Quanto tempo demora para a pitaya dar frutos?

Perguntado por: ajesus7 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

O produtor explica que o pé de pitaya começa a produzir no prazo de 2 a 3 anos, dependendo do tipo de muda usada, neste caso com a chamada “muda infantil”. Se a muda for adulta, já mais desenvolvida, a produção ocorre em 1 ano e meio, aproximadamente. Não há uma época específica para começar a produzir.

Um pé de pitaya para florescer e dar belos frutos precisa de um solo drenável e rico em substrato orgânico. O indicado é misturar cascas de ovo, areia ou cascalho à terra para garantir as condições ideais para a planta. Não se esqueça de manter o pH do solo entre 6 e 7.

“Com a primeira floração ocorrendo em novembro, entre a forma de botão e fruta madura, decorrem 50 dias…

A pitaya é um cacto de origem tropical, por isso, tem grande resistência ao calor. O ideal é que ela seja cultivada entre 18ºC a 30ºC. Em locais mais frios, uma estufa pode ser uma boa pedida.

Mudas de Pitaya: • R$ 4,00 a unidade acima de 2000 mudas.

Adubação na produção de pitaya
A adubação de cobertura deve ser feita com um adubo com baixo teor de fósforo. Recomenda-se a aplicação de 300 g de um formulado 20-5-20 na formulação NPK. Essa aplicação é feita a lanço na superfície em volta da cultura de forma homogênea por três vezes antes da colheita.

Local ideal para o cultivo
Dê preferência para cultivar a pitaya sempre em ambientes externos. No entanto, caso você não tenha esse tipo de espaço disponível em casa, escolha um local arejado e bastante iluminado, com incidência direta do sol.

A abertura da flor da pitaia dura apenas uma noite, se não houver polinização nesse período, não ocorre produção de frutos. Na natureza os polinizadores de pitaia são mariposas e morcegos. Se não ocorrer visitas desses agentes no pomar é recomendado que o produtor faça a polinização manual.

Regas e iluminação
Resistente ao calor, a pitaya necessita de iluminação direta e pouca água para ter um crescimento saudável. A irrigação deve ser cautelosa: confira a umidade do solo sempre que possível, evitando que ele fique encharcado e leve ao apodrecimento das raízes.

A irrigação adequada é fundamental para o sucesso do cultivo. É necessário checar a umidade do solo sempre que possível, pois o solo não pode nunca ficar encharcado; adulta, a Pitaya deve ser irrigada duas ou três vezes por semana apenas.

Ela calcula que cada pé de pitaya produza, em média, 20 frutos por planta e comemora o bom resultado.

Se a casca ceder um pouco, mas ainda assim se manter firme, significa que a fruta está no ponto certo. Use uma faca afiada para cortá-la ao meio e retirar o interior da pitaya com uma colher. Basta passar a colher pelas bordas da casca e remover, debaixo para cima, a sua polpa, de modo que você consiga desprendê-la.

As fases da Pitaya! Planta, broto, botão, flor e fruto!!!

Afinal, assim como outras plantas, a pitaya precisa de um certo nível de iluminação, água e estímulos nutricionais para crescer. Para começar, despeje água de forma espaçada, já que a planta retém o líquido com facilidade entre os tecidos. Espere que o substrato esteja seco antes de fazer uma nova rega.

Esterco (no caso, ele usa de carneiro) Estaca de 1,5m ou 1,3m de altura e boa qualidade, que tenha durabilidade. Terra de boa qualidade. Mudas de boa procedência.

É branca por dentro com a casca rosada. Com o nome científico de Hylocereus megalanthus, a variedade amarela apresenta casca amarelada e interior branco. É muito comum na Colômbia. Com o nome científico de Hylocereus polyrhizus, a pitaya vermelha possui a casca rosa e a polpa avermelhada.

A pitaia amarela é considerada uma das mais raras. No Brasil, poucos produtores plantam essa variedade, que leva 180 dias para amadurecer. Uma caixa com três quilos pode ser vendida por até R$ 70 e cada pé de pitaia produz até 40 frutos.

A fruta é nativa do México e América Central, então grande parte é importada. Isso por si só torna mais caro do que uma fruta doméstica, como maçãs vermelhas deliciosas.