Quanto tempo demora o processo de remarcação de chassi?

Perguntado por: evidal . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 19 votos

A autorização para a execução do serviço de remarcação tem prazo de 30 dias e a numeração passa a constar com o código adicional REM no CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) e no chassi, logo abaixo dos numerais.

Não é difícil identificar um chassi remarcado, já que ele é representado pela sigla REM e aparece no próprio documento do carro.

  1. A remarcação de chassi somente poderá ser autorizada pelo órgão de trânsito onde estiver registrado o veículo;
  2. A entrada ou retirada de documentos de veículos pode ser feita pelo proprietário ou pelo seu representante legal (procurador), que deverá apresentar procuração particular com poderes específicos.

Entre os riscos do chassi remarcado está a desvalorização do veículo, já que o seu valor de mercado pode cair em torno de 20% a 30%, levando em conta os antecedentes que causaram a remarcação do chassi.

Uma das maiores desvantagens do veículo que tem o seu chassi remarcado é a desvalorização. A depreciação é muito grande, podendo girar entre 20% e 30% ou equivaler a um automóvel com perda total.

É uma lei que altera o Código Penal e que foi sancionada pelo presidente em exercício, Geraldo Alckmin. Ela define como adulteração qualquer mudança, remarcação ou supressão do número do chassi, motor, placa ou qualquer sinal de identificação sem autorização. E prevê punição para todos os envolvidos nesse procedimento.

Existem duas maneiras: a primeira é a remoção da ferrugem através de um processo de decapagem do metal, onde o produto Quimox dissolve a ferrugem da superfície, que é então removida pela lavagem com água. A segunda maneira é utilizar o P.C.F.

O deságio, de acordo com a Agência AutoInforme, chega a ser entre 20% e 30%. A desvalorização ocorre mesmo se o procedimento for feito em consequência de um acidente ou roubo e endossado pelas autoridades de trânsito. Nessas situações, a remarcação aparece no documento do carro.

Em casos de chassi adulterado, é necessário recorrer às autoridades. Caso você tenha autorização, torna-se possível fazer a remarcação do chassi em estabelecimentos que tenham credenciais.

Problemas do chassi remarcado
Ao tentar fechar um seguro para o carro, a alteração no código do chassi pode significar um empecilho. Esta sequência alfanumérica é um dos itens analisados na vistoria solicitada pelas seguradoras, que podem recusar o veículo por conta disso.

Carroceria: é comum encontrar o chassi dentro da cabine no lado do passageiro, localizado na lateral metálica próxima ao banco, onde é possível encontrar um tipo de tampa de encaixe. Ao abrir a tampa, você localiza o número gravado na carroceria.

623/16. Quando o chassi é recortado, significa que o veículo NÃO PODE mais circular.... E detalhe: são mantidos os últimos números (pelo menos aqui em SP), justamente para evitar que sejam roubados veículos e simulada a compra por leilão... Ou seja, se o chassi estiver todo recortado, NÃO É de leilão.”

Além de servir como identificação, o chassi auxilia no reconhecimento de fraudes. Como ele está presente em mais de uma parte do carro, geralmente no motor ou na carroceria, possibilita que autoridades policiais reconheçam documentos adulterados em caso de furto ou roubo, por exemplo.

Pena – Reclusão de 3 a 6 anos e multa. Código de Trânsito Brasileiro: Art. 114.

311 - Adulterar ou remarcar número de chassi ou qualquer sinal identificador de veículo automotor, de seu componente ou equipamento: Pena - reclusão, de três a seis anos, e multa.

Um grande problema que acontece e que dificulta a leitura, deste tipo de número é a ferrugem. Em carros com mais tempo de fabricação isso é muito comum, por terem ficado expostos a ação do tempo, o material perde suas camadas de proteção ficando propício a ferrugem.

Revitalização de Chassi – Vida nova para a identificação do seu veículo. Consiste em um procedimento de “tentar salvar” a identificação da numeração de chassi do veiculo, quando há presença de ferrugem e corrosão acentuada decorrente da falta de manutenção e conservação do local.

Leilão de recuperação de financeira: esse é o leilão de bancos, por exemplo. Nesse caso há todos os tipos de carros e são veículos recuperados pelo Detran, Polícia Federal e estatais.

O condutor deve ir ao botão “Gravames”, “Consulta Sistema Nacional de Gravames” ou “Consulta SNG”. Depois, é necessário digitar os caracteres do chassi. Finalmente, uma página com todas as informações do automóvel será aberta, como nome do proprietário, placa e o RENAVAM— um código com 11 caracteres.

Se o proprietário do veículo tiver dificuldades para localizar o número ou fazer o decalque, ele pode procurar o setor que realiza a vistoria no DETRAN ou o setor que realiza o emplacamento antes de procurar o seu atendimento administrativo.