Quanto tempo demora para aparecer os sintomas de intoxicação alimentar?

Perguntado por: ireal . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 11 votos

Na maioria das vezes os sinais iniciam-se oito e 48 horas após a ingestão, sendo os principais indícios a diarreia, vómitos, dores abdominais e febre. Esta intoxicação não é grave quando tratada adequadamente, e em média, dura dois a cinco dias.

Outros sintomas incluem: náusea, vômitos, diarreia aquosa, dor abdominal e cólicas, febre. Esses sintomas podem começar dentro de horas após a ingestão do alimento contaminado, mas pode demorar dias ou até mesmo semanas em alguns casos. A intoxicação alimentar geralmente dura de um a 10 dias.

Quando a intoxicação alimentar é grave? Em casos mais leves, a doença é tratada apenas com repouso e ingestão de grande quantidade de líquidos. O consumo de sopas, maçã, cremes de legumes e proteínas leves como peixes e carnes magras contribui para a melhoria do quadro.

Para melhor recuperação durante os episódios de intoxicação, pode-se comer:

  • Arroz branco.
  • Batata cozida.
  • Chás com açúcar.
  • Maçã sem casca.
  • Frango cozido.
  • Mingau de maisena.
  • Sopa de legumes.

Descanse o máximo possível; Coma quando se sentir à vontade – Comece por fazer refeições pequenas, leves e com pouca gordura. Alimentos leves tais como torradas, tostas, arroz e banana são boas escolhas; Evite o álcool, cafeína, bebidas com gás e alimentos condimentados e gordurosos – Podem fazer com que se sinta pior.

Infecção alimentar: é o crescimento de microrganismos no intestino após a ingestão de um alimento que contenha células deles4. Intoxicação alimentar: não ocorre a ingestão de microrganismo, mas sim de toxinas produzidas por eles enquanto estavam no alimento4.

Lavar abundantemente o local afetado com água corrente. Se os olhos forem afetados: lavar com água corrente durante 15 minutos e cobri-los, sem pressão, com pano limpo ou gaze; Encaminhar ao serviço médico (pronto socorro ou hospital).

As viroses gastrointestinais são causadas principalmente pelo enterovírus, que causa uma inflamação e é transmissível pelo contato com superfícies, águas e alimentos. Entre os sintomas de virose, estão a dor abdominal, diarreia (que pode ser mais líquida e pastosa) ou até mesmo o aumento da frequência da evacuação.

Antibióticos não são indicados. Soluções orais com glicose e eletrólitos, caldo ou canja podem ajudar a prevenir ou mesmo tratar casos de desidratação leve.

“Recomendo sempre que o paciente faça um suco com algum tipo de fruta cítrica, como limão ou laranja, junto com outras frutas a gosto. Por exemplo, um suco de maçã com limão e hortelã, ou um suco de cenoura com tangerina e gengibre.

Na maioria das vezes os sinais iniciam-se oito e 48 horas após a ingestão, sendo os principais indícios a diarreia, vómitos, dores abdominais e febre. Esta intoxicação não é grave quando tratada adequadamente, e em média, dura dois a cinco dias.

Os remédios mais tradicionais, que aliviam os sintomas e não prejudicam o organismo, são os antiespasmódicos (como Buscopan e Hioscina), que diminuem as dores, e os antieméticos (Dramin e Plasil, entre outros), que combatem as náuseas. Eles sempre devem ser usados sob orientação médica.

O diagnóstico inicialmente é clínico, mas para algumas intoxicações, exames de urina e sangue podem auxiliar. Na maioria das intoxicações, o tratamento é de suporte; antídotos específicos são necessários para alguns.

Na maioria dos casos, uma infecção bacteriana é a principal causa de intoxicação alimentar.

O que devo comer quando estiver com intoxicação? Se puder comer o que já está habituado, é preferível. Mas, normalmente, quando existe uma diarreia mais importante, é recomendado ao adulto não ingerir leite ou derivados e alimentos ricos em cafeína (como café, chocolate e refrigerantes).

O paciente com intoxicação alimentar deve seguir uma dieta que ajude a diminuir os sintomas, os mais recomendados são:

  • Mingau de aveia;
  • Banana;
  • Cenoura cozida;
  • Arroz branco;
  • Chás (sem cafeína), deve-se evitar o chá preto, chá mate ou chá verde;
  • Batata cozida;
  • Frango cozido ou grelhado.

Fontes comuns de alimentos: frango, peru e carne crus ou mal cozidos; ovos; leite e sumo não pasteurizados (crus); frutas e vegetais crus. Clostridium perfringens - Os sintomas começam 6 a 24 horas após a exposição: diarreia, cólicas estomacais. Normalmente começa de repente e dura menos de 24 horas.

Nesse período, é necessário repouso e ingestão de muito líquido, para repor o que o corpo está perdendo por conta da diarreia e dos vômitos. Além disso, é recomendável consumir chás, mingau de maisena, banana, cenoura e sopas.

O melhor remédio caseiro para intoxicação alimentar é o soro caseiro, pois possui diversos sais minerais e glicose que ajudam a hidratar o organismo. Beber mais água e água de coco também ajuda a hidratar e pode ser ingerida gelada ou natural para reduzir os acessos de vômitos.

O Ministério da Saúde preconiza que, na vigência de certeza de uma intoxicação alimentar cursando com diarreia aguda, estão contraindicados antieméticos e antipiréticos.