Quanto tempo demora a digestão da aveia?

Perguntado por: arocha . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.1 / 5 18 votos

Arroz integral, trigo, aveia e fubá levam 90 minutos, enquanto lentilhas, grão de bico, ervilhas, feijão e soja levam 2-3 horas para serem digeridos.

Quando a dieta é rica em fibras, grãos, verduras e frutas, a digestão completa leva em média duas horas.

Isto é muito variável, pois depende de fatores como consistência dos alimentos, composição, quantidade e mastigação. De forma geral, da mastigação até o momento em que o bolo alimentar deixa o estômago, uma boa digestão leva de duas a três horas para acontecer.

Embora ingerir aveia em quantidades excessivas possa resultar em efeitos indesejados, o consumo moderado deste alimento não costuma trazer nenhum malefício à saúde, nem engorda, uma vez que a grande quantidade de fibras presente na aveia faz com que ela seja uma opção saudável para a dieta.

A aveia é uma fonte natural de melatonina, um hormônio que ajuda a controlar o ciclo do sono. Se você precisa de um lanche antes de dormir, coma uma pequena tigela de mingau de aveia ou um biscoito de aveia.

A aveia é uma ótima opção tanto para o café da manhã ou lanche da tarde quanto para o almoço ou o jantar.

Se temos que selecionar um momento do dia para consumir aveia, talvez o mais acertado seja a hora do pequeno-almoço, quando o organismo está ávido de receber nutrientes, especialmente energia, para afrontar a actividade diária e ter uma melhor saúde.

Farelo de aveia
Também é rico em fibras solúveis e insolúveis, além da beta-glucana, que pode auxiliar para um bom funcionamento intestinal. Estimula o crescimento das bactérias boas da flora intestinal e melhora a consistência das fezes, o que facilita sua mobilidade no intestino.

Diz a especialista que o melhor é optar pela versão cozida. " Quando cozinhados, os flocos de aveia soltam uma espécie de geleia. É uma fibra solúvel, que é muito benéfica para o microbioma intestinal".

Em qualquer uma de suas apresentações, esse alimento é fundamental na dieta alimentar e incluir uma porção diária é recomendado para todas as pessoas. No caso específico da aveia crua, pode ajudar a reduzir o colesterol ruim, controlar os níveis de açúcar no sangue e reduzir a pressão arterial.

Em relação à digestão, os especialistas lembraram ainda do tempo que cada alimento é digerido. Por exemplo, no caso do carboidrato, o período leva de 1 a 2 horas; já a proteína leva de 2 a 4 horas; por fim, as gorduras são as que mais demoram para serem digeridas e levam de 6 a 8 horas.

36 horas

As fezes então são armazenadas em um local específico do intestino até serem evacuadas. Por incrível que pareça, esse processo de movimentação no intestino grosso dura cerca de 36 horas. Você deve estar pensando por que simples fezes levam tudo isso de tempo para irem embora do corpo.

O estômago continua o processo de digestão dos carboidratos, iniciado na boca, e inicia a digestão das proteínas. Vazio, possui um volume de aproximadamente 50 mL, mas pode expandir sua capacidade para até 4L.

É normal sentir vontade de evacuar depois após uma refeição. Em uma das fases do processo de digestão dos alimentos, chamada reflexo gastrocólico, o corpo libera um hormônio que faz com que o cólon se contraia e mova o alimento no sistema digestivo, o que pode gerar vontade de evacuar.

Além de um possível excesso calórico, aveia demais pode causar desconforto intestinal, inchaço, diarreia e até enjoo. Então coma com moderação e aproveite todos os benefícios desse cereal que é o queridinho dos brasileiros!

Quantas colheres de aveia é indicado consumir diariamente? A porção recomendada é de 30 gramas por dia. Ou seja, três colheres de sopa de aveia já garantem os benefícios do cereal.

Como consumir: para ajudar a soltar o intestino, é importante consumir 1 colher de sopa de aveia em flocos por dia, que pode ser usada em mingaus ou adicionada a frutas ou iogurte.

Como consumir
Segundo a nutricionista Dra. Andrezza Botelho, o ideal é consumir um prato de mingau pela manhã ou à noite. Ele deve ser usado como café da manhã ou jantar – e não como ceia, aquela última refeição, depois do jantar, que é geralmente indicada em cardápios para emagrecer.

O farelo de aveia é rico em fibras alimentares, fato que ajuda a apoiar a função intestinal saudável. De fato, apenas 1 xícara (94 gramas) de farelo de aveia contém impressionantes 14,5 gramas de fibra. Isso é aproximadamente 1,5 vezes mais fibra que a aveia flocos ou farinha de aveia.

Banana com aveia é uma combinação clássica e muito nutritiva da culinária! A fruta e o cereal são ricos em nutrientes, como fibras e minerais, que auxiliam no bom funcionamento do corpo e do intestino, além de fornecerem sensação de saciedade e promoverem uma alimentação mais saudável e balanceada.