Quanto tempo de estudo para Analista Judiciário?

Perguntado por: asubtil . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 7 votos

Por isso falarei da média: em média o tempo necessário à aprovação é de 2 anos a 5 anos de estudos. A média de idade dos aprovados está entre 25 a 30 anos.

Tempo ideal de preparação para um concurso pode variar entre oito meses a dois anos.

Um candidato mediano tem 50% de chance de aprovação no concurso para magistratura federal em 2 anos e 10 meses, com dedicação integral (40 h/semana). Acredite, esse é um prazo conservador. O mesmo bacharel pode ser aprovado estudando apenas 1 ano e 5 meses (em um cenário mais otimista)!

R$13.138

Qual é o salário de Analista Judiciário? O salário médio nacional de Analista Judiciário é de R$13.138 em Brasil. Filtre por localização para ver os salários de Analista Judiciário na sua região.

Nos casos de concurso público para servidor, como configuram os cargos de fiscal, analista e técnico de tribunal, em nenhuma hipótese é exigido título de advogado ou comprovação de exercício judicial.

Para ter chances de ser aprovado e nomeado em concursos de Tribunais você precisa acertar em média 90% das questões objetivas. E você não vai conseguir esse índice se aventurando na área. Você precisa se tornar um especialista nesse tipo de concurso.

Concurso TJDFT: O que cai na prova para Analista Judiciário?

  • Língua Portuguesa.
  • Língua Inglesa.
  • Noções de Direito Administrativo e de Direito Constitucional.
  • Ética no Serviço Público, Regimento Interno e Lei de Organização Judiciária.
  • Conhecimentos Específicos.

A carreira de técnico judiciário
Cabe ao técnico executar tarefas de suporte técnico e administrativo. Em resumo, a função não tem muita diferença nos afazeres de um analista, a não ser o salário, de certo, e em algum tipo de assessoramento específico, que cabe ao analista.

Antes de mais nada vamos responder à pergunta do título: Sim, é possível passar de primeira em um concurso público. De fato, existem pessoas que fizeram exatamente isso, garantindo uma vaga após apenas alguns meses de estudo para determinado certame.

Sim, tudo isso é possível, mas é consideravelmente mais demorado. Se você quer saber como estudar para concurso público em pouco tempo você não pode “demorar” para fazer nada!

Pedro Felipe de Oliveira Santos

Com 25 anos, Pedro Santos foi aprovado em 1º lugar para juiz federal. Piauiense diz que rotina era de planejamento e até 14 h de estudo por dia. Com apenas 25 anos, o piauiense Pedro Felipe de Oliveira Santos se tornou o mais jovem juiz federal do país.

Caso você possa estudar quatro horas, com qualidade, estude. Se você tem dez horas livres por dia, mas seu limite físico se esgota com seis ou mais horas, respeite isso, pelo menos até um dia conseguir alcançar mais horas. Não adianta estudar só trinta minutos por dia com qualidade, nem dez horas ruins.

Quem pretende seguir a carreira de juiz precisa se formar em Direito, trabalhar um tempo na área jurídica e depois se candidatar a uma vaga em concurso público. Ao todo, são necessários pelo menos oito anos de preparação para ingressar nesta carreira. A dedicação, no entanto, vale muito a pena!

Os analistas precisam ter um diploma de tecnólogo ou de bacharelado na área em que pretendem atuar ou que atuam. Ainda assim, uma pós-graduação na área pode ser vista como um adicional, além de poder ajudar os profissionais a ter um maior conhecimento específico e um currículo mais consistente.

TCU

TCU é eleito melhor órgão público para se trabalhar; vem ser servidor do tribunal!

Analista Judiciário na Área Jurídica
Analisar e movimentar processos; Averiguar provas; Criar modelos de decisões; Cumprir e fazer cumprir determinações judiciais.