Quanto tempo demora a escarlatina?

Perguntado por: iveloso . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 12 votos

A erupção da escarlatina, que confere à pele um toque áspero, desaparece ao fim de 6 dias, acompanhando-se de uma descamação fina durante alguns dias.

Na última fase da escarlatina a pele descama, a princípio sob a forma de pequenas escamas no tronco e rosto, tornando-se depois generalizada, intensa e característica.

Sintomas da escarlatina
A doença caracteriza-se por febre alta e dor de garganta, seguida de erupção cutânea em 24-48 horas. Outros sintomas: Manchas vermelhas na pele, com início tipicamente na cabeça / face e ao nível do tronco, podendo estender-se até aos membros superiores. A pele tipicamente é áspera ao toque.

O diagnóstico costuma ser feito clinicamente, ou seja, por meio do exame físico e das queixas da criança, mas é comum que os médicos peçam um exame de sangue simples – o hemograma – para verificar o comportamento dos glóbulos brancos, que, afinal, respondem pelo combate a infecções.

O antibiótico recomendado é a penicilina realizada por via intramuscular em dose única. A escarlatina é uma doença benigna, porém é importante sempre a avaliação médica da criança com exantema.

É contagiosa e uma das doenças mais comuns em idade escolar. Saiba em que consiste esta doença e porque motivos se pode contrair mais do que uma vez.

Crianças com escarlatina devem ser afastadas da escola por pelo menos 24 horas após o início do tratamento para evitar o contágio e permitir o repouso. Mesmo pessoas sem sintomas podem transmitir a doença.

O rash surge, em geral, no 2º ou 3º dia de sintomas e dura uns 5 dias. A faringite pode ser exatamente igual a um faringite viral, com intensa dor e vermelhidão.

Os antibióticos de escolha para o tratamento da escarlatina são a penicilina V ou a amoxicilina. O tempo de tratamento indicado é 10 dias. Uma opção com posologia mais simples é a penicilina benzatina, que é administrada por via intramuscular em dose única.

Em geral, os antibióticos devem ser tomados por 7 a 14 dias — mas isso é definido de acordo com orientação médica. Vale ressaltar que, mesmo sentindo melhora no quadro, não se deve interromper o tratamento.

Não há vacina para escarlatina e para o tratamento é necessário o uso de antibióticos. Portanto, na suspeita da doença deve-se sempre consultar um médico.

Causas da faringite estreptocócica
A bactéria específica responsável pela faringite estreptocócica é a Streptococcus pyogenes (ou estreptococo do grupo A), e o CDC observa que esse grupo também causa muitas outras infecções, incluindo a febre reumática e a febre escarlatina.

A escarlatina pode ser facilmente controlada com antibióticos. A bactéria causadora é altamente sensível à penicilina. Não há vacinação contra essa doença. Por isso, a melhor forma de prevenção é evitar o contato com pessoas infectadas.

A escarlatina é uma infecção causada pela bactéria Estreptococcus beta hemolítico do grupo A, transmitida por contato direto com saliva, secreções nasofarígeas ou pelo contato com objetos contaminados. Muito contagiosa, é mais frequente em crianças e adolescentes de 5 até 18 anos¹.

Em 2015, foram registrados 17.586 casos da infecção no país – número mais alto desde 1967, quando foram registrados 19.305 casos.