Quanto tempo demora a mandioca para produzir?

Perguntado por: emelo . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.1 / 5 20 votos

16 meses

Após o cultivo, quanto tempo para colher a mandioca? Na maioria das vezes, o tubérculo está pronto para ser colhido entre 14 e 16 meses após o plantio. Contudo, pode acontecer de a planta passar por um ciclo precoce, ou seja, ter o desenvolvimento acelerado, permitindo que a colheita seja antecipada.

A mandioca é um cultivo de ciclo longo, pois sua colheita pode ser feita a partir do oitavo mês de produção e durar até dois anos. Há casos em que você poderá colher o vegetal no sétimo e até no sexto mês, tudo irá depender do diâmetro da raiz, o qual é recomendado possuir mais do que três centímetros.

A espécie apresenta ciclo longo (8 a 10 meses, um ciclo, para desenvolver raízes para o consumo humano e 18 meses, dois ciclos, para utilização na indústria de farinha e fécula).

Os resultados demonstraram que a adoção da poda em plantas de mandioca, no período de repouso fisiologico (maio a junho), aumenta a produção de raízes e estas tendem a apresentar mais massa seca de raiz e menor rendimento de farinha, ao final do ciclo, e redução de parte aérea, durante a poda.

O consórcio mandioca + milho é também bastante usado no Brasil, normalmente plantando-se uma fileira de milho entre duas de mandioca, no espaçamento de 1,00 m entre as fileiras do milho e de 0,20 m a 0,40 m entre covas na linha.

Podridão pode ser causada pelo excesso de irrigação e é uma doença de difícil controle. Agrônomo recomenda colher toda a área cultivada logo que aparecem os primeiros sintomas.

Verifique se a casca está intacta. Quanto mais fina estiver a casca, com manchas, machucados ou com a polpa aparecendo, menos fresca é a mandioca. Observe a polpa na parte cortada da raiz: ela deve ter cor uniforme, sem manchas escuras ou azuladas, e deve estar úmida. Evite raízes cuja polpa tem aparência ressecada.

O preparo do solo deve ser o mínimo possível, apenas o suficiente para a instalação da cultura e para o bom desenvolvimento do sistema radicular, e sempre executado em curvas de nível, orientação esta que também deve ser seguida no plantio. A aração deve ser na profundidade de 15-20 cm e uma gradagem.

Normalmente, os produtores de mandioca colhem um pé com peso entre 6 e 8 quilos, afirmou a extensionista rural do escritório de Pomerode da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Eneide Barth.

- As melhores ramas para fazer mudas são as provenientes da haste principal da planta e do terço central desta. - No momento da retirada das mudas, as brotações e as raízes devem ser cortadas, mas as ramas devem ficar inteiras, sendo feito o corte em estacas menores só na hora do plantio.

De modo geral, a lua crescente é a melhor fase para cultivos de plantas que crescem para fora da terra. Nesse estágio, a seiva está presente em quase toda estrutura da planta, desde o caule, os ramos e as folhas.

Para garantir uma boa germinação, usam-se três a quatro semente por covas nas culturas de feijão e milho, deixando após o desbaste, apenas uma planta por cova.

A mandioca de mesa BRS 429 é altamente produtiva (49,76% de superioridade média de produtividade de raízes comerciais), apresenta moderada resistência ...

Para o bom desenvolvimento das raízes, o solo ideal para o cultivo de mandioca é o de textura média, entre franco-arenosa e argilo-arenosa.

Adubação. A mandioca responde bem à aplicação de adubos orgânicos (estercos, tortas, compostos, adubos verdes e outros), que devem ser preferidos como fonte de nitrogênio.