Quanto tempo demora para a injeção Benzetacil fazer efeito?

Perguntado por: ufurtado9 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 13 votos

“A vantagem do uso da benzilpenicilina é o seu rápido efeito, com início de 15 a 30 minutos após a aplicação. A ação se prolonga por um período de, em média, 21 dias.

A grande vantagem da penicilina benzatina é o fato de uma única dose é suficiente para manter o antibiótico circulando no organismo por mais de 3 semanas.

Infecções venéreas: sífilis, bouba (doença tropical infecciosa), bejel (sífilis endêmica) e pinta (doença sexualmente transmissível).

“A vantagem do uso da benzilpenicilina é o seu rápido efeito, com início de 15 a 30 minutos após a aplicação. A ação se prolonga por um período de, em média, 21 dias.

A solução mais simples mas também uma das mais efetivas é fazer gargarejo, pelo menos 3 vezes por dia, com a mistura de água morna e sal. A solução funciona pois a água com sal possui propriedades antimicrobianas, ajudando a eliminar os microrganismos da garganta e, consequentemente, diminuindo os sintomas.

Recomenda-se a utilização periódica de Benzetacil® a cada 4 semanas, na dose de 1.200.000 unidades.

Esclarecido isso, podemos dizer que o antibiótico mais indicado para garganta inflamada é a amoxicilina.

Reações incomuns (>1/1.000 e < 1/100)

  • Pele: erupções cutâneas; vermelhidão na pele, coceira, urticária.
  • Sistema urinário/eletrolítico: inchaço por retenção de líquidos.
  • Reações de hipersensibilidade: reações anafiláticas (alérgicas graves), inchaço da laringe.
  • Sistema cardiovascular: queda da pressão arterial.

Devido as doses serem maiores, o espaço torna-se reduzido para o líquido passar entre as fibras musculares. Ao ser injetada, a solução tensiona as fibras e também causa a dor.

No caso dos medicamentos contendo penicilina e seus derivados, somente existe proibição para realização do teste de sensibilidade nas farmácias/drogarias, conforme artigo 3º, inciso I da Portaria CVS nº 5/00, não havendo, portanto, proibição expressa para a administração dos medicamentos.

Quem tem alergia a amoxicilina pode tomar penicilina (Benzetacil)? Não. Esses antibióticos são da mesma família e tem reação cruzada.

A intramuscular, que como o próprio nome diz vai diretamente ao músculo, é a que mais incomoda por penetrar mais fundo em nossos braços ou glúteos.

Benzetacil deve ser administrado exclusivamente por via intramuscular profunda. O frasco deve ser vigorosamente agitado, antes da retirada da dose a ser injetada, para completa homogeneização do produto. Recomenda-se injeção intramuscular profunda no quadrante superior lateral da nádega.

Entre ser ingerido e começar a inibir a ação das bactérias no organismo, o medicamento antibiótico leva cerca de 30 minutos.

A benzilpenicilina benzatina deve ser administrada exclusivamente por via intramuscular (IM). A região preferencial é a ventro-glútea, por ser livre de vasos e nervos importantes, sendo o tecido subcutâneo de menor espessura, com poucos efeitos adversos e menos dor local.

Geralmente, é transmitida por gotículas expelidas ao tossir, espirrar ou beijar. Também pode ser provocada quando se compartilha objetos pessoais como copos, xícaras, escovas de dentes, garrafas de água, garfos, colheres etc. com outras pessoas, especialmente se estiverem doentes.

Para infecções de garganta, como amigdalite e laringite, o período inflamatório pode levar de três a sete dias para passar. No caso de gripes e resfriados, o problema persiste durante todo o quadro sintomático, que pode levar de dez a catorze dias para sarar.

alimentos líquidos, como sopas e caldos, são mais indicados para esses quadros, por ter menor risco de lesionar a região inflamada; umidificadores de ambiente são indicados para prevenção e como suporte ao tratamento; faça repouso e evite forçar a voz; para umedecer a garganta, você também pode tomar um banho quente.

O caseum é a ocorrência de bolinhas brancas na garganta.
Essa condição também pode ser chamada de cáseos amigdalianos ou apenas cáseos. O caseum é mais frequente em adultos que têm quadros de inflamação das amígdalas (amigdalite). Se você não tem as amígdalas, não corre o risco de ter caseum.

“Vários são os fatores que podem levar a esse quadro, mas os principais são o uso abusivo ou incorreto de antibióticos, alteração da microbiota local, infecções virais e baixa imunidade”, explica a médica.

Se o problema não melhorar em até 15 dias, o otorrinolaringologista Silvio Keniti Iwamura recomenda procurar um médico: “Qualquer queixa relevante ou persistente deve ser investigada, podendo ser uma simples irritação local por abuso de bebidas geladas e friagem ou início de um quadro infeccioso”.