Quanto tempo após a relação o teste dá positivo?

Perguntado por: epimenta . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 5 votos

Na maioria dos casos, é possível detectar os níveis de hCG de 7 a 12 dias após a implantação bem-sucedida de um óvulo. Como o Flo pode ajudar você?

Cerca de 12 a 14 dias após a concepção, um teste de urina deve ser capaz de detectar os níveis do hormônio gonadotrofina coriônica humana (hCG).

O hCG começa a aparecer em pequenas quantidades na urina cerca de sete a nove dias após a ovulação. Um estudo mostrou uma concentração média de 4 mUI/mL no nono dia e 12 mUI/mL no décimo dia, o que demonstra o rápido aumento que ocorre no início da gravidez.

Em geral, recomenda-se fazer o teste somente após a menstruação ter atrasado, pois é mais ou menos nessa época que os níveis de beta hCG tornam-se altos o suficiente para serem detectados através da urina. Quando o teste é feito antes do atraso menstrual, ele pode dar um falso-negativo.

Um teste de gravidez, que detecta a presença do hormônio hCG, é a única maneira de saber com certeza se você está grávida ou não.

Dessa forma, a semana 1 começa com o 1º dia da sua última menstruação – mesmo você não estando grávida.

Primeira semana de gravidez: sintomas, cuidados e o feto

  • Pequeno escape de sangramento devido a nidação (implantação do embrião no útero);
  • Inchaço;
  • Sono;
  • Enjoo;
  • Início da sensibilidade nos seios.

É possível estar grávida e obter um resultado de teste de gravidez negativo? Sim, é possível. Um resultado negativo não significa que você não está grávida. Ele pode significar que os níveis de hCG não são altos o suficiente para que o teste detecte o hormônio na urina.

A partir do momento em que o exame de gravidez deu negativo, as mulheres tomam o resultado como definitivo. Contudo, tanto os testes de farmácia quanto o exame de sangue para detectar gravidez podem resultar em um falso negativo, caso o período em que tenham sido realizados não tenha sido o mais correto.

Um dos questionamentos mais comuns é se há a possibilidade de ocorrerem sintomas antes do atraso da menstruação – já que esse é o sinal mais característico em uma gestação. O fato é que, sim, é possível sentir, por exemplo, dores e maior sensibilidade nas mamas, náuseas, enjoos, sonolência, entre outros.

O teste de gravidez de farmácia é menos sensível do que o de sangue. Portanto, para que produza um resultado confiável, o indicado é realizá-lo com a primeira urina da manhã, já que esta possui maior concentração do hormônio HCG (caso este esteja presente no organismo).

Em geral, os valores do hCG comportam-se da seguinte maneira ao longo das semanas de gravidez: Mulheres não grávidas ou com menos de 3 semanas de gravidez: menor que 5 mIU/ml. 3 semanas de gravidez: entre 5 e 50 mIU/ml. 4 semanas de gravidez: entre 5 e 426 mIU/ml.

Com pelo menos 1 dia de atraso na menstruação, ou seja, cerca de 15 dias após a ovulação, é um prazo mais garantido para fazer o teste de gravidez e ter um resultado confiável.

Os testes de gravidez apontam resultado positivo quando identificam o aparecimento do HCG na urina ou no sangue de uma mulher. O que acontece é que, em alguns casos, esse hormônio está sendo produzido sem que a mulher esteja grávida, daí o nome falso positivo2.

Se o resultado do teste for “Grávida”, o resultado numérico “1-2”, “2-3” ou “3+” também será exibido indicando que a concepção ocorreu de 1 a 2 semanas atrás, de 2 a 3 três semanas atrás ou há mais de 3 semanas.

Os mais confiáveis são o exame de sangue feito em laboratório e o exame de urina, que se compra na farmácia. Os testes de farmácia possuem algumas diferenças entre si. Se você quer apenas verificar se está grávida ou não, o teste de tira é o suficiente. Ele mostra o resultado sem erro na maioria dos casos.

Então, ao ser detectada pelo teste de farmácia, existe uma grande chance de que você esteja realmente grávida. Os fabricantes de testes de farmácias atribuem uma eficácia de 95% a 99% aos seus dispositivos, desde que sejam realizados conforme instruções que acompanham os produtos.