Quanto tempo demora a certidão expedida?

Perguntado por: aoliveira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Em média, o prazo de entrega das certidões varia entre 5 e 15 dias úteis, dependendo do tipo de certidão. Mas existem alguns fatores que podem alterar esses prazos. O atraso na emissão da certidão por parte do cartório ou do órgão emissor pode alterar os prazos.

Indica que um documento está pronto e foi encaminhado ao seu destinatário.

O que é contagem do prazo? A Contagem do prazo é um meio de estipular e monitorar os prazos processuais. De acordo com o Art. 224, os prazos devem ser contados excluindo o dia do início e incluindo o dia do vencimento, bem como somente em dias úteis.

A certidão de publicação expedida é um documento oficial emitido por um órgão competente que comprova a publicação de um determinado ato legal em um periódico oficial ou em um diário de justiça. Essa certidão é utilizada para comprovar a publicidade e a validade dos atos jurídicos e administrativos.

Depois de “concluso para sentença”, o próximo passo é a prolação da sentença pelo juiz responsável pelo caso. A sentença pode ser favorável ou desfavorável ao réu, dependendo da análise das provas e das leis aplicáveis ao caso.

Expedição da certidão de remessa da intimação para o Portal Eletrônico significa que o juiz já avaliou o processo e tomou a sua decisão sobre o assunto. Dessa forma, as partes envolvidas precisam ser avisadas desse despacho, que ocorre por meio de publicação no Diário Oficial do Estado (DOE).

Significa que as partes de um processo serão comunicadas/citadas/intimadas sobre uma novidade, decisão/despacho que teve no processo. O sistema eletrônico da Vara/Tribunal informa que essa comunicação foi expedida para o controle dos procedimentos.

A expedição de documentos é um serviço prestado pela Coordenação de Protocolo (COP) do Arquivo Central, por meio do contrato da UnB junto aos Correios. Esse serviço consiste no envio dos documentos oficiais da UnB destinados a outros órgãos públicos, pessoas físicas e/ou jurídicas em âmbito nacional ou internacional.

Depois da expedição de intimação, o próximo passo é a realização da intimação propriamente dita. A intimação é o ato pelo qual se dá ciência a alguém, de forma oficial, de um determinado ato processual, como por exemplo, uma audiência, uma decisão judicial ou a necessidade de apresentar documentos.

O Registro de Sentença é o ato que formaliza que o documento foi registrado no sistema. É possível registrar os documentos vinculados as categorias: Despachos, Sentenças, Decisão e Termos de Audiência.

Além disso, a contagem dos prazos somente ocorrerá no dia útil seguinte à publicação. Veja o seguinte exemplo: determinado ato é disponibilizado em uma quarta-feira no Diário de Justiça Eletrônico. Considerando que a quinta-feira seja um dia útil, essa será a data da publicação.

A disponibilização se refere ao momento em que a informação foi lançada do Diário da Justiça. Já a publicação é feita no Diário Oficial no primeiro dia útil após a disponibilização. A partir desta publicação, os prazos processuais começam a contar. Lembrando que nessa contagem são considerados apenas dias úteis.

Significa que foi decorrido prazo dado pelo juiz para que o réu vencido se manifestasse após a sentença ser proferida. Desse modo, o processo continua e a próxima etapa deve ser a certificação em cartório de “julgado a sentença”. Depois disso, o próximo passo é o cumprimento da sentença.

Como consultar processo no Diário Oficial?

  1. acesse o menu “Processos” e prossiga para “Consulta Processual”;
  2. escolha a opção de consulta;
  3. informe algum dado relevante sobre o processo, como número do processo, número do documento da parte ou nome do advogado;
  4. selecione o foro do processo;
  5. clique em “Consultar”.

As Intimações que não forem recebidas pelo portal no prazo de 10 dias serão consideradas recebidas por expiração do prazo.