Quanto tempo BetaTrinta fica no organismo?

Perguntado por: emota8 . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

Após administração intra-articular de 0,5mL a 2mL de BetaTrinta, ocorre alívio da dor, da sensibilidade e rigidez associadas à osteoartrite e à artrite reumatoide dentro de 2 a 4 horas. A duração do alívio, que varia amplamente nas duas condições, é de 4 semanas ou mais, na maioria dos casos.

Quais os efeitos colaterais e as reações do Beta Trinta?

  • Sistema nervoso central: insônia.
  • Sistema gastrintestinal: dispepsia; aumento de apetite.
  • Organismo como um todo: aumento da incidência de infecções.

Os corticóides ajudam a retardar e interromper os processos que tornam as moléculas envolvidas na sua resposta inflamatória. Estes esteróides também reduzem a atividade do seu sistema imunológico, afetando a função das células do sangue chamadas glóbulos brancos.

Aumente o consumo de água: Tenha uma garrafa e se comprometa a encher ela e beber 2 ou 3x por dia. Chás Diuréticos: Estes podem ter potencial diurético, se tomados com regularidade, como o Chá de Hibisco e o Chá de Gengibre. Evitar o consumo de alimentos muito salgados nos dias de muito inchaço.

“Se o corticoide foi consumido em dose alta por mais de 5 dias, é preciso retirá-lo aos poucos. Pois assim, evitamos que o corpo do paciente sinta falta da cortisona”, diz ele. Entretanto, o medicamento pode demorar até 30 dias para sair totalmente do corpo após a última dose.

Este medicamento é contraindicado para pacientes que já tiveram qualquer alergia ou alguma reação incomum como hipersensibilidade ao dipropionato de betametasona, fosfato dissódico de betametasona, a outros corticoides ou a qualquer um dos componentes da fórmula.

BetaTrinta® (dipropionato de betametasona + fosfato dissódico de betametasona) está indicado para o tratamento de doenças agudas e crônicas que respondem aos corticoides. A terapia hormonal com corticosteroide é coadjuvante e não substitui a terapêutica convencional.

Este produto só poderá ser injetado por via intramuscular profunda na região glútea usando exclusivamente agulha calibre 30/7. Por se tratar de uma suspensão injetável BetaTrinta® (dipropionato de betametasona + fosfato dissódico de betametasona) deve ser aplicado por um profissional de saúde.

Pele: hematomas; reação de hipersensibilidade; acne; estrias; urticária; sudorese excessiva; rash cutâneo; hiperemia da face e pescoço após aplicação; sintomas e sinais no local de aplicação; hipertricose; hipopigmentação cutânea.

Reações raras
Manchas roxas; alergias (reações de hipersensibilidade); acne; urticária; sudorese excessiva; rash cutâneo; face e pescoço vermelhos após aplicação; sintomas e sinais no local de aplicação; aumento de pelos no corpo; clareamento da pele.

Os medicamentos injetáveis têm efeito mais rápido, já que caem quase imediatamente na corrente sanguínea, ao contrário dos comprimidos, que precisam dissolver no estômago e ser absorvidos pelo intestino delgado, para que só então caiam no sangue e façam efeito, o que leva cerca de 30 minutos.

Hoje vamos entender o que são os corticoides. Por vezes, eles podem ser muito mais nocivos que os antibióticos.

As injeções de cortisona geralmente causam um surto temporário de dor e inflamação por até 48 horas após a injeção. Depois disso, a dor e a inflamação da articulação afetada devem diminuir e podem durar várias semanas, vários meses até perdurar por anos o benefício da infiltração. MAIO 2022.

Anti-inflamatórios não-esteroides, como ibuprofeno, nimesulida e diclofenaco, agem apenas em uma dessas ramificações, e nas etapas finais. “Já os corticoides inibem o início dessa cascata de eventos. Por isso são extremamente potentes”, complementa.

Mas é o sobrepeso que mais incomoda os pacientes. Isso pois alguns chegam a ganhar 20kg durante o tratamento. “O uso prolongado de corticoide causa retenção de líquido em nosso organismo, devido a alteração na eliminação de sódio, o que leva ao inchaço neste paciente.

Mas afinal, o corticoide pode levar a um ganho de peso? A resposta é sim. Esse efeito costuma ser dose dependente e relacionado à duração do tratamento. O corticoide leva a redistribuição da gordura do corpo, ou seja, a gordura pode se acumular em locais indesejados, como no parte de trás do pescoço e ainda no rosto.

Álcool + Corticóides
O fígado demora em torno de uma hora para a metabolização de uma taça de vinho, chope ou até mesmo uma dose de destilados, por exemplo. Por isso, recomenda-se esperar, no mínimo, uma hora para cada dose de bebida alcoólica ingerida, antes de tomar qualquer tipo de medicamento.

Betametasona, para o que é indicado e para o que serve? Betametasona serve para várias doenças das glândulas; dos ossos e músculos; do colágeno; da pele; alérgicas; dos olhos; respiratórias; do sangue; em mucosas e outras doenças sensíveis ao tratamento com corticoides (substâncias usadas como anti-inflamatórios).

A insônia trazida pelo uso de corticoide, é caracterizada pela incapacidade de conciliar o sono, se tornando frequente em todo o ciclo do sono, impedindo o sono reparador. E, assim inicia a jornada insone do usuário de corticoide.

“Para desinchar o corpo e desinflamar o organismo, o primeiro passo é investir na alimentação e na hidratação. Beber bastante água vai ajudar no processo de eliminação das toxinas do corpo, assim como uma dieta com “comida de verdade”, como carnes magras, legumes, verduras e frutas”, explica a especialista.

BetaTrinta® (dipropionato de betametasona + fosfato dissódico de betametasona) é uma associação de ésteres de betametasona que produzem efeito anti-inflamatório, antialérgico a antirreumático. A ação imediata é fornecida pelo fosfato dissódico de betametasona, que é rapidamente absorvido após a administração.