Quanto tempo demora para aparecer o rastreio?

Perguntado por: efreitas . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 9 votos

Pode levar até 72 horas úteis para que o código de rastreio seja validado pelo sistema dos Correios.

O aplicativo oficial dos Correios é, também, uma das melhores formas para rastrear as encomendas. Basta cadastrar os seus códigos de rastreamento para acompanhar o status da entrega, com a opção de receber notificações a cada atualização.

O código de rastreamento é gerado em tempo real, no momento que é feito a postagem, então se o código não confere, não consta, não existe, ele é falso, ou pode até ter sido usado um dia, mas não tem valor, essa prática precisa acabar.

Código de rastreio: ele é gerado quando o site posta o produto. É só acompanhar pelo histórico de pedidos no site da compra. Uma dica é esperar algumas horas para adicionar esse código nos sites de rastreio, porque ele demora um pouco para ser atualizado pelas transportadoras.

Não há um horário padronizado para que ocorram as atualizações no rastreamento dos Correios, uma vez que estas informações são lançadas manuamente pelos funcionários do orgão.

Utilizando o CPF ou CNPJ
Para realizar a consulta utilizando o número do CPF ou CNPJ é preciso fazer um cadastro no site dos Correios. Feito isto, ao entrar na página da empresa, basta digitar os números no campo “Acompanhe seu objeto”.

Encontre a unidade:
Se desejar, você também pode utilizar o site dos Correios para fazer sua pesquisa. Nesse caso, abra a página da instituição e, na caixa “Acompanhe seu Objeto”, digite o código do pacote. Em seguida, clique na lupa e veja todo o trajeto da encomenda, descobrindo em que unidade ela está.

Basta acessar o site dos Correios e inserir o número de rastreamento na caixa de pesquisa. O sistema dos Correios irá fornecer todas as informações sobre a sua encomenda, informando o que foi comprado, quanto custou, qual foi o custo de entrega e qual agência dos Correios está com a encomenda.

O status “objeto não encontrado na base de dados dos Correios” pode significar apenas que seu pedido ainda não foi lançado no sistema da estatal.

A sequência de 8 primeiros números () é a maneira que os Correios tem de identificar a sua encomenda. Já o último número (1) é só um dígito verificador de toda a sequência. Com as 2 últimas letras (CN) você pode descobrir o país de origem da sua encomenda.

O rastreamento é feito por meio de um código (ex.: AA123456789BR), que o remetente ou o destinatário podem inserir no sistema de consulta dos Correios. Esse código guarda informações sobre o andamento da entrega, com registro dos pontos pelos quais a encomenda está passando até o seu destino.

É normal que leve alguns dias entre um atualização e outra, devido à distância entre diferentes centros de distribuição. Se o pedido ainda estiver dentro do prazo de entrega, acompanhe o andamento e aguarde uma nova atualização.

Rastreador de Pacotes

  1. Acesse o site rastreadordepacotes.com.br;
  2. Selecione a transportadora ou e-commerce onde fez a compra;
  3. Digite o código de rastreio.

Como rastrear um pedido do Melhor Envio? Quando a postagem da encomenda é feita, a transportadora gera um código de rastreio (geralmente composto por uma mistura de números e letras).

Nos Correios
Como falamos, a expectativa é que o status objeto não encontrado na base dos Correios normalize em até dois dias úteis. Se após esse prazo o rastreamento não funcionar corretamente, o cliente deve entrar em contato com a Central de Atendimento da estatal.

Site

  1. Abra o site de rastreamento dos Correios em um navegador web;
  2. Insira o código de rastreio da encomenda ou o número do seu CPF ou CNPJ;
  3. Preencha o campo de captcha e clique na lupa para buscar o item;
  4. Caso tenha inserido CPF/CNPJ, você precisará fazer login no site dos Correios.

O código de rastreamento de produtos consiste em um conjunto de 13 dígitos. O site dos Correios e das empresas que realizam o transporte permitem essa consulta, sendo necessário que o usuário tenha o código de rastreamento, que é enviado por e-mail pelo vendedor ou prestador de serviços.

As entregas são feitas pelos Correios, de segunda à sexta-feira, das 08:00 às 18:00 horas (horário comercial), e aos sábados até as 13:00 horas, exceto em dias de feriados locais e nacionais.

O prazo para entrega via PAC é de 03 a 10 dias úteis. Obs: As encomendas enviadas por PAC tendem a ter um tratamento mais lento por parte dos Correios, o que pode fazer com que o código de rastreio demore mais de 1 dia útil para entrar no sistema de rastreamento.