Quanto tempo demora para a emissão da CNH?

Perguntado por: mteixeira . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.1 / 5 8 votos

A CNH física é impressa em até 48 horas, sendo que o prazo de entrega pelos Correios, no endereço do condutor, é de 03 a 05 dias úteis. Para isso, é importante que o condutor mantenha seus dados pessoais como endereço, celular e e-mail atualizados no site do Detran.

Os motoristas que estão com o documento vencido, mas dentro do período de renovação podem dirigir normalmente.

clique no ícone "Carteira Digital de Transito". O acesso é realizado através da Conta de Acesso Único da Administração Pública Federal - gov.br, portanto, clique no botão "Entrar com gov.br". Como você é um usuário cadastrado no Gov.br, informe no campo "CPF" o número do seu CPF.

O processo para tirar a CNH é dividido em 3 etapas: Exame médico e psicotécnico (saiba mais) Curso teórico e prova teórica (saiba mais) Curso prático de direção e exame prático de direção (saiba mais)

Na consulta será exibido o status da emissão da sua CNH: Se a mensagem apresentada for “Sua CNH já foi emitida pelo Detran.SP”, o documento foi emitido e pode ser retirado no prazo informado pela unidade onde o serviço foi solicitado.

Documentos e Registros Pessoais
Consulta do andamento da emissão da 2ª via da CNH solicitada por um dos canais digitais do Poupatempo. É possível fazer o acompanhamento desde a solicitação até o envio do documento. O Acompanhamento da 2ª via da CNH pode ser realizado pela internet.

Acesse o portal do Poupatempo (http://www.poupatempo.sp.gov.br/), clicando no menu Serviços, CNH CARTEIRA NACIONAL DE HABILITAÇÃO, depois na opção Demais serviços da CNH, selecione a opção Outros Serviços de CNH e faça seu agendamento.

2 – Enquanto aguardo a Carteira Nacional de Habilitação – CNH posso dirigir portando somente o protocolo de renovação da CNH? Sim, mas somente no Distrito Federal, portando documento de identificação com foto e o comprovante de pagamento do serviço.

Três dias após cumprir todas as etapas do processo, a versão digital de sua CNH estará disponível para download no aplicativo "CDT - Carteira Digital de Trânsito". A CNH digital tem o mesmo valor jurídico da impressa. Aplicativo disponível no Google Play ou na Apple Store.

Isso porque, de acordo com o Departamento Nacional Trânsito (Denatran), é possível utilizar da Permissão para Dirigir (PPD) e da Adição de Categoria na CNH assim que o Departamento Estadual solicita a emissão do documento físico. Para tanto, basta instalar o app e portar a CNH digital enquanto conduz o veículo.

Você deve realizar o login no Portal de Serviços SENATRAN com sua conta gov.br (CPF e Senha) ou Certificado Digital. Clique em "Entrar com gov.br" no canto superior direito da sua tela e insira seus dados. Após o login, você deve localizar no canto esquerdo da página inicial e clicar no bloco "Validar CNH".

A partir de agora, a CTPS em meio físico não é mais necessária para a contratação na grande maioria dos casos. Para o trabalhador, basta informar o número do CPF no momento da contratação. Para o empregador, as informações prestadas no eSocial substituem as anotações antes realizadas no documento físico.

A impressão do documento pode ser realizada pelo site dos departamentos de trânsito de cada um dos estados e do DF, pelo Portal de Serviços do Denatran ou até pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito, que emite uma versão online da habilitação do motorista.

Caso sua PPD já tenha sido EMITIDA, constará como condutor “habilitado”. No entanto, será registrado um auto de infração por dirigir sem os documentos obrigatórios, considerado uma infração leve que não afetará sua PPD. Ainda assim, é aconselhável evitar essa situação.

Os valores para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ou Permissão para Dirigir, variam de Estado para Estado. Porém, a média gira em torno de R$ 500,00 a R$ 600,00, considerando exames médicos e psicológicos, além de taxas de serviço de quem vai emitir o documento pela primeira vez.