Ao furar as orelhas com uma pistola de farmácia, você corre o risco de contrair infecções, sofrer reações alérgicas aos materiais utilizados e até mesmo causar danos irreparáveis ao seu ouvido. Além disso, essas pistolas geralmente não são esterilizadas corretamente, o que aumenta ainda mais o risco de infecção.

12) Não utilize álcool ou água oxigenada no piercing. Por mais que ajudem a esterilizar a perfuração, eles podem ressecar a área, matando a pele saudável e prolongando o tempo de recuperação.

Você sentirá algum desconforto nos dias seguintes, até a cicatrização, e deve evitar atritos nas primeiras semanas. Você precisará tomar cuidado com o cabelo para não enroscar e puxar o brinco, atrito de roupas e também evitar dormir em cima dessa orelha por algum tempo.

Como escolher o primeiro brinco
Opte por brincos de titânio, aço cirúrgico ou ouro branco no primeiro furo. Todos eles são livres de níquel, elemento que costuma causar reações alérgicas. E certifique-se de que estejam esterilizados.

A dor deve durar apenas um segundo mas a área pode ficar dorida durante mais ou menos uma semana.

Quando retiramos a peça e a perfuração ainda não está cicatrizada, principalmente se for sem auxílio de um profissional, você pode machucar o local ao recolocar, causando inflamações e complicações na sua cicatrização.

Transversal está na lista dos piercings mais dolorosos porque o indivíduo que decidir colocá-lo sofrerá com dois furos na orelha, resultando o dobro de pressão, dor e sensibilidade.

Por ocupar uma região maior da orelha, os três furos podem ser o diferencial no look escolhido, independentemente da ocasião. Você pode apostar em argolas de diferentes tamanhos, ear jackets, ponto de luz ou brincos com diferentes pingentes.

Que cuidados devem ser tomados? Retire o brinco três vezes por dia. Limpe com álcool os brincos e os dois lados do lóbulo da orelha. Passe uma pomada antibiótica na haste e coloque o brinco novamente.

São vários motivos, e o principal é que a pistola é de plástico, impossibilitando uma esterilização por autoclave. Sendo assim, quando realizada a perfuração, os fluidos corporais ficam no local, proporcionando facilidade em uma contaminação cruzada.

Inflamação. A inflamação é causada como uma reação do corpo à perfuração, e pode apresentar vermelhidão, dor e inchaço nas primeiras semanas. Esse processo acontece por um processo de erradicar qualquer microrganismo ou corpo estranho do corpo, e nos primeiros dias, a joia do piercing é vista como ameaça.

Molhe um cotonete com álcool. Esfregue-o nos furos depois de retirar as joias. Fazer isso sempre ajuda a manter o furo livre dos germes causadores de infecções. Depois de passar o álcool com o cotonete, aplique uma pomada antibiótica.

Kelosil. Uma pomada muito utilizada para tratar e prevenir queloides é o Kelosil em gel de silicone, produto que também é referência no mercado por suavizar a aparência de cicatrizes e por reduzir os desconfortos causados pela cicatriz.

Por fim, utilizar uma agulha de piercing para furar a orelha é o melhor e mais seguro dos métodos. Normalmente o processo é feito em estúdios próprios para piercings, com profissionais da área. Além disso, a agulha é sempre completamente esterilizada, o que impede qualquer infecção.

Se o seu piercing não cicatriza e continua dolorido mesmo após muito tempo da perfuração, pode estar acontecendo uma infecção. Nesse caso, procure imediatamente o profissional responsável pelo procedimento. Ele poderá indicar algum cuidado especial para o seu piercing ou o encaminhará imediatamente para um médico.

Escolha brincos/argolas pequenos, que sejam fáceis de limpar e cicatrizem rapidamente. Eles costumam ser feitos de aço inoxidável e são os acessórios ideais para os lóbulos das orelhas. Por fim, essas opções não atrapalham o processo de cicatrização, já que as orelhas ficam um pouco inchadas depois de perfuradas.