Quanto tempo demora para cair os pontos absorvíveis?

Perguntado por: ochaves . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 12 votos

Em média, os pontos absorvíveis começam a "cair" após 15 dias da realização do procedimento, podendo ser antes ou depois. Pontos não absorvíveis, devem ser retirados em 7 a 10 dias. É importante fazer o acompanhamento com o cirurgião que realizou a cirurgia para maiores detalhes.

Os pontos solúveis são projetados para segurar a ferida por um determinado período de tempo antes de perder sua força por causa do processo de dissolução. Este tempo varia entre alguns dias e mais de 8 semanas.

Os pontos podem ser tirados totalmente ou de maneira alternada, a depender da técnica utilizada para sutura e a condição do ferimento do paciente; Deve-se cortar o fio abaixo do nó da sutura, puxando a extremidade lentamente, até que seja totalmente retirada da pele.

As suturas absorvíveis se dissolvem sozinhas com o tempo, uma vez que os tecidos tenham cicatrizado e não precisam ser removidas. Uma das mais recentes alternativas para suturas após a cirurgia é o uso de cola para a pele, especialmente em incisões pequenas.

Esse fio geralmente tem a cor preta mas pode ser também incolor. O mais comum é o Nylon. Os fio absorviveis não precisam ser retirados. Com 25 dias de cirurgia a maior parte deste fio já teria sido absorvido pelo seu organismo.

Alguns cuidados são essenciais para uma cicatrização mais rápida:

  1. Usar calcinha de algodão.
  2. Trocar o absorvente com frequência.
  3. Lavar a região com água e sabão após cada ida ao banheiro.
  4. Não fazer esforço físico.
  5. Manter uma alimentação adequada.

Se você identificar vermelhidão, calor e inchaço no local da cirurgia, saída de secreção vermelho viva ou purulenta, tiver febre ou dor forte no local da cirurgia, que não melhora com os medicamentos prescritos e por fim rompimento de algum ponto, comunique imediatamente seu médico.

Existem fios não-absorvíveis e absorvíveis pelo organismo, aqueles que se decompõe sem apresentar riscos à saúde. São os famosos “pontos que caem sozinhos”. Na realidade, nesses casos, os fios são absorvidos pelo organismo e não precisam ser removidos mecanicamente pelo médico.

Uma das formas de saber se a cicatrização não está indo tão bem como esperado é observando uma possível presença de secreção cerosa, como um líquido rosado-amarelado, na gaze.

A sensação de coceira na região afetada é um dos sinais de que a lesão está evoluindo positivamente. Outros fatores que indicam a cicatrização da ferida são: diminuição da dor, redução do tamanho da lesão e surgimento do tecido de granulação (tecido mais firme e avermelhado que se forma sobre a área exposta da lesão).

E isso pode levar a infecções ou cáries. No entanto, os dentes do siso também podem causar problemas, mesmo que cheguem completamente à gengiva.

Fios cirúrgicos absorvíveis biológicos: São utilizados frequentemente em tecidos de rápida cicatrização e que não requer suporte artificialmente. Catgut simples – Sutura absorvível de origem animal, multifilamento torcido de cor amarela.

Os fios de sutura absorvíveis são aqueles que perdem a resistência à tração de forma gradual, até serem fagocitados, ou seja, absorvidos, ou hidrolisados, quando se decompõem.

Pode acontecer por diversos motivos, mas o mais comum deles é não respeitar as orientações pós-operatórias passadas pelo médico. Ou seja, qualquer esforço excedente pode causar a ruptura dos pontos que, uma vez abertos, não podem ser fechados novamente pelo cirurgião.

Os tecidos internos também passam por esse processo de cicatrização. Portanto, o corpo pode levar até 2 anos e meio para recuperá-los totalmente. Porém, mesmo antes de completar esse processo de forma definitiva, o paciente já pode se sentir relativamente seguro.

Assim, de modo a favorecer uma cicatrização de qualidade, é importante evitar o consumo dos seguintes alimentos:

  1. Abacate. ...
  2. Alimentos industrializados. ...
  3. Camarão. ...
  4. Carnes gordurosas e carne bovina. ...
  5. Embutidos. ...
  6. Fast food. ...
  7. Frituras. ...
  8. Soja.

Permanecer em repouso pelo período determinado pelo médico
É importante evitar movimentos bruscos, pegar peso e dirigir até a liberação médica, para não dificultar o processo de cicatrização e para que a recuperação seja rápida.