Quanto tempo de repouso após cirurgia de apendicite?

Perguntado por: lsales . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 10 votos

Recomendações de alta: se a apendicectomia for videolaparoscópica (VLP) o tempo de repouso relativo são 7 dias; se for cirurgia aberta McBruney o tempo se estende para 30 dias; se for cirurgia aberta mediana (laparotômica) o tempo se estende para três meses.

Na maioria dos casos de apendicectomia laparoscópica, o doente pode deixar o hospital 24 horas após a operação. Em ambos os casos, pode surgir alguma dor ou hematomas na zona das incisões nos primeiros dias após a operação. Para aliviar a dor e desconforto, normalmente são prescritos alguns analgésicos.

A recuperação após cirurgia para apendicite pode demorar de 1 semana até 1 mês no caso da apendicectomia tradicional, sendo que costuma ser mais rápida na apendicectomia por laparoscopia.

Pode ser necessário usar um dispositivo de suporte, como um aglutinante abdominal, por até duas semanas após a cirurgia. Isso ajuda a diminuir a dor e o risco de acúmulo de líquidos sob a pele.

Causas: Na maioria dos casos, a apendicite é provocada pela obstrução do apêndice com restos de fezes, resultando em inflamação. Sintomas: – dor do lado inferior direito do abdome.

Após a realização de uma cirurgia, o local operado costuma sofrer um inchaço, o que é completamente normal. Conforme explica o ortopedista Guilherme Maretti, o edema pós-operatório acontece porque cirurgia causa um trauma nos tecidos em que ela foi realizada.

O mais recomendado para pessoas que estão se recuperando de uma cirurgia é dormir de barriga para cima, a menos que a operação tenha sido na região que estará em contato com o colchão nesta posição. Isso faz com que a respiração seja mais fácil, não causando pontos de pressão muito expressivos na pele.

Esse inchaço, geralmente, desaparece em torno de três semanas após a cirurgia plástica. Entretanto, podem existir casos específicos em que o inchaço leva até seis meses para sumir.

Nos primeiros dias após a cirurgia, deve-se evitar bebidas gaseificadas, ácidas (laranja, limão e tangerina, por exemplo) ou que contenham muito açúcar e, claro, as bebidas alcoólicas.

Uma das formas de saber se a cicatrização não está indo tão bem como esperado é observando uma possível presença de secreção cerosa, como um líquido rosado-amarelado, na gaze.

Características e sintomas
A protrusão é o principal sintoma, porém, em casos complicados como a hérnia, pode-se apresentar encarceramento ou estrangulamento do intestino. Nestes casos, sintomas adicionais aparecem, como dor abdominal de forte intensidade no local da hérnia, náusea, vômito e febre.

O desenvolvimento geralmente acontece entre três e seis meses depois da cirurgia. Contudo, também pode surgir antes e depois desse espaço de tempo.

Também é mais comum que a hérnia incisional se manifeste após a realização de cirurgias contaminadas, como, por exemplo, no caso de apendicite supurada, na qual é expelido pus, bactérias e outros possíveis contaminantes que propiciam esse quadro.

Principais sintomas de apendicite
A evolução da apendicite pode ocorrer em 72 horas, quando o problema já alcançou um estágio avançado e a infecção se tornou mais grave, podendo levar o indivíduo a uma perfuração ou formação de bloqueio.

O distúrbio é raro em crianças com menos de um ano de idade, mas se torna mais comum à medida que as crianças crescem e é mais comum em adolescentes e adultos com 20 a 30 anos. ) também podem causar apendicite.

Exames para identificar apendicite
Os principais exames para diagnosticar a apendicite são: Hemograma; Ultrassonografia abdominal; TAC de abdomen.

Esse processo de cicatrização é relatado muitas vezes como sensação de peso, dor, fisgadas, em alguns casos até a limitação para alguns movimentos específicos. O que posso dizer é que “fisgadas” leves são esperadas e habituais no pós operatório e estão relacionadas ao processo de cicatrização.

Para você identificar se os seus pontos cirúrgicos estão inflamados, os sintomas básicos são:

  1. Vermelhidão;
  2. Inchaço;
  3. Dor ao tocar;
  4. Sensação de calor.

No geral, os 3 primeiros dias após a cirurgia costumam ser de dor moderada, dor essa que vai diminuindo e tende a desaparecer cerca de 15 dias após a cirurgia. Analgésicos, uso do sutiã cirúrgico e repouso são as recomendações médicas para alívio do desconforto pós cirurgia.