Quanto tempo demora para cair o FGTS na conta indicada?

Perguntado por: ofogaca . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 7 votos

Se sua documentação estiver toda regular e você tiver direito ao saque, após indicar sua conta de preferência no APP FGTS, o valor a receber cairá direto na conta bancária informada, em até 5 dias úteis. Aplicativo móvel : Diretamente na conta bancária indicada.

Com a chave do FGTS posso sacar no mesmo dia? Assim que o trabalhador recebe a chave do FGTS já é possível utilizar a chave para solicitar o saque dos valores. Após a solicitação, que pode ser feita por meio da internet ou de forma presencial, o trabalhador conseguirá sacar o valor em até 5 dias.

No primeiro caso, basta acessar o aplicativo FGTS. Depois do login, clique em “Meus saques” e na opção referente à conta bancária. Em seguida, cadastre uma conta corrente, confira os dados e confirme.

O valor da multa FGTS será depositado na conta do FGTS vinculada ao contrato de trabalho em questão. O saldo pode ser transferido para qualquer banco via aplicativo FGTS, que está disponível tanto para o sistema Android como para iOS.

Como consultar saldo da poupança Caixa pelo telefone? Ligue para 3004-1105, se morar em capitais e suas regiões metropolitanas, ou 0800-726-0505 para demais localidades.

Como vou receber meu FGTS em caso de demissão? Assim que o contrato de trabalho é rescindido, a empresa deve pagar todas as verbas rescisórias, inclusive a multa de 40%. Esse valor deve ser depositado pelo empregador na conta do FGTS em até 10 dias.

O FGTS é um direito de todo trabalhador contratado no regime celetista. No entanto, para ter acesso ao dinheiro, quando liberado, é necessário ter uma chave FTGS.

Porque a multa rescisória não aparece no extrato do FGTS? Pode ser que seu antigo patrão ainda não tenha depositado o valor da multa. Afinal, por lei, o empregador tem um prazo de 10 dias a partir do último dia de trabalho do funcionário demitido para depositar o valor da multa.

Saque com a Chave de Identificação
Nesse caso, a empresa ainda tem até 10 dias para fornecer a Chave após a demissão para que o trabalhador possa sacar o FGTS. Quando isso é feito devidamente, o trabalhador recebe um documento que é chamado de Chave de Identificação.

Para desbloquear o saldo, é preciso que o trabalhador retome à modalidade de saque-rescisão. Porém, a mudança só terá efeito após 2 anos, contados a partir da data de solicitação de retorno. A mudança é feita no aplicativo FGTS.

Vale ressaltar que, mesmo após solicitar o retorno à modalidade de saque-rescisão, o trabalhador que for demitido durante o período de carência do saque-aniversário, recebe a multa rescisória, mas não poderá sacar o saldo total da conta do FGTS por motivo de rescisão.

Documentos necessários para o saque: • Carteira de Trabalho; e • Documento de identificação do trabalhador ou diretor não empregado; e • Número de inscrição PIS/PASEP/NIS; e • Termo de Quitação da Rescisão do Contrato de Trabalho- TQRCT ou Termo de Homologação da Rescisão do Contrato de Trabalho -THRCT.

10 dias

A multa rescisória deve ser depositada pelo empregador em até 10 dias úteis após a data da demissão.

O bloqueio acontece nos casos em que o valor utilizado como garantia do empréstimo seja igual aos 40% da multa rescisória mais 10% do valor do saldo. Nesse caso, o desbloqueio é feito quando o empréstimo é quitado.

A liberação da chave do FGTS é feita pela Caixa Econômica Federal. A solicitação é feita pelo empregador quando há uma demissão sem justa causa. O trabalhador deve aguardar até 10 dias até a liberação da chave.

Documentos para sacar o FGTS

  • Carteira de Trabalho;
  • Documento de identificação pessoal (RG ou CNH);
  • Número do PIS/NIT/NIS/PASEP;
  • Termo de Quitação da Rescisão de Contrato de Trabalho (TQRCT) ou Termo de Homologação da Rescisão do Contrato de Trabalho (THRCT).

O empregador deve depositar a multa rescisória na conta do FGTS do trabalhador em até 10 dias úteis após o fim do contrato de trabalho. O valor de 40% sobre o saldo para fins rescisórios deverá ser sacado junto com o saque-rescisão, caso o trabalhador opte por essa modalidade.

Caso a transação tenha sido feita em dia útil, até as 16h59, ela provavelmente será creditada no próximo dia útil. Porém, se foi feita após este horário, apenas no segundo dia útil. Entretanto, para muitas pessoas, mesmo após aguardar esse prazo, o dinheiro não está caindo na conta destino.

O dinheiro será depositado automaticamente. Quem tem conta corrente na Caixa também poderá optar por receber esse valor direto na conta, mas para isso precisará autorizar o crédito.

Conforme mencionado, existem algumas questões que podem fazer o dinheiro ser enviado. Uma das primeiras ações que o usuário pode ter é verificar se existem informações incorretas sobre a chave do PIX, número e conta e demais dados pessoais do destinatário.