Quanto tempo demora a recuperação de uma cirurgia de hérnia umbilical?

Perguntado por: rmello . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.1 / 5 4 votos

A recomendação principal é que o paciente mantenha repouso em casa durante dois ou três dias. Após esse período, as atividades do cotidiano, que exigem um esforço mínimo, podem ser mantidas, porém o retorno aos exercícios físicos deve ocorrer gradativamente, de 2 a 3 semanas após o procedimento.

Evite ficar muito tempo deitado ou sentado. Procure andar várias vezes ao dia, quando estiver fazendo caminhada procure respirar fundo algumas vezes para ajudar expandir os pulmões.

As complicações mais comuns são as anestésicas, a infecção e a recidiva da hérnia. Devido ao estrangulamento da hérnia, os riscos das cirurgias de emergência são muito maiores. Além do tratamento da hérnia, as consequências do estrangulamento também deve ser resolvidas.

Em média, o período necessário de recuperação da cirurgia de hérnia é de cerca de 1 a 2 semanas. A liberação para retomar as relações sexuais pode levar até 14 dias. Quanto às demais atividades corriqueiras, como dirigir e retornar ao trabalho e aos estudos, acontece entre 1 e 2 semanas.

Uma das formas de saber se a cicatrização não está indo tão bem como esperado é observando uma possível presença de secreção cerosa, como um líquido rosado-amarelado, na gaze.

Para identificar se seus pontos estão infeccionados ou inflamarem, observe se há vermelhidão ao redor dos pontos, inchaço, sensação de que o local está mais quente, dor, odor ruim no local da ferida/cirurgia e, em alguns casos, febre alta.

O que acontece com os pontos internos plástica? Os tecidos internos também passam por esse processo de cicatrização. Portanto, o corpo pode levar até 2 anos e meio para recuperá-los totalmente.

podendo caminhar pela casa livremente, subir e descer escadas e realizar caminhadas leves como atividade física – já nos primeiros dias. A movimentação após a cirurgia é essencial e auxilia a reduzir o risco de complicações, como a trombose pós-cirúrgica, por exemplo. Por isso, evite ficar apenas deitado ou sentado.

A cirurgia de hérnia umbilical é geralmente bem simples. Normalmente, você é liberado para ir para casa no mesmo dia da cirurgia, depois de comer e beber algo. É normal sentir algumas dores e desconforto no abdômen. Você também pode ficar com um pouco de sono.

Então, prefira as proteínas obtidas através de carnes magras, como o frango, peixes e ovos. O ferro também deve estar presente na dieta, sendo o feijão, o brócolis e o espinafre importantes fontes. Além disso, os alimentos lácteos não são recomendados, principalmente nos primeiros dias após a cirurgia de hérnia.

Na cirurgia com corte no abdômen, é utilizada a anestesia peridural. Após o corte, a hérnia é empurrada para dentro da barriga e a parede abdominal é fechada com pontos. Normalmente, o médico coloca uma tela na região, para evitar que uma nova hérnia apareça no local.

Hérnias umbilicais pequenas, menores que 1,5 cm geralmente não causam complicações. Entretanto, hérnias maiores (até 2 cm) podem causar estrangulamento do conteúdo herniário. E lembrando, o estrangulamento é uma emergência cirurgia, ou seja, requer a realização de uma cirurgia de forma imediata.

O uso das telas nas cirurgias de hérnia da parede abdominal é uma das principais medidas para evitar os casos de recidiva.

Pós-operatório
Não tem restrição de movimentos (caminhadas, subir escada são permitidos).

Tempo de recuperação
Dentro de 3 a 5 dias após a cirurgia, a pessoa já pode retornar à maior parte das atividades do dia a dia que são de seu costume. Para voltar a trabalhar o período de espera fica entre 1 e 2 semanas, mas desde que a pessoa não tenha que fazer grandes esforços, tais como levantar peso.

Os especialistas consideram que é normal sentir dor após cirurgia de hérnia nos primeiros dias após a cirurgia, entre 7 a 10 dias após o procedimento, independentemente da técnica cirúrgica utilizada.

É o que se chama de hérnia recidivante ou hérnia recidivada. Elas demandam uma nova operação para devolver a porção do órgão novamente ao lugar. O retorno da hérnia pode ter a ver com o aumento da pressão intra-abdominal, excesso de esforço como pegar peso, tosse crônica, entre outros fatores.

Um copo de leite é o ideal para acelerar o processo de cura. Amora, framboesa, morango e mirtilo são alimentos ricos em flavonoides. Esses antioxidantes naturais atuam na proteção da parede dos vasos sanguíneos, além de combater o processo de inflamação da cútis.

Quais são as causas da deiscência após cirurgia? A deiscência pode acontecer por vários motivos, porém, o mais comum é o aumento da pressão sobre o local da ferida cirúrgica. Essa pressão pode ocorrer pela realização de esforço físico em excesso ou, até mesmo, em casos de tosses ou espirros frequentes.

As células de colágeno mais fibrosas se unem às camadas mais profundas da pele, tornando a cicatriz mais rígida que o necessário. Essa nova pele fica colada na parte interna e gera o desnível da cicatriz em relação ao restante da área onde ela se encontra.

10 – Quando o médico ou a enfermeira retirar os pontos, continue cuidando da cicatriz, hidratando a zona onde estiveram os pontos. Costuma-se usar creme hidratante ou óleos cicatrizantes.