Quanto tempo demora para a cana brotar?

Perguntado por: apadilha . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 20 votos

A cana inicia seu desenvolvimento nos primeiros três meses após o plantio. Mas, com a chegada da seca e do inverno, esse processo se torna mais lento por cinco meses (de abril a agosto). A planta então vegeta nos sete meses subsequentes (setembro a abril), para amadurecer nos meses seguintes.

O período de janeiro a março é considerado ideal para o plantio da cana-de-açúcar, por suas boas condições de umidade e temperatura, que podem dar melhor garantia para o desenvolvimento das gemas. Nessas circunstâncias é possível uma brotação rápida, o que reduz a incidência de doenças nos toletes.

Os estágios fenológicos da cana-de-açúcar são os seguintes:

  • brotação e emergência;
  • perfilhamento;
  • crescimento dos colmos;
  • maturação dos colmos.

Para resolver isto e induzir a planta a entrar em seu estágio de maturação ideal são utilizados os maturadores da cana-de-açúcar, cuja função é antecipar o acúmulo de açúcares nos colmos da cana ou contribuir com a manutenção da sacarose acumulada em razão de fatores climáticos.

  • Cana de Açúcar
  • Saccharum edule
  • Grama de Kans
  • Saccharum ravennae
  • Saccharum barberi

ureia

Tipos de adubo para cana
Em relação ao nitrogênio, pode ser utilizada a ureia, desde que ela seja levemente incorporada ao solo em uma profundidade de 5 cm. Isso reduz as perdas por volatilização. Outra fonte de nitrogênio que pode ser utilizada é o sulfato de amônio, que também irá fornecer enxofre ao sistema.

O nitrogênio é um dos principais nutrientes a serem fornecidos para a cana-de-açúcar. Conheça as principais fontes: ureia: é uma das fontes com maior concentração de nitrogênio, podendo chegar a 45%, e custo relativamente baixo; sulfato de amônio: é utilizado para repor nitrogênio (20%) e enxofre (22%).

Os valores da TAL são especialmente altos durante a fase de intenso crescimento, que no caso das plantas C4, fica entre 40 e 80 g m-2 dia-1. Neste mesmo grupo de plantas, a TAL média, durante toda o período de crescimento, é de 20 e 30 g m-2 dia-1 (LARCHER, 2000).

A cana-de-açúcar é uma cultura semiperene, pois após o plantio, ela é cortada várias vezes antes de ser replantada. Seu ciclo produtivo é, em média, de seis anos com cinco cortes.

As épocas de colheita da cana são entre os meses de abril e novembro, para a Região Centro-Sul, e entre novembro e abril, para a Região Nordeste. Algumas técnicas podem facilitar o planejamento da colheita, entre as quais: irrigação, maturadores, queima, corte, transporte da cana, etc.

A planta então vegeta nos sete meses subsequentes (setembro a abril), para amadurecer nos meses seguintes. Para cortar a cana, espera-se entre 16 e 18 meses.

Fatores como precipitação pluviométrica, temperatura, umidade relativa e horas de brilho solar são condicionantes climáticos importantes e possuem efeito sobre o comportamento fisiológico da cultura em relação ao metabolismo de brotação, perfilhamento, crescimento e desenvolvimento dos colmos, florescimento, maturação ...

A Cana-de-açúcar no Brasil tem dois períodos diferentes de safra. De setembro a março o foco da produção é nas regiões norte e nordeste. De abril a novembro, a produção de Cana-de-açúcar no Brasil fica centralizada no Centro-sul.

Uma agricultura intensiva (monocultura), como ocorre com o cultivo da cana-de-açúcar, provoca mudanças no meio ambiente, alterando as características do meio físico, reduzindo a biodiversidade, e refletindo de formas diferentes sobre a biota local, sendo prejudicial a algumas espécies e não a outras.

Uma boa terra para plantar cana-de-açúcar é aquela rica em compostos orgânicos. Por isso, usar aquele adubo que você mesmo prepara aí na sua propriedade já pode oferecer as condições ideais para a planta crescer sadia. Em relação à terra, ela pode ser arenosa ou argilosa.

- A quantidade necessária de mudas varia entre dez e 15 toneladas por hectare. - Quando a época de plantio é adequada e a qualidade da muda está excelente, pode-se optar por menores quantidades de mudas.

O processo de maturação da cana-de-açúcar pode ser difinido como o processo fisiológico que envolve a formação de açúcares nas folhas e seu deslocamento e armazenamento no colmo.

1. a profundidade do sulco deve variar entre 20 e 30 centímetros; 2. em solos arenosos, espaçamentos mais estreitos como 1 metro ou 1,20 metro são mais indicados, pois permitem que o fechamento da entrelinha ocorra mais rapidamente, facilitando o controle do mato.