Quanto tempo de jejum para exame de TSH e T4?

Perguntado por: amoura . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 20 votos

Para a realização do exame TSH, é indicado que o paciente esteja em jejum de, no mínimo, quatro horas.

O sangue deve ser coletado com o estômago vazio por pelo menos 4 horas, o melhor horário é pela manhã, pois a concentração de TSH no sangue muda ao longo do dia.

Como é feito o exame? O exame é feito de forma simples, sendo necessária apenas uma coleta de sangue do paciente. Para a coleta de sangue não é necessário jejum.

Quais exames de laboratório exigem jejum obrigatório? As dosagens de glicose que verificam os níveis de açúcar no sangue geralmente exigem jejum de 8 horas. Já para o lipidograma, perfil lipídico, colesterol e frações, o jejum não é obrigatório, mas o médico algumas vezes pode solicitar o exame com jejum de 12 horas.

2 - É permitido beber água durante o jejum para exame de sangue. Água pura pode ser consumida durante o jejum sim, mas com moderação.

Causas de oscilações do TSH
Algumas medicações podem causar alterações do TSH em pacientes previamente sem doença tiroidiana, a exemplo de iodo, amiodarona, lítio, inibidores da tirosinoquinase, corticosteroides, análogos de somatostatina e agonistas dopaminérgicos4.

TSH Alto: Sintomas para ficar atento

  • Cansaço;
  • Depressão;
  • Queda de cabelo;
  • Ganho de peso;
  • Dores musculares frequentes;
  • Lapsos de memória;
  • Intestino preso;
  • Colesterol alto.

T4 – Tiroxina livre - R$18,00 - Labi Exames.

Para todas as idades jejum mínimo necessário de 0 a 14 horas.

O consumo de água não interfere nos resultados da coleta de sangue, em exames que requerem jejum. Já o exame de urina não exige jejum, mas o excesso de água pode alterar as taxas hormonais, devido à diluição da amostra. Entretanto, se seu exame envolve algum tipo de anestésico, você não poderá beber água.

Também deve ser pedido quando se há suspeita de doença no eixo central, como em casos de pacientes que possuem sinais e sintomas de outras doenças hipofisárias, como hiperprolactinemia e alterações dos hormônios sexuais, por exemplo.

Quando a produção da tireoide cai – no caso do hipotireoidismo – o metabolismo consequentemente fica mais lento, e o corpo reage geralmente com sintomas que variam de pessoa pra pessoa, mas que ,em geral, englobam cansaço, sonolência, inchaço, depressão, oscilações de humor, queda de cabelo, unhas fracas, intestino ...

Valores altos de T4 livre podem indicar hipertireoidismo, câncer de tireoide, tireoidite, bócio e infertilidade feminina; já baixos indicam quadros de hipotireoidismo: nutrição ou tireoidite de Hashimoto (doença autoimune em que o organismo fabrica anticorpos contra as células da tireoide).

O que quebra o jejum para exame de sangue? Qualquer alimento, com exceção da água, que seja ingerido durante o jejum irá interferir no resultado dos exames de sangue. Isso acontece porque os alimentos modificam algumas dosagens bioquímicas do nosso corpo.

Da mesma forma, escovar os dentes não influencia no jejum.