Quanto tempo de afastamento por cirurgia no ombro?

Perguntado por: izagalo . Última atualização: 27 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 8 votos

Na maioria dos casos, uma recuperação completa dura de 3 a 4 meses.

Agora, caso a lesão no ombro se torne irreversível e seja inviável o retorno do segurado para o trabalho, será possível a concessão de Aposentadoria por Invalidez.

Dessa maneira, para este grupo de pacientes e dependendo da reconstrução que fizemos, a recuperação pode ocorrer desde 1 a 2 semanas em casos mais simples até 1 a 2 meses em casos mais complexos.

Lesão na articulação acromioclavicular
Apesar da estabilidade, não é incomum encontrar pessoas com lesões nos tendões da articulação. A causa mais comum para esse problema são impactos ou traumas diretos. Os traumas ocorridos na escápula e na parte superior do ombro são os mais perigosos.

Cirurgia no ombro tempo de recuperação – Artroplastia
Mas, em relação à cirurgia no ombro tempo de recuperação, pode ser que o paciente tenha de ficar no hospital por cerca de 1 a 3 dias.

Com cerca de dois a três meses de cirurgia o paciente já consegue realizar as atividades do dia-à-dia, incluindo dirigir.

Entre eles podemos citar: infecção profunda (1-2%) re-lesão/re-ruptura do tendão (varia de 11 a 40% a depender do tipo de lesão e quantidade de tendões afetados) perda de fixação (2,5%)

O que muita gente talvez não saiba é que o auxílio doença não é concedido apenas para casos de doenças ou acidentes de trabalho. A legislação brasileira também garante ao trabalhador de carteira assinada em regime de CLT o direito a receber o auxílio doença em casos de cirurgia.

91%

O valor do Auxílio-doença corresponde a 91% do salário de benefício, ou seja, uma média simples dos salários de contribuição ou do salário dos últimos 12 meses de contribuição, o que for menor.

Assim, a indenização por danos morais é um direito do empregado que sofre com síndrome do manguito rotador por causa do trabalho.

É importante evitar movimentos bruscos, pegar peso e dirigir até a liberação médica, para não dificultar o processo de cicatrização e para que a recuperação seja rápida.

O custo desse tipo de cirurgia na rede privada varia entre R$ 7 e R$ 10 mil.

A cirurgia do manguito rotador geralmente é indicada quando o paciente permanece com dor. Logo, caso não seja feita a cirurgia quando indicada, a dor pode persistir. Além disso, em casos em que a lesão é muito grande, ela pode se tornar irreparável.

Ressonância magnética
É o exame mais detalhado para o estudo das doenças do ombro. Pela ressonância podem ser avaliadas fraturas, luxações, rupturas do manguito rotador, processos inflamatórios e artroses.

O tratamento é cirúrgico caso a área da ruptura seja maior que 50% da espessura do tendão. Se a área lesionada for menor que 50%, o tratamento é clínico, combinando reabilitação fisioterápica, medicamentos e repouso. Porém, caso a dor persista após 6 meses de tratamento convencional, é preciso operar.

O que sentimos quando o tendão do ombro se rompe? Perda de força, dificuldade para elevar o braço e dor contínua são os sintomas principais, mas podem variar um pouco caso a caso. Há duas formas de rotura do manguito rotador do ombro. Insidiosa, ou seja, devagar.