Quanto tempo de atraso é considerado gravidez?

Perguntado por: ocarvalho . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 17 votos

Vale esclarecer que ultrapassar a data da menstruação em poucos dias é comum, inclusive para as mulheres com menstruações regulares. Porém, a partir de 15 dias, já é considerado um atraso que necessita ser observado. Nesse sentido, a primeira suspeita para menstruação atrasada é uma possível gravidez.

Segundo a ginecologista Vanessa Marques Franco, pode-se investigar o atraso menstrual quando a paciente (somente aquelas que não costumam ter longos retardos) passa um mês sem menstruar. A partir de três ciclos sem menstruação é considerado preocupante, ok?

Até 7–9 dias de variação entre ciclos é considerada normal em adultos.

Com os testes de farmácia mais sensíveis, é possível detectar a gravidez cerca de 12 dias depois da ovulação, ou seja, alguns dias antes de o atraso menstrual acontecer. O mais garantido, porém, é fazer o exame pelo menos a partir do primeiro dia de atraso (cerca de 14 dias depois da ovulação).

Nesse momento o útero estará sofrendo profundas modificações para receber o futuro embrião em desenvolvimento. Ele está sendo preparado para abrigar o futuro bebê. O revestimento interno do útero (chamado de endométrio) torna-se espessado e ricamente vascularizado, sob a ação dos hormônios produzidos pelos ovários.

Você pode estar sentindo dor na bexiga, no intestino, em outros lugares que não são o útero, mas estão muito próximos. Esse pode ser um dos motivos de você estar com dor e não menstruar. Não é exatamente uma cólica, mas é outro tipo de desconforto e ele precisa ser investigado.

como saber se a menstruação vai descer? confira 6 sintomas

  • 1 - dor de cabeça. ...
  • 2 - mudança repentina de humor. ...
  • 3 - inchaço nos seios e retenção de líquido. ...
  • 4 - aparecimento de espinhas. ...
  • 5 - cólica e seus efeitos colaterais. ...
  • 6 - mudança na cor da secreção natural.

No teste do cotonete o que deve ser observado é a cor e a consistência da secreção, que indicará se a menstruação está próxima ou não. Dica Importante: Na hora de identificar a gravidez, utilize um teste de qualidade, com uma sensibilidade de pelo menos 10mUI.

Geralmente, o exame pode detectar a gestação após atraso menstrual de 1 a 5 dias.

Durante a gestação é comum o muco tipo hidratante. Aliás, este vem em abundância e isso é um ótimo sinal! Um tipo de muco cervical que também é possível ter na gravidez é o muco tipo catarro. Este aparece em baixa quantidade, mas é possível perceber ao se limpar com o papel higiênico após fazer xixi.

Teste de gravidez preciso
O Confira tem uma sensibilidade suficiente para detectar o hormônio HCG que indica a gravidez em qualquer horário do dia, mas recomendamos que seja feito com a primeira urina da manhã, pois ela pode conter uma concentração maior de HCG.

Existe um motivo que responde ao porquê o exame de gravidez deu negativo: os níveis de hCG (hormônio produzido pelo organismo na presença de gravidez) estão abaixo do considerável para indicar uma gestação. O hCG somente começa a elevar-se no organismo depois de oito dias após a implantação do óvulo fecundado no útero.

Você também pode estar com a menstruação atrasada ou não menstruou devido a estresse, perda de peso repentina, excesso de atividade física, excesso de peso, amamentação, proximidade da menopausa ou uso de alguns contraceptivos.

Teste Negativo Após Atraso Menstrual
Em geral um atraso de até 15 dias pode ser devido a um ciclo sem ovulação, ovulação tardia ou mesmo bebês danadinhos que levam mais tempo para a nidação.

Segundo médicos o teste é simples, onde a gestante leva apenas uma leve picada no dedo, podendo ser feitos no próprio consultório médico. O teste é realizado com apenas uma gota de sangue do dedo da gestante, que de acordo com dados, garante 91% de acerto no diagnóstico.

O corpo da mamãe
A barriguinha de grávida começa a aparecer e a arredondar-se, alterando a silhueta da gestante. Assim, a cintura fica menos definida e tem início um incremento de peso da ordem de 1 quilo a cada 4 semanas, em média. Também as mamas crescem de modo considerável e tornam-se bem mais sensíveis.

Logo no início da gestação, a mulher pode sentir cólicas muito semelhantes às da TPM e da menstruação. Porém, elas ocorrem mais abaixo do estômago ou próximas da lombar. No caso da gravidez, essas dores podem ser mais frequentes e persistirem por várias semanas, até mesmo depois do atraso menstrual.

Cólica e inchaço abdominal
Esse é um sintoma que pode ser bem comum em algumas mulheres, enquanto outros podem simplesmente não sentir com esse tempo de gestação.

Dores no pé da barriga e nas costas podem significar gravidez quando acontecerem após o atraso menstrual e após o período fértil2. Às vezes a dor pode se apresentar como uma dor fina, que parece estar de um dos lados do baixo ventre, às vezes dos dois lados. A barriga também pode apresentar um pequeno inchaço.

Então, como diferenciar cólica de gravidez e TPM? O que muitas não sabem é que a cólica no período pré-menstrual costuma ser mais intensa do que no início da gestação! Além do mais, as cólicas aparecem alguns dias antes da menstruação e dura no máximo até o final do período menstrual!