Quanto tempo de repouso após cirurgia de mama?

Perguntado por: omendes . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.2 / 5 9 votos

Entre 2 a 3 semanas após a mamoplastia, a paciente deve limitar o movimento dos braços (acima de 45º), assim como evitar levantar peso. Após cerca de 2 semanas é possível retornar às atividades habituais.

No pós-operatório das cirurgias mamárias é importante realizar, diariamente, os cuidados locais na ferida, mantendo os curativos sempre secos. São utilizados curativos específicos, feitos de material poroso e elástico, e adaptados para cada tipo de mama com o objetivo de proporcionar mais conforto aos pacientes.

Em um período de 30 dias a paciente não deve levantar os braços num ângulo maior que 90º. Os movimentos devem ser lentos e sempre dentro dos limites recomendados pelo médico.

É importante mantê-las secas e protegidas para evitar infecções; Use um sutiã especial para ajudar a manter a posição da mama durante o banho; Evite esfregar ou apertar as mamas durante o banho; Não tome banho de chuveiro de cabeça para baixo.

A recomendação é que se tenha mais de uma peça para que a mesma possa ser trocada após o banho. O médico especialista deve indicar o uso do sutiã por pelo menos um mês.

Mamoplastia de Aumento
Assim como na maioria das cirurgias plásticas, a retomada dos treinos deve ser bem leve, com caminhadas, por exemplo. A rotina normal deve ser retomada somente após os 60 dias. Importante destacar que a cicatrização dos tecidos acontece totalmente após 90 dias.

Após 30 dias, a paciente poderá iniciar os exercícios para os membros superiores, mas sem sobrecarregá-los ou causar impactos — a retomada deverá ser aos poucos.

Posso tomar banho sozinha? Sim, não há contraindicações quanto a isso. No entanto, como você não poderá levantar os braços acima dos ombros, precisará de ajuda para lavar a cabeça, por exemplo.

- É recomendado o repouso relativo: que é evitar ficar apenas na cama e fazer alguns movimentos – sempre de forma lenta.

Como prevenir as aderências? Algumas medidas podem ser adotadas pelo cirurgião durante uma cirurgia para evitar a formação de aderências: Redução do tempo cirúrgico. Manutenção dos tecidos umedecidos durante a cirurgia.

Normalmente, o pós-operatório da mamoplastia redutora não é dolorido, entretanto, devem ser evitados movimentos excessivos nesse momento. Após a realização do procedimento, a paciente deve ficar de observação por 12 horas, sendo que um banho completo deve esperar, ao menos, 24 horas.

O que posso dizer é que “fisgadas” leves são esperadas e habituais no pós operatório e estão relacionadas ao processo de cicatrização. A fisioterapia também tem um importante papel na organização desse processo cicatricial e pode reduzir o período desses sintomas.

Isso não significa, no entanto, que a paciente sofrerá com os efeitos da inflamação durante todo esse período. O inchaço visível leva por volta de 12 semanas para desaparecer.

– É permitido lavar os cabelos 3 dias após a cirurgia, preferencialmente em salão de beleza. Não lave os cabelos debruçando-se para a frente, pois isto pode propiciar sangramento.

A recomendação do médico é que pacientes com cabelos longos aproveitem para ir ao cabelereiro para lavá-los. Traz conforto e tranquilidade no pós-operatório, principalmente, na primeira semana.

A posição recomendada pelos cirurgiões plásticos é dormir de costas, com a cabeça ligeiramente elevada, e evitar dormir de bruços ou de lado, principalmente nas primeiras semanas após a cirurgia. Para saber mais sobre cirurgia de mama, clique aqui e fale em tempo real com o Cirurgião Plástico especialista.