Quanto tempo demora a aparecer o bronze?

Perguntado por: oaparicio . Última atualização: 30 de maio de 2023
3.9 / 5 7 votos

Você aproveitou o fim de semana de sol para se bronzear, mas está começando a segunda-feira sem o resultado que esperava? Isso acontece porque a pele não reage automaticamente à exposição ao sol. A melanina, substância responsável pela mudança na cor da pele pode demorar cerca de 72 horas para se manifestar.

Quanto tempo dura o bronze artificial
Sobre a durabilidade do bronze, pode ir até 10 dias. “A durabilidade é de cinco a 10 dias, mas vai depender muito do cuidado e da pele da cliente.

Pós - bronze
Após o bronzeamento, é natural que a pele fique mais sensível e ressecada, por isso, abuse do uso dos sabonetes glicerinados e evite ao máximo tomar banhos quentes.

Defina o horário do melhor sol para se bronzear
Para se bronzear com segurança, é muito importante que você escolha o horário correto para se expor ao sol. Nesse caso, dê sempre preferência para os horários da manhã, antes das 11h, ou para os horários de fim de tarde, depois das 16h.

Algumas dicas, segundo a especialista, são importantes para potencializar a capacidade de bronzeamento. "Tomar suco de duas ou três frutas antes de se expor ao sol, por exemplo, suco de laranja, tomate e papaia ou melão, melancia e caju, e consumir saladas com tomate, cenoura e pimentão.

Conheça alguns cuidados imprescindíveis para conquistar um bronzeado bonito e saudável!

  1. Invista em um bom protetor solar. ...
  2. Exponha-se ao sol somente nos horários adequados. ...
  3. Dê atenção ao que você come. ...
  4. Esfolie sua pele. ...
  5. Não esqueça da hidratação. ...
  6. Conheça o seu limite. ...
  7. Deixe sua pele descansar.

O tempo de bronzeamento da pele vai depender muito da cor original do paciente. Mas a Drª Tatiana esclarece: “Em média, uma exposição de 30 minutos por sete dias já garante um excelente bronzeado!”, garantiu.

A depilação retira todas as células mortas da pele, deixando-a muito sensível, e a chance de manchar é muito grande. O ideal é depilar com no mínimo um dia de antecedência. 2- Esquecer ou não passar esfoliante antes do bronzeador. Principalmente cotovelos, joelhos, pés e mãos.

“O bronze natural tem a aplicação do acelerador e garante que a marquinha continue após meses, o que difere do bronze gelado, que funciona como uma espécie de maquiagem na pele e dura, em média, dez dias na pele”

2) Evite bronzear o corpo em apenas um dia
Esse é o tempo para as células produzirem e liberarem a melanina. Trata-se de um processo que leva tempo, então nem adianta ficar horas embaixo do sol. Inclusive, o recomendado para uma pele bonita e saudável é evitar os excessos.

Após aplicação do produto
Aguardar vinte minutos para vestir-se e sete horas para tomar banho (tempo necessário para completar a reação de bronzeado com a pele).

Caso mesmo assim queira se expor ao sol para suplantar a vitamina D, evite a exposição da Face e Membros superiores pois são áreas mais sujeitas ao câncer de pele! O Rosto é área de risco e tumores menores são mais sérios.

De forma geral, a recomendação para adultos saudáveis de pele branca é de 15 a 20 minutos de banho de sol, três vezes por semana. Esse tempo aumenta à medida que a pele escurece, com recomendações de 30 a 40 minutos para quem tem pele morena e até 1 hora para quem tem pele negra.

Especialistas recomendam até as 10h e após as 16h. Pois entre as 10h e 16h há uma maior emissão dos raios ultravioletas, responsáveis por causar câncer de pele. Devido ao calor, você já sabe: abuse da água e sucos naturais.

A dica é tomar um suco com 3 cenouras e 1 laranja, todos os dias, cerca de 3 semanas antes da exposição solar e durante o período de exposição ao sol e consumir alimentos ricos em betacaroteno e outros antioxidantes, como tomate, damasco, morango, pitanga ou manga, por exemplo, 2 a 3 vezes ao dia, pelo menos 7 dias ...

A pele, porém, se renova constantemente – todas as células são trocadas num prazo entre 30 e 90 dias (mesmo que você não tome sol). As células com a melanina do bronzeado migram da camada mais profunda para a mais superficial e naturalmente descamam (eliminando, consigo, o pigmento).

Comer alimentos ricos em betacaroteno
Alimentos como cenoura, manga e acerola são ricos nessa substância, e você deve incorporá-los à sua dieta diária se quiser prolongar o bronze. Agora, também é preciso ter em mente que, sozinhos, esses alimentos não são tão eficientes para esse objetivo.

Mamão, cenoura, goiaba, damasco, abóbora, manga, cáqui (alimentos amarelo-alaranjados em geral) e vegetais verdes-escuro: brócolis, agrião, espinafre e couve. Acerola, caju, limão, laranja, repolho, goiaba, kiwi emorango, a família das “berries”. Gergelim, amêndoas, nozes e amendoim.

Aposte em modelos com cores ou estampas mais claras para evidenciar sua pele dourada após alguns dias de praia. As cores claras refletem mais a luz solar, por isso ressaltam mais o bronzeado que as cores escuras.