Quanto tempo demora para vir a menstruação após o parto?

Perguntado por: iinfante2 . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

Quando é que aparece a primeira menstruação após o parto? É difícil dar uma resposta clara porque a resposta depende de vários fatores. A primeira menstruação após o parto é irregular. Costuma aparecer entre 4 e 8 semanas após o parto.

Deve-se observar náuseas e vômitos, dor e inchaço nas mamas e o aumento de volume abdominal. Por isso, algumas gestações nesta fase são percebidas um pouco mais tardias, mas nada impede de fazer um bom acompanhamento pré-natal.

Melhores métodos anticoncepcionais durante a amamentação

  1. Implante subcutâneo de etonogestrel — Implanon®
  2. Anel vaginal de etonogestrel — Implanon®
  3. Injeção intramuscular de Acetato de Medroxiprogesterona — Depo Provera® 150 mg.
  4. Minipílula.
  5. Pílula do dia seguinte.

Outro sintoma comum é a presença de um líquido vaginal espesso e transparente, como clara de ovo, chamado muco cervical. Sensibilidade na vulva e nas mamas pode ser outro sinal de que a mulher está ovulando, assim como um aumento discreto na temperatura basal depois da ovulação.

A primeira ovulação nas mulheres que não amamentam ocorre entre 6 e 8 semanas após o nascimento do bebê. Nas mulheres que amamentam isso pode acontecer depois de 6 a 8 meses. Esse é um momento de mudanças físicas, fisiológicas e psíquicas.

A saída de líquido branco dos seios pode ser considerada uma situação normal quando a mulher está no início da gestação - às vezes sem nem saber que está grávida - ou então, após o período de amamentação. Isso se deve devido à regulação hormonal oscilante nestes períodos.

Costuma aparecer entre 4 e 8 semanas após o parto. No entanto, se estiveres a amamentar, provavelmente só terás o período quando deixares de dar peito ao teu bebé.

náuseas e vómitos; – dor, edema e empastamento nas pernas (pernas duras); – dor no peito e tosse. Caso desenvolva algum destes sinais ou sintomas, consulte o seu médico.

Para contracepção de emergência, a pílula do dia seguinte constituída de levonorgestrel é permitida, pois este é um progestágeno que não interfere no aleitamento. Já aquelas que contêm estrógeno representam um risco, pois podem influir na produção do leite.

O Ministério da Saúde recomenda que a mulher aguarde cerca de 40 dias para ter a primeira relação sexual após o parto, tempo necessário para o organismo se recuperar.

Pesquisas mostram que o esperma vivo pode vazar para o fluido pré-ejaculatório nos homens. Um estudo constatou a presença de esperma no fluido pré-ejaculatório de 16,7% dos homens saudáveis1.

Não há como amenizar: a loquiação dura muito tempo. Quatro a seis semanas de sangramento e corrimento após o parto é comum. Nos primeiros dias, você pode esperar um sangue vermelho vivo ou escuro e alguns pequenos coágulos.

Durante a amamentação, a prolactina pode interferir na regularidade da ovulação, então, pode ser mais difícil engravidar, mas não significa que a mulher não engravide durante o puerpério. Por isso as relações sexuais devem acontecer com proteção porque ela pode engravidar de novo, sim.

11. Em quanto tempo o útero volta ao normal? De modo geral, 6 semanas é tempo suficiente para que o útero volte ao tamanho e peso normais. No primeiro dia pós-parto ele já se encontra na cicatriz umbilical e após 10 dias ele está na sínfise púbica ( ao nível do osso púbico, logo acima dos pelos pubianos).

Entre 45 e 60 dias, o corpo da mulher passa por transformações para retomar ao seu estado anterior, antes das transformações causadas pela gestação. Esse tempo pode ser mais longo em mulheres que amamentam por um período maior.

Quais são os sintomas da infecção uterina pós-parto?

  1. Dor na parte inferior do abdômen.
  2. Febre e calafrios.
  3. Uma sensação de mal-estar geral.
  4. Secreção vaginal com odor fétido.