Quanto tempo demora para baixar o percentual de gordura?

Perguntado por: aqueiroz . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 2 votos

Para emagrecer e diminuir a porcentagem de gordura corporal mantendo ou aumentando a massa muscular é importante praticar atividade física com regularidade e alta intensidade durante pelo menos 3 meses, como andar de bicicleta ou correr.

O percentual de gordura pode ser eliminado com a prática regular de exercícios físicos, principalmente combinando os aeróbicos, como caminhada ou pedalada, com exercícios de força, como a musculação. Tudo em conjunto a uma alimentação saudável e equilibrada.

Para a redução de gordura corporal, além da adequação da ingestão energética, é fundamental aumentar seu gasto energético, ficar mais ativo (6.000 a 10.000 passos diários) e fazer exercício físico regularmente (natação, corrida, ciclismo, remo, canoa, futebol, basquete, tênis, beach tênis).

Uma forma de saber se você está perdendo peso na água ou experimentando uma redução de gordura é a velocidade em que isso acontece. Se você perder 1 quilo durante a noite, pode ser uma indicação de que seja peso de água.

Métodos de avaliação de composição corporal
Existem exames que conseguem avaliar o quanto há de gordura e de massa magra no corpo. Dentre eles, a bioimpedância e a composição corporal por DEXA. “A análise regular desses exames durante o processo de perda de peso auxilia muito nos resultados”, diz a endocrinologista.

Para se ter uma ideia, para perder 1 kg de gordura, você precisa eliminar ou deixar de consumir 7 mil calorias. Com um déficit de 500kcal por dia, essa mudança demoraria uma semana.

Qual é o percentual saudável para homens e mulheres? “Em mulheres, o percentual saudável fica entre 18% e 22%. Quando abaixo de 12%, pode causar complicações na menstruação, por conta de alterações hormonais. Já entre 15% e 18%, o percentual é considerado ótimo, como costuma ser nos atletas.

A quantidade de gordura corporal ideal no homem pode variar entre 16 e 20% e na mulher entre 20 e 24%, porém estes valores normalmente aumentam com a idade e, na maioria dos casos é superior na mulher. Além disso, um indivíduo que faz atividade física regularmente tem menos gordura corporal do que um que é sedentário.

Lembre-se de que a perda gradual de peso promove maior redução de gordura em oposição a dietas restritivas rápidas que podem queimar também a massa magra. De um modo geral, é seguro perder 0,5% de gordura corporal total por semana ou 2% de gordura corporal por mês.

Para mulheres é ideal que a porcentagem de gordura fique entre 20% e 24%. Quanto aos homens, as porcentagens precisam estar entre 16% e 20%. A saúde do organismo funciona assim: quanto maior os índices de massa magra, mais fácil é para manter o peso estável.

Consumir alimentos antioxidantes – é fundamental para melhorar a capacidade de queima de gordura. Açafrão/cúrcuma, cebola e alho, frutas roxas, frutas vermelhas, sementes e grãos, azeite de oliva, peixes ricos em ômega 3, e chá verde.

Faixa 1) Homens: 1 a 4% – Mulheres: 10 a 12% Esse percentual de gordura é muito baixo, difícil de alcançar e também de manter. Sendo assim, não é um objetivo recomendável para a maioria das pessoas.

Na verdade, um estudo constatou que, ao perder gordura, grande parte dela é eliminada através da respiração, no pulmão. Realizado pela Universidade de Nova Gales do Sul (UNSW), na Austrália, o levantamento revelou que, de 10 quilos de gordura perdidos, 8 deles saem pelo pulmão em forma de dióxido de carbono (CO2).

60,8 quilos

Como um litro de gordura equivale a quase um quilo, ela ficará com 60,8 quilos. Assim, chegará quase ao seu peso ideal. Com um pouquinho mais de esforço, seu objetivo será atingido. No entanto, para uma pessoa que está muito acima de seu peso corporal, essa quantidade quase não faz diferença.

Quando você tem um sobrepeso muito grande, o foco deve ser primeiro perder a gordura para depois focar nos músculos.

Fitness: Como perder peso e ganhar músculo

  1. Aumente o seu consumo de proteína. As dietas ricas em proteína ajudam a construir massa magra, a aumentar a saciedade e também a queimar gordura.
  2. Reduza o consumo de hidratos de carbono. ...
  3. Introduza gorduras saudáveis na sua dieta. ...
  4. Consuma um número moderado de calorias.

Qual a melhor dieta para emagrecer e perder gordura?

  1. Beba mais água e menos bebidas açucaradas como refrigerantes.
  2. Coma mais comidas in natura e caseiras e menos fast foods e refeições prontas.
  3. Insira uma atividade física em sua rotina.
  4. Não faça dietas para secar radicais.

Bem, vamos realizar algumas continhas: 1 kg perdido equivale a uma redução de 1 cm da circunferência abdominal.

Os treinos chamados de Intervalado de Alta Intensidade (HIIT) são mais eficazes para aumentar a queima de gordura do que os aeróbicos. A conclusão é de um novo estudo publicado na revista científica British Journal of Sports Medicine conduzido por pesquisadores australianos.

Como já é sabido, uma perda de peso saudável é de 0,5 a 1 kg por semana, o que significa que levaria cerca de 20 a 40 semanas para perder 20 kg.

Corrida. Seja na rua ou na esteira, a corrida é uma das melhores atividades físicas para queimar calorias. Na prática, é possível relaxar a mente e aproveitar a natureza (caso seja feita na rua).