Quanto tempo de boxe para definir o corpo?

Perguntado por: lpereira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

Com treinos regulares de duas a três vezes na semana, é possível conseguir um resultado realmente transformador em até seis meses.

Quanto tempo para ficar com o corpo definido? Geralmente, leva algum tempo para definir e ganhar massa magra, mesmo se exercitando regularmente e adotando uma dieta equilibrada. A média é de 3 a 6 meses para alcançar um físico definido e magro.

Além de aumentar a resistência, força e o fôlego, ele melhora a saúde cardiovascular, melhorando o ritmo cardíaco para qualquer tipo de disputa. O controle da respiração também é trabalhado durante os treinamentos do boxe, assim como a parte da postura corporal, reflexo raciocínio e reflexo.

O que vai diferenciar as duas atividades é a variedade de movimentos e liberdade muita estimuladas no boxe, o que não acontece na musculação, já que está é apenas a repetição dos mesmo exercícios em todos os treinos. Portanto, se você quer um treino mais dinâmico, você pode preferir o boxe.

Considere alternar exercícios de musculação (tríceps, bíceps, peitorais, quadríceps …), com lutas simuladas no ringue de boxe para ganhar agilidade e treinar sua técnica. Seu treinador de boxe irá aconselhá-lo sobre os melhores exercícios para aperfeiçoar os movimentos, respeitando o seu ritmo de aprendizagem.

A prática do boxe exige muita força e resistência, uma vez que, durante as aulas, são feitos diversos movimentos repetitivos e o corpo está sempre em movimento. E, na Jab House, isso vai além, já que as aulas são compostas por pequenos circuitos que misturam golpes de boxe com treino funcional.

Pensa em começar a praticá-lo? É importante desenvolver um bom plano de exercícios para melhorar seu sistema muscular e cardíaco. Além disso, você também terá que aprender os fundamentos do boxe, incluindo trabalhos básicos de pé, socos de ataque e movimentos defensivos.

Em três meses de exercícios físicos aeróbicos (esteira, elíptico, bike), musculação e alimentação saudável, uma pessoa pode perceber:

  1. Emagrecimento. Geralmente, com uma reeducação alimentar e redução da ingestão diária, o emagrecimento vem sozinho. ...
  2. Fortalecimento muscular. ...
  3. Não se concentre em um lugar. ...
  4. Homem x mulher.

7 passos para ter um corpo saudável e melhorar a qualidade de...

  1. Reduzir a ingestão de sal no dia a dia. Pães, batata frita, pizza e até no molho de ketchup. ...
  2. Não pular nenhuma das refeições. ...
  3. Praticar exercícios físicos. ...
  4. Comer frutas. ...
  5. Alimentar-se adequadamente. ...
  6. Beber água. ...
  7. Dormir bem.

Boxe. Um dos preferidos nas academias, o boxe além de ser uma atividade destinada tanto para homens, está entre os que mais queima calorias durante sua prática.

As lesões músculo-esqueléticas mais comuns entre os boxeadores são as das mãos e punhos. Outras menos comuns incluem fraturas de clavículas, mandíbula, deslocamento do ombro, distenções musculares e entorses de joelho e tornozelo. Estão intimamente ligadas a erros de técnica, alongamento e aquecimento inadequados.

Exercícios como natação, hidroginástica, Pilates e alongamento são bastante recomendados para as mulheres maduras, além de continuar com as atividades aeróbicas (caminhada, corrida), musculação, sessões de ginástica (circuitos intervalados, sessões de GAP – Glúteos, Abdominal e Pernas, ou treinamento funcional).

Treino adequado
Se você quer alcançar a hipertrofia muscular, precisa se dedicar aos seus treinos de musculação, se exercitando 2 a 6 vezes na semana. Caso você treine menos do que isso, as adaptações voltam à estaca zero. Portanto, se você mantiver uma regularidade para se exercitar, mais rápido verá os resultados.

Resumindo a ópera: a resposta à questão “posso unir treinos de boxe e musculação?” é sim. Desde que não sejam focados na hipertrofia, que incluam um bom descanso entre as séries e que sejam bem planejados. Você pode até apostar em séries com descanso menor, desde que reduza as cargas.

O preço em média de um aula de boxe é de R$ 82.

Em 40 minutos de aula, é possível perder de 400 a 800 calorias. Praticando-o de 2 a 4 vezes por semana, o resultado de um corpo bem-definido já se torna aparente nos primeiros meses de prática. Além de pular corda para aquecer, no boxe, você salta, corre e trabalha os movimentos dos braços e do tronco.

— Não é preciso ter noções de boxe para participar. São ensinados golpes básicos da luta, mas o intuito da atividade é perda calórica mesmo — diz Bruno Ulguim, da Cia Athletica. Com duração de uma hora, a aula gasta, em média, de 500 calorias.

Além disso, as duas atividades físicas trabalham o corpo todo. Porém, o boxe trabalha mais a parte superior do corpo, enquanto o muay thai também fortalece os músculos inferiores.