Quanto tempo demora para a injeção Mesigyna fazer efeito?

Perguntado por: dvidal . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Uma ou duas semanas após a primeira injeção, ocorrerá sangramento semelhante ao menstrual. Isto é normal e, com a continuação do uso de Mesigyna® o sangramento ocorrerá geralmente em intervalos de 30 dias. Normalmente, o dia da injeção mensal estará dentro do intervalo livre de sangramento.

LEVA APENAS ALGUNS MINUTOS
A injeção funciona da mesma forma que outros métodos anticoncepcionais hormonais, como a pilula, exceto pelo fato de ter um efeito de um a três meses, dependendo do tipo. Isso significa, portanto, que seus efeitos, depois da aplicação, não são reversíveis durante o período de uso.

Mesigyna® é indicado para prevenir a gravidez. Os contraceptivos hormonais injetáveis são um método muito eficaz de controle de natalidade. Quando utilizados corretamente (sem atraso ou esquecimento das injeções), a possibilidade de ocorrência de gravidez é muito baixa.

Uma ou duas semanas após a primeira injeção, ocorrerá sangramento semelhante ao menstrual. Isto é normal e, com a continuação do uso de Mesigyna o sangramento ocorrerá geralmente em intervalos de 30 dias. Normalmente, o dia da injeção mensal estará dentro do intervalo livre de sangramento.

Qual a probabilidade de engravidar tomando injeção? É um método contraceptivo muito eficaz. Segundo dados publicados em artigo no portal da Bayer, o percentual de falhas é de apenas 0,1% a 0,6% para a injeção mensal e de 0,3%, para a injeção trimestral, o que é equivalente à eficácia da ligadura de trompas1.

O primeiro ciclo, tanto com a pílula oral como com injetáveis, deve ser preservado por haver ainda o risco de gravidez. À partir do segundo ciclo com uso contínuo, a mulher já estaria protegida de engravidar.

Não há sintomas específicos que possam indicar que ele não fez efeito. Vale lembrar que sangramentos de escape são comuns quando se toma anticoncepcional, mas não indicam que ele perdeu o efeito.

Anticonvulsivantes como a fenitoína, carbamazepina, fenobarbital, primidona, topiramato, oxcarbamazepina e a lamotrigina são drogas que podem diminuir os efeitos dos anticoncepcionais.

A injeção anticoncepcional que é aplicada mensalmente possui a combinação dos hormônios progesterona, responsável por inibir a ovulação, e o estrogênio, que estabiliza o endométrio. Ela deve ser aplicada no 8º dia do ciclo ou a cada 30 dias, respeitando a data da primeira aplicação.

Quanto ao momento do uso da pílula, ele está correto, deve ser feito até 72h após a relação desprotegida, sendo mais eficaz nas primeiras 24h, como você fez. Ou seja, fique tranquila, dificilmente você engravidou nessa relação.

Mesigyna Solução Injetável é um contraceptivo hormonal injetável utilizado para prevenir a gravidez. Feito com a combinação de dois hormônios femininos – enentato de norestiterona e valerato de estradiol – basta uma dose única mensal para obter a proteção.

Sim, o tipo de anticoncepcional pode afetar atrasos futuros do ciclo menstrual você sabia? Mulheres que tomam anticoncepcional injetável tendem a ter mais ciclos desregulados depois de parar com as aplicações.

A paciente só estará plenamente protegida contra a gravidez após 7 dias de uso da pílula. Se a paciente tem risco de estar grávida, este modo de início também não é o mais adequado.

Hoje, no Brasil, dispomos das seguintes injeções anticoncepcionais: Mensais: Mesigyna, Noregyna, Perlutan, Cyclofemina; Trimestrais: Depoprovera. A injeção anticoncepcional pode ser um combinado de estrogênio e progesterona (todas as mensais) ou ser só de progesterona (trimestral – depoprovera).