Quanto tempo demora o registro de arma de fogo?

Perguntado por: aqueiroz7 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

Em média 30 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço. Este serviço é gratuito para o cidadão.

O tempo regular de emissão do CR é de até 60 dias, porém pode variar de 15 a 120 dias dependendo da Região Militar.

Quanto tempo demora a análise de crédito? Essa é uma pergunta difícil, pois cada banco ou financeira tem um tipo de procedimento e acaba tendo seu próprio tempo. Porém, com as evoluções recentes no processo de aprovação, esse tempo costuma variar entre 1 e 15 dias corridos.

De acordo com o Estatuto do Desarmamento, a renovação do Craf se dá em prazo igual ou superior a 3 anos.

As armas das Forças Armadas e de outros membros da segurança pública registradas no Sigma (Sistema de Gerenciamento Militar de Armas), banco de dados do Exército, não precisarão ser cadastradas na Polícia Federal. Dessa forma, somente os CACs (caçadores, atiradores e colecionadores) precisam fazer esse cadastro na PF.

Aos CACs, só é permitido o porte de arma de fogo curta de uso permitido, sendo autorizado o emprego de arma de fogo de seu arsenal para proteção, dependendo de obtenção de licença para porte.

Certificado de Registro (CR): É a concessão de um certificado para que a pessoa física esteja registrada para realizar atividades de Colecionamento de armas de fogo, Tiro desportivo e Caça. A partir do momento que esta pessoa física adquire o CR ela se torna um CAC.

O site anuncia até 55 dias úteis para entrega após o envio do CRAF.

Para pessoa física, a expedição ou a renovação de porte de arma de fogo baixarão ambas de R$ 1.000 para R$ 500, conforme definiu o relator.

Concede o PORTE DE ARMA, a nível nacional, para todo CAC (atirador, caçador, colecionador), de qualquer arma de porte velado(revólver ou pistola), de calíbre permitido. O CAC poderá formular requerimento de porte de arma, com amplitude nacional sem especificação de efetiva necessidade.

Cada caçador maior de 25 anos pode possuir até 12 armas, sendo até oito de uso restrito, para uso exclusivo na atividade de caça. Pode ser autorizada uma arma curta de porte, com funcionamento de repetição, calibre não inferior a . 357 e com energia mínima de 746 joules na saída do cano.

Quais armas posso comprar tendo CR? São permitidas compras de armas de fogo no Brasil com os calibres 9mm, 40, 45, 357 e 10mm, ou que utilizem projéteis com até 12,7 mm com pólvora negra. Também são permitidas máquinas para recargas de munição e vários modelos de miras.

Documentos Obrigatórios que o CAC deve portar:
-Certificado de Registro (CR); -Certificado de Registro da Arma de Fogo (CRAF); -Guia de Tráfego (GT); -Documento que comprove filiação com o clube (ainda que não seja obrigatório, é útil).

Entenda o que é a análise de crédito
O objetivo é identificar o perfil e as condições financeiras do cliente a partir das suas informações básicas e dos seus dados financeiros. Assim, a empresa também define um valor mínimo de compra, a taxa de juros aplicada e o prazo de pagamento das parcelas.

A taxa de contato, mais conhecida pelo termo utilizado em inglês como Contact Rate (CR) abordado pelos gestores nas empresas de atendimento ao cliente, vem sendo um indicador muito utilizado.

Para requerer o porte de arma é necessário, portanto, apresentar os mesmos documentos necessários ao registro, informando ao psicólogo e instrutor de tiro que deverá realizar os exames específicos para o porte e, também, deverá agendar entrevista no Departamento de Polícia Federal.

O prazo de validade do registro para colecionador, atirador desportivo e caçador é de dez anos, contados a partir da data de sua concessão ou de sua última revalidação.

A autorização para o porte de arma de fogo de uso permitido, em todo o território nacional, é de competência da Polícia Federal e somente será concedida após autorização do Sinarm.

Sim, mas isso não exclui a necessidade do controle.

Este serviço é gratuito para o cidadão.

“O porte de arma é uma possibilidade, mas não é tão liberado como imaginam. É preciso fazer requisição, ter curso e comprovar a necessidade no serviço. Se houver a necessidade e comprovação através de um processo administrativo, além do treinamento, você pode ter direito ao porte de arma”, afirma.