Quanto tempo demora para aprovar uma compra no Mercado Pago?

Perguntado por: fsalazar6 . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Dentre os Bancos que costumam demorar mais para o pagamento aprovar estão Banco do Brasil e bancos digitais (como Nubank, Mercado Pago, PicPay, Pagbank, Banco Inter e outros). Esses podem levar até 2 dias úteis para aprovação.

Se você entregou o produto com o Mercado Envios, o valor é creditado na sua conta do Mercado Pago 8 dias após a entrega. Para produtos usados e/ou vendedores sem reputação, o prazo será de 12 dias após a entrega. Se você não usou o Mercado Envios, pode conferir os diferentes prazos para o crédito.

Importante: compras aprovadas aparecem em instantes apenas na linha do tempo, na fatura elas são apresentadas em até 2 dias úteis.

Em alguns casos, uma verificação extra pode ser necessária e é por isso que a compra pode aparecer como pendente. Essa análise pode levar até 72 horas.

Compras não processadas

  1. Entre em sua conta do Mercado Pago e clique em “Atividade”;
  2. Clique nos três pontinhos ao lado da compra que deseja cancelar, próximo do valor do pagamento;
  3. Selecione “Sim, cancelar”.

Aprovando Pagamento: Seu pedido está aguardando aprovação do pagamento. Pedidos feitos com Cartão de Crédito podem levar até 48 horas em análise de crédito. Pedidos feitos com Boleto Bancário podem levar de 3 à 5 dias para compensação pela instituição bancária.

O Mercado Pago não delimita um tempo médio para a aprovação. De qualquer forma, assim que a função crédito for habilitada, você receberá um e-mail do Mercado Pago com a confirmação.

Na prática, o Mercado Pago é o que chamamos de subadquirente, que é o responsável por fazer a intermediação entre o adquirente, o comprador, a bandeira do seu cartão e o banco. Isso significa que é o Mercado Pago que permite que a transação seja concluída na própria pagina da loja onde você está comprando algo.

Protegemos a informação no trajeto que vai do seu computador, smartphone ou tablet até o nosso servidor. Tornamos isso possível com a técnica de encriptação de dados (TLS) e, assim, cumprimos com os mais altos padrões de segurança online. Por isso, você pode ficar despreocupado, ninguém verá os seus dados financeiros.

Às vezes, precisamos fazer validações adicionais no pagamento, mas isso não significa que há um problema com a sua conta. Quando isso acontece, levamos mais 5 dias úteis para atualizar o status da negociação. Pedimos gentilmente que espere até o prazo final para que o detalhe deste pagamento seja atualizado.

Como verificar se minha venda foi concluída
A venda deve aparecer na seção de Vendas da sua conta do Mercado Livre, onde você também pode ver o status de cada uma delas e os passos a seguir em caso de envio.

Abra o app do Mercado Livre, e na seção inferior, toque em Minhas compras. Escolha o pedido que deseja verificar o status de envio. Na tela seguinte, toque em Detalhe do envio. Em seguida, o app irá retornar com o rastreamento atualizado do seu pedido.

Nestes casos, será apresentada uma tela solicitando a confirmação da compra, através de um número PIN que será enviado para fatura do cartão de crédito informado no formulário de compra. Para identificar este código, será necessário acessar o app ou internet banking do cartão e buscar no extrato a descrição XXXXXXXXXX.

Se houver uma cobrança na fatura do seu cartão, mas você não tiver recebido o produto, isso provavelmente quer dizer que o pagamento ainda não foi processado e que a fatura está indicando um pagamento pendente pré-autorizado. A pré-autorização de pagamentos pendentes é uma prática comum realizada pelos bancos.