Quanto tempo de repouso após cirurgia de pedra nos rins a laser?

Perguntado por: omarques . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.1 / 5 20 votos

A recuperação para esse tipo de cirurgia para pedras nos rins demanda geralmente internação de 2 ou 3 dias. Já o período de atenção e retomada lenta à rotina pode levar de dias a semanas. Só então as atividades físicas começam a ser gradualmente reinseridas nos hábitos cotidianos do paciente.

Normalmente, a recuperação da cirurgia para pedra nos rins dura até 3 dias, sendo mais demorada nos casos de pedras com mais de 2 cm, quando é necessário fazer um corte para chegar ao rim, podendo demorar até 1 semana para o paciente poder voltar a trabalhar, por exemplo.

De modo geral, o paciente fica internado por 2 ou 3 dias. Mas a recuperação total pode levar de 2 semanas a 1 mês e, nesse período, o paciente é orientado a evitar atividade física moderada e intensa, bem como de alto impacto.

- Formação de coágulos dentro da bexiga, que podem. obstruir o fluxo urinário; - Lesão de ureter; - Infecção generalizada, que pode levar a perda do rim.

Os sintomas após a cirurgia podem variar entre cólica na região pélvica, ardência para urinar, pequenos sangramentos e dor nas costas.

A retirada do cateter duplo J pode ser feita depois de 1 dia ou até 3 meses após a sua colocação, dependendo do motivo do tratamento. O tempo máximo que a pessoa pode permanecer com o cateter duplo J é 3 mêses, já que há cateteres projetados para suportar esse tempo.

Possíveis Complicações
Dor e desconforto após a cirurgia: pode ocorrer sobretudo nas primeiras 72 horas. Halos ao redor de luzes e ofuscamento noturno. Hipertensão ocular: aumento de pressão intra-ocular no pós-operatório.

A Técnica Lasik é um procedimento cirúrgico que corrige erros refrativos (miopia, astigmatismo, hipermetropia), mudando a forma da córnea e, consequentemente, o modo como a luz é focada internamente. A cirurgia para cada olho demora em média de 8 a 10 minutos.

O paciente que coloca Duplo J pode trabalhar? Sim. A única recomendação mais ''relevante'' é que, depois da colocação do cateter, o paciente mantenha um repouso de 24 horas e tome bastante água.

Em casa, o paciente deverá permanecer em repouso por dois a três dias. O retorno ao consultório acontecerá uma a duas semanas após a litotripsia.

A cirurgia para retirada dos cálculos renais custa, em média, R$ 9 mil na rede particular, valor que a família não tem condições de pagar.

Carnes processadas (presunto, bacon, mortadela, apresuntado e linguiça, que são ricos em sal).

Deve-se evitar alimentos de digestão mais difícil, como exemplo, frituras, alimentos gordurosos, condimentados e doces. Os líquidos (água, chá, água de coco, sucos naturais) devem ser ingeridos em quantidades acima do que habitualmente você ingere.

O retorno às atividades profissionais ocorre entre 2 e 5 dias após a alta e o retorno a atividade física e sexual entre 5 e 15 dias, a depender da idade do paciente e da sua recuperação. Alguns pacientes só se sentem a vontade para praticar atividades físicas após a retirada do cateter duplo J.

Raquel Ferreira Nassar Frange - Cálculos maiores que 0,6 cm precisam ser acompanhados por urologista. E normalmente vão precisar de intervenção cirúrgica, principalmente quando causam obstrução. Como evitar as pedras nos rins?

Deslocamento ou migração do cateter: Em alguns casos, o cateter duplo j pode se deslocar ou migrar para outra posição, o que pode causar dor, obstrução ou ineficácia na drenagem da urina. Caso ocorra um deslocamento, o médico pode precisar reposicionar ou substituir o cateter.

Cálculos maiores que 0,9 cm são grandes demais e não passam pelo sistema urinário, sendo necessária uma intervenção médica para eliminá-los. Estes cálculos grandes podem ficar impactados no ureter, provocando uma obstrução à drenagem da urina e consequente dilatação do rim, a qual damos o nome de hidronefrose.