Quanto tempo de atraso suja o nome?

Perguntado por: isouza . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.3 / 5 6 votos

Isso significa que, se a dívida estiver vencida há um dia, o consumidor já pode entrar na lista de devedores do SCPC. No entanto, na prática, as empresas normalmente esperam 30 dias ou mais para realizar a inclusão.

Para quem não consegue pagar a dívida, o nome sai automaticamente da lista de inadimplentes depois de cinco anos.

O Score sempre aumenta logo após o pagamento da dívida
O pagamento e a regularização das dívidas tendem a aumentar a pontuação, mas pode levar um tempo para que ela suba. Não há "fórmula mágica" para aumentar o Serasa Score rápido. Por isso, quanto antes você quitar dívidas, melhor para a pontuação.

Espere até 30 dias antes da inclusão
Não há um prazo mínimo para sua loja incluir um nome no SPC. A partir do momento em que a dívida existe — o u seja, se passou a data do vencimento e o devedor não honrou o compromisso —, a lei permite sua inserção no cadastro.

Negativação
Ele acontece quando uma empresa notifica a Serasa ou outro birô de crédito sobre uma falta de pagamento. Isso pode acontecer por não pagar em dia uma conta, como água, energia e telefone. Mas também pode acontecer por esquecimento da parcela de uma prestação do carro ou da geladeira.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre quando pode começar a fazer a cobrança da dívida, saiba que você pode cobrar no primeiro dia de atraso. É o seu direito cobrar já no dia seguinte depois do vencimento.

Enquanto o SCPC e o SPC possuem dados de lojistas credenciados, ou seja, pessoas que compraram bens ou serviços e acabaram inadimplentes, a Serasa possui nomes de pessoas com dívidas junto a instituições financeiras, como crédito, cheque especial e empréstimos.

Pagar o valor total da fatura atrasada será melhor que realizar o pagamento do valor mínimo. Isso, mais uma vez, por conta dos juros do rotativo. No entanto, desde 2017, o uso do rotativo começou a ser um pouco mais equilibrado.

Protesto em cartório
Após o cartão ser bloqueado, o emissor irá fazer um protesto em seu nome, ou seja, registrar uma dívida em aberto, fazendo com que você fique negativado.

Deixar de contatar o Nubank e negociar dívida pode fazer com que o cliente tenha seu nome incluído nos órgãos de proteção ao crédito, como Serasa e SPC. Isso limita suas opções de serviços financeiros, além de manchar a reputação do consumidor para outras companhias.

Consultas ao CPF do consumidor (peso na pontuação: 6%)
Mais consultas significam mais pedidos de crédito – e isso afeta a pontuação. Aliás, é aqui que muita gente pode se confundir, acreditando que a consulta do Score feita pelo próprio consumidor diminui a pontuação. Como vimos, isso não é verdade.

A pontuação de crédito da Serasa varia de 0 a 1000 pontos. Quanto maior a pontuação, menor o risco de inadimplência e, consequentemente, maior a probabilidade de obter crédito com melhores condições de pagamento.

3 dicas de como aumentar o score

  1. Negocie e pague as dívidas. Quem nunca passou por momentos de dificuldades financeiras que atire a primeira pedra. ...
  2. Atualize seus dados na Serasa. Essa é fácil. ...
  3. Pague as contas em dia.

O máximo é 5 anos, a partir do primeiro dia de atraso da dívida original e não da data da negativação.

Dívidas negativadas e contas atrasadas
Toda negativação começa com uma conta em atraso, mas nem toda conta atrasada chega a ser negativada. Isso porque o débito só é negativado quando a empresa credora pede a inclusão do consumidor no cadastro de inadimplentes.

Prazo para prescrição de dívida

  • Títulos de crédito. A prescrição acontece em 3 anos nos casos de títulos de crédito. ...
  • Contratos em geral. Dívidas de contratos de serviços, como água, luz e telefone, planos de saúde e cartão de crédito prescrevem em 5 anos, segundo o documento. ...
  • Cheque especial.

Após cinco anos a dívida “caduca”, ou seja, prescreve. Com isso ela deixa de constar como negativada na Serasa e não é considerada para o cálculo do seu Score. No entanto, dívidas com mais de 5 anos não são extintas na origem.

Pelo site do SPC Brasil
Para verificar a situação de seu nome no SPC Brasil, faça o seguinte: Visite o site do Cadastro Positivo. Acesse sua conta ou crie um acesso com seu CPF. Para o primeiro acesso, será necessário cadastrar uma senha e registrar um código de barras.

Não tenho como pagar a dívida cobrada judicialmente, e agora? A lei brasileira não prevê a liberação da obrigação do devedor em razão de não ter como pagar uma dívida. Assim, caso você não tenha como pagar a dívida judicial, terá de recorrer à negociação e parcelamento através da própria Justiça.

E o que isso significa? Significa que bancos e instituições financeiras precisam promover a cobrança de uma dívida não paga em até cinco anos, sob pena de perderem o direito de cobrá-las judicialmente, porém nada impede que o Banco realize a cobrança extrajudicialmente, afinal, a dívida continua existindo.