Quanto tempo de corticoide engorda?

Perguntado por: oparis9 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

Mas afinal, o corticoide pode levar a um ganho de peso? A resposta é sim. Esse efeito costuma ser dose dependente e relacionado à duração do tratamento. O corticoide leva a redistribuição da gordura do corpo, ou seja, a gordura pode se acumular em locais indesejados, como no parte de trás do pescoço e ainda no rosto.

A prednisona, um tipo de cortisona, tem forte efeito anti-inflamatório e é utilizada contra artrite. Drogas com efeitos hormonais, como antipsicóticos e esteroides e anticonvulsivantes também causam ganho de peso.

Aumente o consumo de água: Tenha uma garrafa e se comprometa a encher ela e beber 2 ou 3x por dia. Chás Diuréticos: Estes podem ter potencial diurético, se tomados com regularidade, como o Chá de Hibisco e o Chá de Gengibre. Evitar o consumo de alimentos muito salgados nos dias de muito inchaço.

O corticoide leva a redistribuição da gordura do corpo, ou seja, a gordura pode se acumular em locais indesejados, como no parte de trás do pescoço e ainda no rosto. Ele pode ficar “inchado”, arredondado, o que os médicos chamam de “moon face” ou “face de lua cheia”.

“É importante seguir à risca o que foi prescrito. Tratamentos desse tipo não costumam ultrapassar os 10 dias de medicação.

“Quando a retenção é leve, um ou dois dias de volta aos hábitos saudáveis podem ser suficientes para a eliminação de todo líquido.

O uso prolongado de corticoide causa retenção de líquido em nosso organismo, devido à alteração na eliminação de sódio, o que leva ao inchaço.

PARA QUE SERVE Prednisona? O medicamento é indicado para o tratamento de doenças endócrinas, que afetam as glândulas, doenças osteomusculares, que afetam ossos e músculos.

O uso do medicamento na parte da noite pode ocasionar insônia, por isso, deve ser evitado.

Conclusões. A prednisona é uma droga poderosa, muito útil no tratamento de doenças graves, como vasculites, cânceres, doença do colágeno ou situações de grande inflamação. O seu uso, entretanto, deve ser muito criterioso, principalmente se o tempo estimado de tratamento for maior do que 2 a 3 semanas.

“O uso prolongado de corticoide causa retenção de líquido em nosso organismo, devido a alteração na eliminação de sódio, o que leva ao inchaço neste paciente. Como estes medicamentos também podem causar aumento de apetite, isso pode resultar em ganho de peso indesejado”, diz Dr. Phillip.

A dexametasona é o mais potente corticoide sintético e seus efeitos colaterais incluem ganho de peso, diabetes, hipertensão, e outros comemorativos da Síndrome de Cushing, detalhada no post anterior.

Alguns hábitos ajudam a desinchar o rosto como: lavar o rosto com água gelada toda manhã, praticar exercícios físicos regularmente, beber bastante água, não consumir exageradamente alimentos enriquecidos com sódio, evitar bebidas com alto teor alcoólico e manter uma alimentação saudável.

Possíveis efeitos colaterais de tomar estes medicamentos esteróides são: Mudanças na aparência Acne. Desenvolvimento de rosto redondo / em forma de lua (às vezes chamado de "síndrome de Cushing") Ganho de peso devido ao aumento do apetite.

Além desses sintomas da síndrome, o uso prolongado de corticoides pode causar também afinamento da pele, gastrite, úlcera, problemas nos dentes, miopia, glaucoma, catarata, osteoporose, insônia, depressão, acne, hipertensão e até mesmo diabetes.

Entre as indicações para realizar o desmame (ou retirada) de corticoide, estão:

  • Quando o efeito máximo desejado da terapia foi obtido;
  • Quando não há o efeito esperado após um teste terapêutico;
  • Quando efeitos adversos importantes, como osteoporose e hipertensão, tornam-se graves ou refratários a tratamento.

Retenção de líquidos engorda? É importante esclarecermos que a retenção de líquidos não está diretamente associada à gordura corporal. São coisas diferentes. Mas, de qualquer forma, ela pode sim aumentar significativamente o seu peso na balança (algo entre 1 a 3 kg).

Para a dexametasona, esse prazo costuma girar em torno de 2-5 horas quando aplicado intravenoso.

5 passos para acabar com a retenção de líquido

  1. Beba muita água. O primeiro e principal passo para acabar com a retenção de líquido é beber bastante água. ...
  2. Tenha uma alimentação balanceada. ...
  3. Pratique exercícios físicos. ...
  4. Drenagens linfáticas podem ajudar. ...
  5. Faça a ingestão de Vitamina B6.