Quanto tempo demora para cair um Pix internacional?

Perguntado por: amaia . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 13 votos

24 horas

O Pix Internacional deverá possibilitar a transferência em tempo real de recursos do Brasil para o exterior. Assim como no Pix nacional, o dinheiro deve cair na conta do destinatário na hora ou em poucos segundos , além de funcionar 24 horas por dia, inclusive finais de semana e feriados.

Não dá para enviar diretamente Pix para outros países, pois só instituições que operam no Brasil podem usar o sistema. Porém, é possível contratar serviços de remessa para o exterior, como Western Union e Global66, e fazer o pagamento por Pix. Nesse caso, a empresa vai cobrar uma taxa.

Quanto tempo demora para chegar o dinheiro da transferência internacional? Nos bancos convencionais, o processo de transferência internacional costuma demorar entre 2 e 4 dias úteis.

A resposta é NÃO.
O Pix é um sistema exclusivo para clientes de instituições financeiras que atuam em território brasileiro, ou seja, não possibilita envio ou pagamento de valores para contas bancárias de outros países.

Como receber um PIX de outro país? Ainda não é possível receber um PIX de outro país, mas um sistema de PIX internacional está sendo testado pelo Bank Of International Settlements e pode atender a 60 países. Para receber dinheiro do exterior de forma rápida e barata, utilize a Remessa Online.

Saiba que se o pagamento foi realizado entre 20h e 06h, a demora pode ser causada pelo limite do Pix noturno que limita todas as transações em até R$ 1 mil durante esse horário.

Segundo o desenho atual do projeto, para fazer a transferência, você vai precisar apenas entrar no aplicativo do banco onde tem conta, selecionar a opção de transferência internacional e escolher o país de destino.

Entretanto, se após esse período o Pix não tiver caído na conta bancária, a pessoa deve entrar em contato com o banco emissor ou receptor. A Caixa disponibiliza uma central de atendimento aos clientes para esclarecimentos relacionados ao Pix.

A iniciativa foi batizada de Nexus e está sob o guarda-chuva do Bank for International Settlements (BIS), instituição conhecida como o “Banco Central dos bancos centrais”. No Brasil, o novo sistema ganhou o apelido de “Pix Internacional”.

De olho na questão, o Bank Of International Settlements (Banco de Compensações Internacionais - BIS), também conhecido como o 'Banco Central dos bancos centrais', criou o projeto Nexus, uma espécie de Pix internacional que promete facilitar transações entre países.

Acesse esse relatório pelo Registrato com Conta gov.br, nível prata ou ouro. O Relatório de Câmbio e Transferências Internacionais mostra as operações de compra ou venda de moeda estrangeira e as transferências internacionais que você já fez.

2. Conta de câmbio. Agora, se você recebe diversos pagamentos internacionais, você pode abrir uma conta de câmbio multimoeda de sua titularidade para converter a moeda estrangeira em reais, sempre que necessário.

Mas até o "Pix Internacional” se tornar realidade, há um longo caminho e uma série de desafios a serem superados. Enquanto isso, é possível receber ou enviar dinheiro de um país para outro com o Inter, que está sempre entre as taxas de câmbio mais baixas do mercado.

Atualmente, é possível enviar dinheiro de Portugal para o Brasil, de forma legal, por meio de: Plataformas online; Bancos; Correios. Tem como fazer Pix do exterior para o Brasil? Hoje em dia não existe a possibilidade de realizar transferências internacionais via Pix.

10 mil dólares

Hoje, o limite para receber dinheiro do exterior sem complicações é de até 10 mil dólares (ou o valor equivalente em outras moedas). Ao ultrapassar o valor, é preciso fornecer documentos que comprovem a origem do dinheiro às instituições autorizadas do mercado de câmbio.

“Pix americano”: entenda como o “FedNow” funciona para brasileiros com conta nos EUA. O Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) iniciou no último dia 20 de julho as operações do sistema de pagamento instantâneo FedNow.