Quanto tempo demora para a levotiroxina fazer efeito?

Perguntado por: agalvao . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

Os sintomas do hipotireoidismo costumam melhorar com 2 a 3 semanas de tratamento, mas o efeito máximo do medicamento demora pelo menos 6 semanas. Por isso, até que a dose correta da levotiroxina seja estabelecida, o paciente deve fazer doseamentos do TSH a cada 6-8 semanas.

A levotiroxina suplementa a produção de hormônio da tireoide. Se você faz tratamento contra hipotireoidismo e para de tomar esse medicamento, seus níveis hormonais tireoidianos permanecerão desajustados, prejudicando a sua qualidade de vida.

A levotiroxina (o hormônio T4 em cápsulas) deve ser ingerida de estômago vazio ou pelo menos duas horas após a última refeição. Ainda é recomendado aguardar de 30 a 60 minutos para ingerir algum alimento após tomar o remédio.

Moderar o consumo de soja e produtos a base de soja, pois estudos tem verificado associação entre consumo excessivo desses alimentos e hipotireoidismo; As brássicas, brócolis, couve-flor, couve-de- bruxelas, couve-manteiga, nabo, rabanete, repolho, além de alho e cebola são fontes de glicosinolatos.

Em alguns casos, se a quantidade do hormônio administrada estiver em excesso, o paciente pode ter aumento do apetite, insônia, tremores e palpitações cardíacas. No entanto, em algumas semanas, o tratamento tende a ser bem estabelecido e o paciente não terá nenhum tipo de perda na qualidade de vida por conta da doença.

Se o hipotireoidismo não for corretamente tratado, pode acarretar redução da performance física e mental do adulto, além de elevar os níveis de colesterol, que aumentam as chances de problemas cardíacos.

Os comprimidos de Levotiroxina Sódica devem ser ingeridos com estômago vazio (1 hora antes ou 2 horas após o café da manhã ou ingestão de alimento), a fim de aumentar sua absorção. Para as crianças com dificuldades de ingerir os comprimidos, estes devem ser triturados e dissolvidos em pequena quantidade de água.

Outra consequência do nível excessivo de levotiroxina são os efeitos físicos, como a fraqueza muscular e a arritmia cardíaca, “que também podem levar a quedas e fraturas”, lembra Rosa.

Além dos laticínios, fontes de fibras, soja, fontes de ferro e café são capazes de reduzir a absorção do medicamento. Se você tem hipotireoidismo e toma levotiroxina, comprimido clássico para tratar a condição, é bom planejar direitinho o consumo de leite, queijos e iogurte.

PURAN T4 é um medicamento que possui em sua fórmula uma substância chamada levotiroxina. A levotiroxina é um hormônio normalmente fabricado pelo organismo pela glândula tireoide. O PURAN T4 é prescrito pelo médico para suprir a deficiência desse hormônio no organismo.

Cuidados na Administração de Levotiroxina
Os comprimidos de Levotiroxina devem ser administrados sempre com um copo cheio de água para prevenir possíveis engasgos. Quem faz uso de Omeprazol, Pantoprazol ou similares, deve sempre manter distância no horário da Levotiroxina e estes medicamentos.

Ainda não existe um tratamento que cure esta doença, que impeça a progressão da inflamação, e o medicamento é uma reposição dos hormônios que a tireóide deixou de produzir, a fim de proporcionar uma melhor qualidade de vida ao paciente.

Maçãs, peras, ameixas e frutas cítricas são abundantes em pectinas, que ajudam a desintoxicar o mercúrio – um dos principais metais que estão ligados a problemas de tireoide.

Alimentos como alga marinha, castanha-do-pará, laranja e ovos são ótimas opções para incluir na dieta para hipotireoidismo, pois fornecem nutrientes, como iodo, fibras, antioxidantes e gorduras saudáveis, que são necessários para o bom funcionamento da tireoide.

Hipotireoidismo e qualidade de vida
Então, se você apresenta alguns desses sintomas, procure um médico endocrinologista sem demora. A boa notícia é que, com o tratamento correto, é possível recuperar sua vida normal!

Alimentos que devem ser evitados por quem possui hipotireoidismo

  • Soja e produtos derivados. ...
  • Alimentos industrializados e ricos em carboidratos simples. ...
  • Peixes predatórios, como cavalinha, peixe espada e tubarão. ...
  • Amendoim, couve-de-bruxelas, mandioca, mostarda e rabanete.

Deve-se evitar alimentos ricos em sal, gorduras saturadas e carboidratos simples e limitar o consumo de soja e seus derivados, uma vez que estes interferem na atividade hormonal da tireoide. Recomenda-se remover completamente da dieta o álcool, o tabaco e a cafeína.