Quanto tempo cura varíola do macaco?

Perguntado por: ejaques9 . Última atualização: 5 de janeiro de 2023
4.6 / 5 13 votos

A varíola dos macacos é, na maioria das vezes, uma doença autolimitada, com sinais e sintomas que duram de duas a quatro semanas.

No caso da infecção pelo vírus da monkeypox, os sinais na pele passam por diferentes estágios: mácula (pequenas manchas), pápula (feridas pequenas semelhantes a espinhas), vesícula (pequenas bolhas), pústula (bolha com a presença de pus) e crosta (que são as cascas de cicatrização).

No Brasil, a Anvisa aprovou o uso do medicamento Tecovirimat, um antiviral que está sendo usado contra a infecção.

Segundo o médico oftalmologista, Dr. Leôncio Queiroz Neto, especialista do Instituto Penido Burnier de Campinas, as sequelas da varíola dos macacos podem oferecer danos para a saúde ocular. Os principais grupos de risco são crianças, imunossuprimidos e gestantes. “A doença já é bem conhecida pela comunidade médica.

Nos registros da literatura médica, as lesões causadas pela varíola dos macacos (monkeypox) aparecem como pápulas, marcas sólidas e pouco elevadas que frequentemente evoluem para pústulas, com pus em seu interior, ou para vesículas, bolhas repletas de líquido que, rompidas, se tornam feridas.

Os sinais e sintomas, em geral, incluem:

  1. Erupção cutânea ou lesões de pele;
  2. Adenomegalia/Linfonodos inchados (ínguas);
  3. Febre;
  4. Dores no corpo;
  5. Dor de cabeça;
  6. Calafrio;
  7. Fraqueza.

O Brasil recebeu o primeiro de lote de vacinas contra a varíola dos macacos, doença também conhecida como Monkeypox. A remessa, com 9,8 mil doses, desembarcou no Aeroporto de Guarulhos (SP) na última terça-feira (4).

“Não se deve romper essas bolhas. Elas se rompem naturalmente e formam crostas”. Assim, segundo ele, podem-se evitar infecções secundarias, já que elas estão cheias de bactérias.

Não há tratamentos específicos para a infecção pelo vírus da varíola dos macacos. Os sintomas costumam desaparecer espontaneamente, sem necessidade de tratamento. A atenção clínica deve ser otimizada ao máximo para aliviar os sintomas, manejando as complicações e prevenindo as sequelas em longo prazo.

Esses nódulos e caroços vermelhos começam então a formar bolhas, cheias de um fluido esbranquiçado parecido com pus. Essas pústulas começam então a secar e formar cascas. Por fim, as cascas irão se curar e cair. "Por isso, ela pode ser confundida com a catapora", segundo Lewis.

Até o momento, o mundo contabiliza 78,2 mil casos e 38 mortes.

As lesões da varíola dos macacos se iniciam com manchas que se elevam, formando vesículas que contêm secreção e podem ter diferentes tamanhos. Depois de um período, formam-se as crostas. Tanto o Herpes Zóster quanto a catapora são causados pelo mesmo vírus, o Varicela Zóster.

Já na varíola dos macacos, as lesões também coçam, mas evoluem para bolhas grandes em pouco tempo”, explica. Em relação às espinhas, o médico alerta que as pústulas causadas pela monkeypox tendem a aparecer em regiões onde há pouca incidência de acne, como mãos, pés, antebraços e genitais.

O mundo registra, até o momento, 41,5 mil casos de varíola dos macacos, também conhecida como monkeypox. Os diagnósticos confirmados estão distribuídos em 96 países.

Pomadas cicatrizantes mais conhecidas

  1. 1 – Hipoglós. As pomadas que contêm zinco são excelentes pomadas cicatrizantes para ferimentos como cortes e escoriações, além de serem ótimas para assaduras e irritações na pele. ...
  2. 2 – Kelo-Cote. ...
  3. 3 – Nebacetin. ...
  4. 4 – Bepantol. ...
  5. 5 – Aloe vera.

No caso das feridas, elas podem aparecer no pênis, testículos, lábios, vagina ou ânus, e podem estar também nas demais áreas. (ATENÇÃO: a imagem do caso de necrose é forte e está na parte inferior deste texto. Segundo o CDC, os sintomas da varíola dos macacos começam dentro de 3 semanas após a exposição ao vírus.