Quanto tempo após o tratamento de Candida posso voltar a ter relação?

Perguntado por: ecrespo . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

O melhor a se fazer é esperar até o fim do tratamento para retomar a vida sexual. Lembre-se que o sexo também pode ferir a região que já está sensível pela infecção, causando mais incômodos para você.

O tratamento para candidíase é geralmente feito com pomadas antifúngicas tanto para homens quanto para mulheres, mas o tipo de pomada pode variar. Geralmente a aplicação deve acontecer de 2 a 3 vezes ao dia e o tratamento total pode durar até 12 dias.

Algumas mulheres acabam apresentando a candidíase de repetição ou recorrente, que é definida como 4 ou mais episódios de candidíase em um ano. A maior parte dos diagnósticos de candidíase se dá por meio do exame físico realizado pelo médico ginecologista.

O fungo é um germe oportunista que se prolifera com maior intensidade quando nosso sistema imunológico é afetado, causando assim um quadro infeccioso. Exemplo desta transmissão é a Candidíase, infecção provocada por fungos. Esta infecção pode ser transmitida através de relações sexuais em mulheres e homens.

Claro! Como nas mulheres, muitas vezes é questão de prevenção e cuidado. O homem sempre deve limpar a sua área íntima com água, um sabonete de pH neutro suave e depois secar bem a região. É fundamental evitar sexo sem proteção, se o(a) parceiro(a) pode estar com candidíase..

Tipicamente, os sintomas ocorrem antes do período menstrual e melhoram espontaneamente com a menstruação (pois o sangue alcaliniza a vagina), e a paciente pode atribuir a melhora ao uso errôneo de algum antifúngico. O fato da "candidíase" voltar todos os meses deve levantar a suspeita para esse diagnóstico!

Não é normal que a situação se repita de forma crônica. Procure um ginecologista, relate todos os sintomas, fale sobre seus hábitos de vida e a frequência com que a “candidíase” teima em aparecer. Todos os detalhes são importantes para o diagnóstico correto, além dos exames que o médico fará.

Conforme o Ministério da Saúde, apesar de não ser considerada uma doença sexualmente transmissível, a candidíase pode ser transmitida através de relações sexuais.

Pode fazer sexo durante o tratamento contra candidíase? Durante o tratamento não é indicado ter relações sexuais. “Até porque é preciso utilizar a pomada vaginal de sete a dez noites seguidas”, afirma Dania.

Na maioria dos casos, não é uma doença transmitida por outras pessoas. A candidíase masculina costuma surgir porque o sistema imunológico está enfraquecido, perdendo a capacidade de controle da proliferação da Candida que comumente vive na nossa pele.

Muitas vezes, a vaginose bacteriana é confundida com outra doença vaginal, a candidíase. Mesmo apresentando semelhanças, é importante esclarecer que são doenças diferentes.

Fluconazol para candidíase
Para candidíase vaginal ou peniana, a dose recomendada é de 150 mg em dose única. Em casos recorrentes, indica-se repetição da dose de 150 mg após 3 dias. Para candidíase oral o tratamento deve ser feito com 150 mg por dia por 7 a 14 dias.

Neste período, é bom vocês usarem camisinha para evitar que seu par fique com fungo e repasse a você. Como está com aquela região sensível, poderá ter dificuldade de se excitar e de se lubrificar. Por isso, recorra ao lubrificante.

1. Clotrimazol. A pomada para candidíase Clotrimazol possui ação antifúngica e serve para inibir a proliferação da Candida albicans. Isso contribui para o alívio dos sintomas causados pela doença, como coceira, vermelhidão e corrimento na região genital.

Quantos dias cura candidíase masculina? Se a sua candidíase no pênis é tratada precocemente e responde bem à medicação antifúngica, ela pode desaparecer dentro de uma semana. Se você é sexualmente ativo, sua parceira ou parceiro também deve receber o tratamento para candidíase para evitar a reinfecção.